10 causas de uma dor abdominal no lado direito

A dor abdominal no lado direito pode aparecer por várias causas. É importante ir ao médico para que problemas graves sejam descartados. Nesse artigo apresentamos as possíveis causas dessa dor particular.

A dor abdominal no lado direito pode ocorrer por diversos motivos, estar relacionada à problemas renais, de apêndice, de pâncreas, mas também pode se tratar de um problema ósseo na área das costelas e dos quadris. O mais importante é ir ao médico para que ele faça um exame e descarte qualquer problema mais grave.

A dor abdominal no lado direito é um dos transtornos mais tratados em urgências. Ela pode ser acompanhada de outros sintomas, como:

Possíveis causas de dor abdominal no lado direito

1. Traumatismos ósseos

Mulher com dor abdominal no lado direito

O traumatismo na área da caixa torácica e das costelas é uma das principais causas dessa dor. As pancadas nessa área são muito dolorosas devido à expansão da caixa torácica na respiração. O tratamento da dor nessa área é lento.

2. Pneumonia

É uma possível causa, embora seja mais rara. A dor é aguda e penetrante e piora ao respirar fundo ou ao tossir. Essa doença vem acompanhada de sintomas como: tosse, mucosidade amarela, febre, calafrios e dificuldade respiratória.

3. Vesícula

Dor na região da vesícula

A dor abdominal no lado direito pode ser um problema de vesícula, como cálculos biliares. Um paciente com cálculos apresenta em sua pele uma cor amarelada e febre, além de dor na parte superior direita ou no meio do abdômen.

4. Gases

Deriva da má digestão, ou também pode estar relacionado à prisão de ventre. É uma das causas mais comuns.

5. Apendicite

Apendicite

É uma inflamação do apêndice, a causa mais comum da dor na parte inferior direita do abdômen. Pode se manifestar em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum entre pessoas de 10 a 30 anos.

Os sintomas podem começar com uma dor de barriga no centro ou na parte superior do abdômen, e logo se espalhar para a área inferior do lado direito. Ao exercer pressão e retirar a mão, nota-se uma dor aguda.

Pode-se sentir náuseas, vômitos, falta de apetite, diarreia. Nesse caso, é preciso ir urgentemente à emergência.

6. Pancreatite

O pâncreas encontra-se debaixo do fígado e atrás do estômago. As doenças do pâncreas, como o câncer de pâncreas e a pancreatite, podem causar dor na parte superior direita.

7. Hérnia abdominal

Dor abdominal

A operações de hérnia abdominal são frequentes e servem para evitar que a mesma evolua para uma hérnia estrangulada. De acordo com sua posição, a hérnia pode causar dor abdominal no lado direito, causando dor ao tocar a área afetada. Pode provocar náuseas ou vômitos com frequência.

8. Problemas nos rins

A infecção na bexiga ou em qualquer parte do aparelho urinário pode estender-se aos rins e causar inflamação e dor. Caracteriza-se por uma dor abdominal na parte direita inferior do abdômen, que logo pode se estender até as costas.

9. Cólon

Mulher sentindo dor no abdômen

O cólon ascendente localiza-se do lado direito do abdômen, é a parte final do trato digestivo. É provável que cause dor devido a alguma inflamação no intestino, como colite ulcerosa, síndrome do cólon irritável, ou a doença de Crohn.

10. Cistos no ovário

Os cistos são estruturas pequenas que podem ser encontradas na superfície ou dentro de um ovário. Se são grandes ou se rompem, podem causar dor.

Lembre-se de não minimizar qualquer mal-estar. Diante de qualquer sintoma, vá ao médico para que ele determine o tratamento a seguir.

Cuidar-se e estar saudável é sua responsabilidade!

Diagnóstico

Ao fazer o diagnóstico, os médicos verificam 3 coisas para saber a origem das dores:

  • Desde quando você sente a dor.
  • Que sintomas a acompanham.
  • A que o paciente atribui a dor.
  • Se a dor for nas costelas, é necessário saber se há tosse, febre, se o paciente sente falta de ar ao respirar, ou se há lesões na pele.
  • O paciente pode aplicar compressas de calor. Se o incômodo for de pouca intensidade, na maioria dos casos vai melhorar sozinho.
  • As dores na parte inferior do estômago no lado direito podem estar relacionadas a alergias ou inflamações dos intestinos.
  • Na hora de tratar estes problemas físicos, tudo depende das causas que os provocam.
  • Se o problema é por um espasmo muscular, o melhor seria o repouso e a fisioterapia.
  • No caso das infecções renais pode-se receitar antibióticos, e em casos como a apendicite, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.

O mais importante é que frente a qualquer dúvida ou mal-estar, você consulte um médico para sua tranquilidade e diagnóstico.

Recomendados para você