Benefícios do sudoku para o cérebro, de acordo com a ciência
O sudoku é um jogo mental de alta complexidade e completá-lo proporciona diversos benefícios para o cérebro. Isso foi comprovado pela ciência. Aparentemente, o jogo teve origem nos Estados Unidos, mas se popularizou após a sua chegada ao Japão.
Este jogo consiste em preencher uma grade de células de 9 por 9 que, por sua vez, é dividida em sub-grades de 3 por 3, com números de 1 a 9. Em algumas das células há números que são conhecidos como números dados ou pistas. É muito fácil de jogar, ainda que existam jogos de sudoku com diferentes dificuldades.
Embora seja uma forma de entretenimento com base em números, não é preciso ser o maior especialista do mundo em matemática para começar a jogar. É um jogo muito divertido e, ao praticá-lo, começamos a treinar várias habilidades.
A paciência é essencial, pois pode levar bastante tempo para completar um único jogo. No entanto, mantenha a calma, já que a prática leva à perfeição. Ao praticar, você conseguirá terminar o jogo cada vez mais rapidamente.
Habilidades praticadas no sudoku
Ao jogar sudoku, você obterá benefícios para o seu cérebro e também vai treinar habilidades que já possui. Você também poderá adquirir algumas novas. Algumas delas são a percepção, a memória, a lógica e a coordenação.
Estudos sobre a aplicação da matemática neste tipo de jogo indicam que, entre as habilidades exigidas, estão a engenhosidade, a imaginação e a paciência. Portanto, com a prática do sudoku, você aprenderá a lidar com situações estressantes. Por este motivo, é aconselhável começar com jogos de baixa complexidade.
Continue lendo: Vitaminas do complexo B para um cérebro jovem
Potenciais benefícios do sudoku para a saúde
Jogar sudoku traz vários benefícios à saúde, especialmente para o cérebro. A seguir, vamos mostrar como este jogo pode ter um impacto positivo.
Estimula o pensamento lógico
O pensamento lógico é a capacidade que temos de compreender o que está ao nosso redor, as relações ou as diferenças entre ações, objetos ou eventos. Sabemos disso graças à análise, compreensão, abstração e imaginação.
De acordo com alguns estudos, jogos como o sudoku escondem problemas matemáticos curiosos que estimulam o pensamento lógico e o pensamento lógico matemático, mais especificamente.
Incentiva o pensamento rápido
Uma vez que você começa a completar jogos de sudoku de baixa a alta complexidade, você percebe que, com o passar do tempo e graças à análise e abstração que coloca em prática, você consegue completá-los cada vez mais rapidamente. É a isso que se refere o pensamento rápido, que será estimulado e aumentado.
Melhora a concentração
O sudoku requer várias habilidades. Entre elas, encontramos a concentração, que é quase um requisito indispensável para conseguir completar o jogo com sucesso. Com ela, você evitará duplicar os números ou colocá-los de forma incorreta.
A sua contribuição neste sentido é tão grande que pesquisas têm mostrado que o sudoku é uma das atividades lúdico-pedagógicas que são praticadas em sala de aula com o objetivo de aumentar a atenção e concentração dos alunos.
Desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas
Ao começar a jogar sudoku como iniciante, você percebe que ele pode ser um pouco tedioso e frustrante, seja porque demora muito tempo para concluí-lo ou porque você ainda não desenvolveu todas as suas habilidades. Durante esse processo, você aprende a desenvolver a sua capacidade de resolução de problemas com mais firmeza.
A ciência comprova, a partir de diferentes pontos de vista, que a matemática e os jogos educativos baseados em números ajudam a aumentar essa habilidade.
Aumenta a qualidade da função cognitiva
Muitos fatores podem afetar a qualidade da função cognitiva, especialmente na velhice. Um estudo que tomou como amostragem um grupo de adultos de 50 a 93 anos determinou que a prática frequente de problemas numéricos, como o sudoku, está estreitamente relacionada com a qualidade da função cognitiva dessa população.
Evita o estresse
O estresse é considerado um esforço excessivo que se manifesta em nível físico e emocional e que pode obedecer a demandas de natureza psicológica. Ele afeta a saúde de várias maneiras. Estudos indicam que ele pode alterar os processos de plasticidade e neurogênese.
Os jogos de tabuleiro ou de esforço mental, como o sudoku, costumam ser muito relaxantes. Portanto, se você tiver um dia estressante, reserve 10 minutos do seu tempo e comece um jogo simples de sudoku para que você possa relaxar a sua mente, ativá-la e, assim, possa voltar ao trabalho com as baterias recarregadas.
Descubra também: Os efeitos do ômega 3 no cérebro
A importância de exercitar o cérebro
Pesquisas mostram que a aprendizagem diária, bem como a prática de jogos como o sudoku, estimulam o cérebro, melhoram a função cerebral e previnem o declínio cognitivo. Tudo isso se traduz em bem-estar.
Esse bem-estar, por sua vez, representa uma maior resistência ao esquecimento e ao comprometimento da memória. Você estará mais atento e as suas habilidades ficarão seguras por muito tempo.
Esse conjunto de atividades que você pode fazer para exercitar o cérebro é conhecido pelo termo de ginástica cerebral. Elas são amplamente utilizadas para fortalecer o desenvolvimento de habilidades como a criatividade.
Aproveite os benefícios do sudoku para o cérebro!
Agora você já conhece alguns dos benefícios do sudoku para o cérebro. Você consegue imaginar os que poderia ter adquirido se tivesse começado a jogar sudoku desde a infância? É incrível pensar nesse assunto!
Ainda assim, não é tarde demais. Você pode começar agora mesmo e implementar este jogo na criação dos seus filhos. Além de melhorar a função cerebral, ele também vai melhorar a sua qualidade de vida. Os benefícios que mencionamos vão permanecer na sua vida para sempre, ajudando a prevenir o declínio cognitivo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Becerra, Alberto; Núñez, Juan; Perea, José María (2016) ¿Cuánta matemática hay en los sudokus?. Revista Pensamiento Matemático, Vol 6, Nº 1, pags 113-136. Sección juegos y rarezas matemáticas. España. Recuperado de dialnet.unirioja.es
- Javier Suárez Quero. Las matemáticas en el sudoku. Universidad de Almería, 2017. Disponible en: http://repositorio.ual.es/bitstream/handle/10835/6445/16582_Suarez%20Quero%2C%20Javier.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Kahnmena Daniel. Pensar rápido, pensar despacio.
- Leal Huise, Sandra, & Bong Anderson, Simón (2015). La resolución de problemas matemáticos en el contexto de los proyectos de aprendizaje. Revista de Investigación, 39(84),71-93.[fecha de Consulta 17 de Marzo de 2021]. ISSN: 0798-0329. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=3761/376140399004
- Romero, Rosario, & Cueva, Henry, & Barboza, Luis (2014). La gimnasia cerebral como estrategia para el desarrollo de la creatividad en los estudiantes. Omnia, 20(3),80-91.[fecha de Consulta 17 de Marzo de 2021]. ISSN: 1315-8856. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=737/73737091006
- Zárate, S., & Cárdenas, F. P., & Acevedo-Triana, César, & Sarmiento-Bolaños, M. J., & León, L. A. (2014). Efectos del estrés sobre los procesos de plasticidad y neurogénesis: una revisión. Universitas Psychologica, 13(3),15-47.[fecha de Consulta 17 de Marzo de 2021]. ISSN: 1657-9267. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=647/64733438030
- Lluen Rodríguez, J. D. (2017). Proyecto “Sudoku” en la capacidad de resolución de problemas matemáticos de los estudiantes del segundo año de secundaria de la IEP.“Henri Wallon” 2016.
- Lozano Alonso, S., & Pérez Sanz, J. R. Evaluación de la mejora del sentimiento de soledad en pacientes geriátricos institucionalizados mediante la realización de actividades socioculturales a través de la escala ESTE II.
- Giraldo Pinzón, H. D., Mendoza Toloza, C. A., & Ávila Plaza, P. A. (2019). Alzheimind: aplicación móvil que utiliza inteligencia artificial para el tratamiento temprano del Alzheimer.
- Llerena Gomez, C. E. (2018). Razonamiento lógico y su impacto en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes de la Escuela “Aurora Estrada Ayala De Ramirez Perez” de la ciudad de Babahoyo provincia de los Rios (Bachelor’s thesis, BABAHOYO: UTB, 2018).
- Rios Mendoza, F. M., & Romero Ruiz, G. R. (2019). Efecto del programa de ludoterapia en la calidad de vida de los adultos mayores del CIAM–YANTALÓ, 2019.
- Ruiz, M. J. A. (2019). Los pasatiempos como recurso didáctico en el aula de E/LE (1): Planteamientos generales. Los mensajes cifrados. Foro de profesores de E/LE, (15), 1-18.
- García, B. E. (2020). PROGRAMA DE SALUD: LA JUBILACIÓN, PUNTO DE PARTIDA.
- Sandí Delgado, J. C., & Espinoza Torres, I. Fortalecimiento de la calidad de vida de las personas adultas mayores del Caribe costarricense.
- Arias Hidalgo, E. N. (2019). EL JUEGO SUDOKU Y EL DESARROLLO DEL PENSAMIENTO LÓGICO MATEMÁTICO EN LA INSTITUCIÓN EDUCATIVA INTEGRADA “PEDRO SÁNCHEZ GAVIDIA”–HUÁNUCO–2017.
- Romano, M., Nissen, M. D., Del Huerto, N., & Parquet, C. (2007). Enfermedad de alzheimer. Revista de posgrado de la vía cátedra de medicina, 75, 9-12.
- Luque Lopez, M. E. (2020). Sudoku como herramienta para elevar el nivel de concentración de los estudiantes del primer grado de educación secundaria de la Institución Educativa “Simón Bolívar”, de Moquegua-2019.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.