Chá de capim-limão para a dor de cabeça e as enxaquecas

02 Setembro, 2020
Beber muita água é uma das medidas mais simples que geralmente são recomendadas para quem sofre de dor de cabeça, pois a hidratação contribui para o alívio. Portanto, propostas como o chá que vamos apresentar podem ser consideradas opções saudáveis.
 

O chá de capim-limão é um remédio natural que a sabedoria popular propõe para reduzir as dores de cabeça relacionadas à tensão. Portanto, muitas pessoas foram encorajadas a experimentá-lo quando sofrem com esse desconforto.

A razão pela qual uma bebida é proposta para esse tipo de dor é porque o consumo de líquidos em abundância contribui para o alívio. Em outras palavras, quanto mais hidratado você estiver, é mais provável que o alívio chegue logo.

É muito interessante saber que, segundo um estudo realizado na Universidade de Griffith, na Austrália, o chá de capim-limão é muito bom para aliviar a dor de cabeça de alta intensidade, pois a bebida concentraria alguns compostos da planta, que agiriam como anti-inflamatórios naturais.

Vamos ver mais sobre esse estudo e sua relação com a referida bebida abaixo.

O chá de capim-limão é uma bebida saudável

A planta Cymbopogon, comumente chamada de capim-limão, também é conhecida como capim-santo ou capim-cidreira, entre outras denominações.

Tem um aroma muito agradável, quase cítrico, como era de se esperar pelo seu nome. Com ela, é possível preparar uma bebida hidratante que pode ser reconfortante em caso de certos desconfortos.

 

Os aborígenes australianos já usavam o chá de capim-limão há muitos anos para aliviar alguns incômodos, entre eles as dores de cabeça. Tamanha era sua popularidade que diversas equipes de pesquisa de várias universidades australianas decidiram investigar mais a respeito para comprovar se seus benefícios eram realmente verdadeiros.

Descubra 10 causas da enxaqueca

A pesquisa foi dirigida pelo professor Lyn Griffiths, o Dr. Darren Grice e o Dr. Kelly Rogers. Em seguida, apresentamos suas conclusões:

O capim-limão em caso de enxaquecas

As dores de cabeça e enxaquecas originam um tipo de atividade anormal em nosso cérebro. Por exemplo, alteração nos níveis de serotonina, hormônio que regula o funcionamento das plaquetas.

Assim, se houver um excesso de plaquetas por causa da alteração da serotonina, aumenta o risco da formação de coágulos, o que ameaça a correta oxigenação do cérebro. Se a irrigação cerebral for comprometida, podemos sofrer de acidentes vasculares cerebrais.

 

O chá de capim-limão ajudaria a regular o funcionamento das plaquetas, evitando que se acumulem, porque, além disso, influencia o controle da liberação de serotonina.

A serotonina também regula o humor, o apetite, o sono, a contração muscular e algumas das funções cognitivas, incluindo a memória. Assim, considera-se que, ao beber chá de capim-limão, esses benefícios podem ser obtidos.

Como preparar o chá de capim-limão para aliviar a dor de cabeça

O capim-limão pode ser encontrado pronto para a infusão em várias lojas de produtos naturais. Costuma ser vendido seco, a granel, embora também se possa usar a planta ao natural. Nesse caso, será necessário um ramo, que vamos cortar em vários pedaços para preparar o chá.

Ingredientes

  • 1 copo de água (250 ml).
  • 1 colher de sopa de capim-limão em forma seca (10 g) (ou um ramo da planta).
  • Opcional: 1 colher de chá de mel (7,5 g).

Conheça os benefícios de beber água morna com limão todos os dias

Modo de preparo com a planta seca

  • Coloque água para ferver.
  • Quando entrar em ebulição, coloque a planta seca, retire do fogo e deixe descansar por cerca de 10 a 15 minutos.
  • Por fim, use um coador no momento de transferir o chá para sua xícara e, assim, você eliminará os restos de folhas.

Modo de preparo com a planta ao natural

  • Coloque água para ferver.
  • Quando entrar em ebulição, coloque o ramo da planta e deixe cozinhar por 20 minutos.
  • Depois, desligue o fogo e deixe descansar até que esteja morna.
  • Coe o chá em sua xícara favorita e beba com moderação.
 

E se a dor de cabeça for muito intensa?

Diante de uma forte dor de cabeça, o mais recomendável é seguir as instruções do médico, pois será essencial determinar a causa antes de começar a tomar qualquer tipo de medida. Deixar de fazer isso pode agravar o desconforto e, assim, aumentar o risco de sofrer outros incômodos.

Os remédios naturais nunca devem substituir a opinião de um profissional da saúde, nem seus tratamentos. Se você quiser recorrer a algum deles, o ideal é sempre consultar um profissional.

 
  • Godia, E. C. (2011). Cefalea tensional. Medicine. https://doi.org/10.1016/S0304-5412(11)70002-6
  • Sevillano-García, M. D., Manso-Calderón, R., & Cacabelos-Pérez, P. (2007). Comorbilidad en la migraña: Depresión, ansiedad, estrés y trastornos del sueño. Revista de Neurologia.