Logo image
Logo image

Quais são as causas das dores no quadril?

4 minutos
Quando a dor for muito aguda, recomenda-se ficar em repouso. Quando a inflamação for curada, podemos fazer exercícios leves e massagens na região afetada.
Quais são as causas das dores no quadril?
Última atualização: 19 março, 2019

As dores no quadril são algo muito comum entre as mulheres. Elas às vezes sentem uma sensação estranha de peso ou uma pontada desagradável que as impedem de andar com normalidade. São dores que podem se estender até o ventre e que incomodam para dormir.

As causas são muitas e variadas, e às vezes estão relacionadas à menstruação, outras a problemas musculoesqueléticos ou a fatores que muitas vezes não têm uma gravidade muito acentuada, mas que causam um incomodo, podendo dificultar as atividades diárias.

Veja a seguir as causas e soluções para aliviar as dores no quadril, não esquecendo, como sempre, da importância de procurar um médico para descartar qualquer doença grave associada e começar um tratamento adequado.

As causas das dores no quadril

Em primeiro lugar, temos que ter em mente que os quadris são as articulações que suportam parte do nosso corpo, nos permitindo andar, agachar, sentar ou girar sobre nós mesmos.

Às vezes, a dor pode ser pontual e, em outras ocasiões, contínua, ou até mesmo ser causada por problemas nos ossos ou nos ligamentos, nos nervos ou nos vasos sanguíneos. São aspectos que nosso médico terá que levar em conta para indicar um tratamento adequado.

Some figure

Bursite no quadril

A bursa é um saco fechado, cheio de fluido e que ajuda a reduzir o atrito entre os tecidos no interior do quadril. Se algumas destas bolsas inflamarem, poderão causar rigidez e dor nas articulações.

Esse efeito é muito notado na hora de dormir; a dor é muito forte de um ou dos dois lados (se for assim, temos ambos os lados inflamados). Além disso, a pessoa terá dificuldades em caminhar ou subir escadas, e até mesmo para sentar em superfícies duras.

Remédios

É bom consumir cenouras (contém betacarotenos), frutas cítricas, tomates e todas as verduras que contenham vitamina A e B.

Durante as fases de dor muito aguda, é necessário repousar para que amenize a inflamação. Mais tarde, quando a dor já estiver mais amena, faça pequenos exercícios, como subir escadas aos poucos e dar pequenos passeios de 10 minutos.

As massagens no quadril também são muito benéficas, passando as mãos ao longo do local e o comprimindo.

É importante manter quente a zona afetada no período da noite, usando uma bolsa de água aquecida. Isso deve aliviar bastante.

Polimialgia reumática

É um mal que afeta todas as articulações do quadril, sendo mais perceptível ao caminhar. Sentimos uma rigidez articular e, dia após dia, o sofrimento aumenta. É um problema que aparece principalmente em pessoas idosas; elas se sentem cansadas, perdem peso e ficam desanimadas.

Leia também: Gengibre e cúrcuma, a bebida medicinal para as articulações

Remédios

Nestes casos, é conveniente procurar o médico para que ele realize um tratamento adequado. No entanto, em casa, podemos seguir simples orientações, como praticar natação, aplicar compressas quentes e frias (o impacto frio/quente vai reativar essas áreas e aliviar a dor). As massagens também são muito adequadas, assim como o consumo de todas as plantas que possuem propriedades anti-inflamatórias:

  • Tônicos externos como lavanda, o óleo de salgueiro ou de eucalipto, a água de alecrim…
  • O Harpagófito é um anti-inflamatório muito eficiente, vendido em cápsulas e em lojas de produtos naturais (não tomar por mais de dois dias).
  • Infusão de tisana, salsa e urtiga; excelentes para aliviar as dores no quadril e tratar o reumatismo.

Uma nota curiosa: ultimamente, os cientistas estão investigando o efeito das picadas de vespa. Todas aquelas pessoas que trabalham como apicultores frequentemente nunca sofrem de reumatismo, sendo um fato notável que está sob investigação médica.

Artrite

Muito comum nas mulheres, e mais ainda na região do quadril. Trata-se da osteoartrite; os ossos vão se desgastando, perdem massa e a dor fica focalizada na virilha, no quadril ou no interior da pelve, aparecendo uma rigidez ou uma inflamação. É algo muito perigoso, e que a longo prazo pode provocar uma fratura no quadril; algo muito comum entre a população feminina de idade avançada.

Remédios

  • Um remédio natural muito eficaz é tomar suco de aipo diariamente, já que ele contém potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, ferro e vitaminas A, B, C, E; tudo isso supre a falta nutricional causada pela artrite. Faça um suco de aipo usando um liquidificador. Outra opção é um chá de aipo usando tanto o talo quanto as folhas.
  • Suco de cenoura com suco de aipo. Em duas semanas, as dores no quadril estarão mais leves e as articulações estarão menos rígidas.
  • O suco de cereja é, sem dúvida, um dos sucos mais maravilhosos e recomendados para as articulações.
  • Vinagre quente: é recomendado envolver a articulação dolorida com uma faixa molhada no vinagre de maçã quente. É perfeito para a artrite.

Tendinite

Esta é a causa mais comum de dor entre as mulheres mais jovens, e ocorre devido à inflamação dos tendões ao redor do quadril: um movimento mal executado, um passo em falso, um giro brusco do quadril; tudo isso provoca esta enfermidade tão comum.

Remédios

Para tratar a tendinite, procure seguir os conselhos prescritos pelo médico, que poderá receitar repouso e analgésicos. Recomendamos, por exemplo, os banhos quentes e frios, os banhos de sal grosso e um copo de vinagre de maçã, assim como as massagens com a água de alecrim.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Zacher, J., & Gursche, A. (2003). “Hip” pain. Best Practice and Research: Clinical Rheumatology. https://doi.org/10.1016/S1521-6942(02)00108-0
  • Tibor, L. M., & Sekiya, J. K. (2008). Differential Diagnosis of Pain Around the Hip Joint. Arthroscopy – Journal of Arthroscopic and Related Surgery. https://doi.org/10.1016/j.arthro.2008.06.019
  • Cibulka, M. T., Bloom, N. J., Enseki, K. R., Macdonald, C. W., Woehrle, J., & McDonough, C. M. (2017). Hip Pain and Mobility Deficits—Hip Osteoarthritis: Revision 2017. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy. https://doi.org/10.2519/jospt.2017.0301
  • Wilson, J. J., & Furukawa, M. (2014). Evaluation of the patient with hip pain. American Family Physician. https://doi.org/10.1016/S1002-0160(13)60089-2

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.