10 causas de uma dor abdominal no lado direito

16 Novembro, 2020
Você sabia que diferentes problemas de saúde podem se esconder por trás da dor do lado direito do abdômen? De qualquer forma, o principal é evitar a automedicação e ir ao médico para realizar uma avaliação geral.

A dor abdominal no lado direito é um sintoma que pode aparecer devido a diferentes causas. Embora algumas dessas causas não envolvam nada sério, outras podem exigir atenção médica imediata. Portanto, é importante consultar um médico para poder ter um diagnóstico preciso.

Não ignore que nessa região do corpo existem órgãos vitais envolvidos na digestão ou na função urinária. Portanto, não se deve excluir que a dor possa estar relacionada a alguma alteração nesses órgãos. De qualquer forma, se a dor se fizer presente, você deverá estar alerta para outros sintomas, como febre, diarreia ou dor intensa e prolongada.

Nesse caso, é preciso procurar ajuda profissional o mais rápido possível. Por nenhuma razão você deve se automedicar ou tentar terapias que não sejam endossadas pelo médico. Fazer isso pode piorar o problema. Quais são as causas mais frequentes dessa condição médica?

Possíveis causas da dor abdominal no lado direito

Segundo informações publicadas na American Academy of Family Physicians, a dor abdominal pode representar um amplo espectro de condições, variando de doenças benignas a emergências cirúrgicas. Nesse sentido, e de acordo com essa mesma entidade, a localização da dor é um ponto de partida útil para orientar uma avaliação mais aprofundada.

Considerando o exposto, é preciso ter em mente que a dor abdominal no lado direito pode envolver diferentes problemas associados aos órgãos dessa região. Portanto, uma vez que a dor é avaliada, o médico deve sugerir exames de diagnóstico adicionais. Vamos falar mais sobre o assunto a seguir.

1. Traumatismos ósseos

Mulher com dor abdominal no lado direito

O traumatismo na área da caixa torácica e das costelas é uma das principais causas dessa dor. As pancadas nessa área são muito dolorosas devido à expansão da caixa torácica na respiração. O tratamento da dor nessa área é lento.

2. Pneumonia

É uma possível causa, embora seja menos comum. A dor é aguda e penetrante e piora ao respirar fundo ou ao tossir. Essa doença vem acompanhada de sintomas como: tosse, mucosidade amarela, febre, calafrios e dificuldade respiratória.

3. Vesícula

De acordo com as informações publicadas pela Clínica Mayo, a dor abdominal no lado direito pode ser causada por problemas na vesícula biliar, como os cálculos biliares. Um paciente com pedras nos rins apresenta amarelamento da pele e febre. Além disso, geralmente há dor no abdômen superior direito ou médio.

Leia também: Como deve ser a dieta de quem tem pedras na vesícula

4. Gases

Ocasionalmente, os gases são a causa da dor. Isso acontece porque a digestão não foi feita corretamente ou por causa da prisão de ventre. De acordo com um artigo publicado na Clínica Mayo, a dor causada pelos gases tende a ocorrer quando o gás fica preso ou não se move bem através do sistema digestivo.

5. Apendicite

A apendicite é uma inflamação do apêndice e costuma ser uma das causas mais comuns de dor na parte inferior direita do abdômen, conforme destacado em uma publicação no National Center for Biotechnology Information.

Pode se manifestar em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum entre pessoas de 10 a 30 anos. Os sintomas podem começar com uma dor de barriga no centro ou na parte superior do abdômen, que logo se espalham para a área inferior do lado direito. Ao exercer pressão e retirar a mão, nota-se uma dor aguda.

Quando se sofre de apendicite, pode-se sentir náuseas, vômitos, falta de apetite e diarreia. Nesse caso, é preciso ir rapidamente à emergência de um hospital.

6. Pancreatite

Pancreatite

O pâncreas se encontra debaixo do fígado e atrás do estômago. As doenças do pâncreas, como o câncer de pâncreas e a pancreatite, podem causar dor na parte superior direita.

7. Hérnia abdominal

A operações de hérnia abdominal são frequentes e servem para evitar sua evolução  para uma hérnia estrangulada. De acordo com a sua posição, a hérnia pode causar dor abdominal no lado direito, produzindo dor ao tocar a área afetada. Pode provocar náuseas ou vômitos com frequência.

8. Problemas nos rins

A infecção na bexiga ou em qualquer parte do aparelho urinário pode se estender aos rins e causar inflamação e dor. Caracteriza-se por uma dor abdominal na parte direita inferior do abdômen, que logo pode se estender até as costas.

9. Cólon

O cólon ascendente localiza-se do lado direito do abdômen, sendo a parte final do trato digestivo. É provável que cause dor devido a alguma inflamação no intestino, como a colite, a síndrome do cólon irritável ou a doença de Crohn.

10. Cistos no ovário

Os cistos são pequenas estruturas que podem ser encontradas na superfície ou no interior de um ovário. Embora em sua maioria sejam benignos, podem causar dor quando seu tamanho aumenta ou eles se rompem.

Diagnóstico da dor abdominal no lado direito

Dor abdominal

Como acabamos de ver, existem muitas causas possíveis para explicar a dor abdominal no lado direito do corpo. Por esse motivo, em vez de tentar adivinhar, é essencial consultar o médico. De acordo com informações publicadas no International Journal of General Medicine, o diagnóstico deve considerar:

  • Desde quando você sente a dor.
  • Quais sintomas a acompanham.
  • Localização da dor.
  • Duração, progressão e progressão da dor.
  • Se a dor for nas costelas, é necessário saber se há tosse, febre, se o paciente sente falta de ar ao respirar ou se há lesões na pele.
  • Histórico médico e cirúrgico do paciente.

Da mesma forma, esse mesmo estudo indica que podem ser necessários exames como:

  • Inspeção, ausculta e percussão.
  • Exames de irritação peritoneal.
  • Exame retal.
  • Técnicas especiais de exploração abdominal.

Por razões óbvias, o tratamento para tratar essa condição médica dependerá em grande medida da causa identificada. Embora alguns possam ser resolvidos com mudanças no estilo de vida, outros podem exigir medicação ou cirurgia.

  • Cartwright, S. L., & Knudson, M. P. (2008, April 1). Evaluation of acute abdominal pain in adults. American Family Physician.
  • Villegas, Marina Manotas, M., Agudelo, Bertha Ines, M., & Vasquez, Catalina, M. (2000). Neumonía adquirida. Asociacion Espanola de Pediatria, 16–27. https://doi.org/2145-4590
  • Renal, F. (2010). Fisiologia Renal. In Fundamentos da Circulação Extracorpórea(pp. 99–113). https://doi.org/10.1016/j.quaint.2012.05.025
  • Cuervo, J. L. (2014). Apendicitis Aguda. Rev. Hosp. Niños252, 15–31. https://doi.org/www.center.salud.gob.mx/interior/gpc.html
  • Bruno, M. J. (2005, January). Chronic pancreatitis. Gastrointestinal Endoscopy Clinics of North America. https://doi.org/10.1016/j.giec.2004.07.008
  • García Marín, A., Sánchez Rodríguez, T., Camarero Mulas, C., & Turégano Fuentes, F. (2011). Dolor abdominal. Abdomen agudo. Medicine10(90), 6069–6077. https://doi.org/10.1016/S0304-5412(11)70224-4
  • Dewar MJ, Chin JL. Chronic renal pain: An approach to investigation and management. Can Urol Assoc J. 2018;12(6 Suppl 3):S167–S170. doi:10.5489/cuaj.5327
  • Wilcox CM, Yadav D, Ye T, et al. Chronic pancreatitis pain pattern and severity are independent of abdominal imaging findings. Clin Gastroenterol Hepatol. 2015;13(3):552–e29. doi:10.1016/j.cgh.2014.10.015