Causas de um nível alto de ácido úrico

28 Novembro, 2019
Um nível alto de ácido úrico no sangue indica que os rins não conseguem eliminá-lo, e isso pode levar a alguns inconvenientes. Quais são as causas?
 

O excesso de ácido úrico no sangue é chamado hiperuricemia, de acordo com esta pesquisa realizada pelo Hospital Universitário de Burgos. Para manter os valores normais, certos alimentos dietéticos, ricos em purinas, devem ser reduzidosO excesso é eliminado com a urina ou passa para o intestino. Caso contrário, ele se acumula nas articulações formando cristais.

Níveis elevados de ácido úrico podem ter efeitos negativos na saúde; portanto, é importante ter os valores corretos ou reduzi-los se estiverem acima do recomendado.

Causas de um nível alto de ácido úrico

A gota geralmente é mais frequente em homens do que em mulheres, de acordo com as informações obtidas pela Clínica Mayo. A doença geralmente ocorre durante a idade média da vida, é incomum antes dos 30 anos e apresenta um fator crescente com a idade.

Um terço do ácido úrico que existe no corpo humano vem de alimentos e bebidas ricas em purinas. As outras duas partes são geradas pelo próprio corpo naturalmente, portanto, é importante conhecer as causas de um alto nível de ácido úrico.

1. Alimentação inadequada

Carne vermelha

Geralmente não é a única causa, mas é um fator muito importante para o controle e evolução desta doença. A ingestão de alimentos muito ricos em purinas, como: carne vermelha, miudezas, peixe, salsichas, hambúrgueres, produz um aumento nos níveis de ácido úrico, de acordo com esta pesquisa realizada pela Universidade de Glasgow. O consumo excessivo de sal não favorece a eliminação dessas substâncias.

 

Leia também: Alergia, intolerância, aversão e intoxicação alimentar

2. Açúcar refinado

Açúcar refinado aumenta os níveis de ácido úrico

Comer muitos alimentos ricos em açúcar: guloseimas, açúcar refinado, doces, refrigerantes açucarados, sucos de frutas industriais, chocolates.

Alimentos ricos em sacarose e frutose podem aumentar os níveis de ácido úrico, de acordo com esta pesquisa realizada pela Universidade de San Sebastián (Chile), uma vez que estão intimamente relacionados ao gene SLC2A9 (que codifica o transportador de glicose e frutose GLUT9), assim, é aconselhável evitá-los. Faça uma dieta baseada em frutas e legumes.

3. Consumo de álcool

Bebidas alcoólicas

A ingestão de bebidas alcoólicas causa problemas metabólicos hepáticos do ácido úrico, fazendo com que o álcool se acumule no corpo e aumente seus níveis, conforme afirmado no estudo anterior do Hospital Universitário de Burgos.

 

Não deixe de ler: Qual vinho é mais saudável, o caro ou o econômico?

4. Medicamentos diuréticos

Esses medicamentos aumentam a produção de urina para ajudar a controlar a pressão alta. Os rins eliminam mais líquidos, aumentando o risco de acúmulo de ácido úrico devido à menor capacidade dos rins de eliminá-lo. Isto é afirmado neste estudo do Centro Médico Nacional Siglo XXI, da Cidade do México.

5. Sobrepeso e obesidade

Mulher medindo abdômen

O sobrepeso influencia o risco de desenvolver gota, de acordo com este estudo da Universidade Médica «Mariana Grajales Coello» (Cuba), que é uma doença que aparece quando os cristais de ácido úrico se acumulam nas articulações. A obesidade aumenta a produção desse metabólito no corpo e o elimina mais lentamente.

Recomendações de dieta e alimentação

Se a hiperuricemia é leve, pode ser facilmente tratada através de mudanças na dieta. Alimentos com alto teor de fibras reduzem os níveis sanguíneos e favorecem a absorção de ácido úrico no intestino. Este estudo realizado pela Universidade de Liubliana confirma-os como um elemento indispensável para aliviar a gota.

Alimentos que contêm muita fibra

 
  • Aveia
  • Espinafre
  • Brócolis
  • Cereais integrais

Evitar alimentos como

  • Gorduras trans
  • Açúcar
  • Álcool
  • As gorduras aumentam os triglicerídeos, que se depositam nas artérias, o que pode causar um infarto.
  • Os doces e pães têm um alto teor de gorduras saturadas, e também não são recomendáveis.

Outros conselhos

Cuide da hidratação: É importante aumentar a ingestão de líquidos, especialmente de água, para promover a eliminação do ácido úrico pela urina. Este estudo da Universidade de Navarra confirma isso.

  • Evite abusar do sal para evitar a retenção de líquidos.
  • Faça uma dieta baseada em frutas e legumes.
  • Reduza o consumo de carne vermelha e embutidos.
  • Evite o consumo de álcool.
  • Praticar exercícios físicos regulares traz benefícios à saúde e evita problemas nas articulações. Isto é afirmado neste estudo da Universidade de Alméria (Espanha).
  • Mantenha seu peso estável para evitar sobrepeso ou obesidade.
  • Adicione infusões de chá a sua dieta.
 
  • Harris, M. D., Siegel, L. B., & Alloway, J. A. (1999). Gout and hyperuricemia. American Family Physician. http://doi.org/10.1177/089719009901200406
  • Villegas, R., Xiang, Y. B., Elasy, T., Xu, W. H., Cai, H., Cai, Q., … Shu, X. O. (2012). Purine-rich foods, protein intake, and the prevalence of hyperuricemia: The Shanghai Men’s Health Study. Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases. http://doi.org/10.1016/j.numecd.2010.07.012
  • Bomback, A. S., Derebail, V. K., Shoham, D. A., Anderson, C. A., Steffen, L. M., Rosamond, W. D., & Kshirsagar, A. V. (2010). Sugar-sweetened soda consumption, hyperuricemia, and kidney disease. Kidney International. http://doi.org/10.1038/ki.2009.500