Benefícios da maçã verde em jejum

14 Agosto, 2020
Embora todas as variedades sejam saudáveis, há quem acredite que a maçã verde possa oferecer mais benefícios, pois contém mais potássio, um mineral que contribui para a saúde cardiovascular.

Há um ditado muito popular que diz que comer uma maçã por dia mantém o médico afastado. Mas será que deve ser necessariamente uma maçã verde ou pode ser de qualquer cor?

Segundo uma pesquisa, as maçãs Granny Smith, que são de cor verde e ricas em fibras e antioxidantes, podem proporcionar benefícios à saúde quando incluídas regularmente em uma dieta equilibrada.

No entanto, não foram encontradas evidências de que o consumo diário de jejum possa contribuir para a saúde. Portanto, a questão não reside exatamente no fato de a maçã ser verde ou de qualquer outra cor, e sim no consumo diário de frutas.

Por outro lado, o que foi demonstrado é que o consumo de maçãs ajuda a saciar o apetite, manter um bom trânsito intestinal, regular os níveis de glicose e colesterol, e obter energia.

Comer uma maçã verde em jejum pode ser uma boa maneira de começar o dia, no entanto, não é algo obrigatório. Podemos consumir a fruta a qualquer momento.

A seguir, vamos conhecer mais sobre a maçã verde e entender o que se acredita que ela pode fazer para melhorar os hábitos alimentares e perder peso.

A maçã verde é rica em antioxidantes

A maçã verde, assim como outras variedades, é uma das maiores fontes de flavonoides, sendo os mais abundantes a cianidina e a epicatequina. Além disso, contêm vitamina C.

Os flavonoides e a vitamina C funcionam como antioxidantes, por isso são capazes de proporcionar benefícios em geral. Além disso, podem combater o efeito dos radicais livres, que costumam ser uma das principais causas de dano celular.

Segundo especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), cada 100 gramas de porção comestível pode fornecer: 46 quilocalorias, 0,3 g de proteínas, 12 g de carboidratos e 2 g de fibras.

Como outras frutas e alimentos de origem vegetal, a maçã verde contém fibra alimentar, que ajuda a manter o bom trânsito intestinal e melhorar o humor.

De acordo com um estudo publicado em 2010, as maçãs verdes ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, principalmente devido ao seu teor de fenóis e flavonoides.

Uma maçã verde em jejum ajuda na perda de peso?

Consumir uma maçã verde pode ajudar quem está no processo de perda de peso, mas não tem costume de comer frutas diariamente. O café da manhã é o momento ideal para começar a incorporá-las.

Em outras palavras, se uma pessoa não está acostumada a comer frutas em geral, pode começar a ingerir uma maçã verde com o estômago vazio ou junto com o café da manhã para se acostumar a incorporar esse tipo de alimento em sua dieta. Além disso, a pessoa vai perceber uma boa sensação de saciedade, o que ajuda a evitar lanches pouco saudáveis entre as refeições.

As frutas são ricas em nutrientes variados, mas geralmente têm poucas calorias. É por isso que é tão aconselhável incluí-las regularmente na dieta. A maçã verde é uma boa opção, mas existem muitas outras. Aproveite-as para manter a variedade e o equilíbrio em sua dieta!

Incluídas em uma dieta saudável e variada, as sementes de linhaça e outros alimentos podem ajudar a manter um peso saudável.

E regula a glicose no sangue?

Uma maçã verde em jejum pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Isso é muito importante. Valores corretos são essenciais para pessoas com diabetes ou com risco de diabetes.

Devemos lembrar que, durante as horas que dormimos, nosso metabolismo continua funcionando. No entanto, o pâncreas pode ter dificuldade em regular a glicose do corpo.

Assim, comer uma maçã com o estômago vazio atrasa a absorção de açúcar no intestino. O efeito se deve à sua fibra solúvel e dura grande parte do dia.

De acordo com algumas hipóteses, mulheres que comem uma maçã verde em jejum têm até 30% menos chances de desenvolver diabetes tipo 2.

Ajuda a ter dentes saudáveis?

Sim, o consumo regular de frutas pode ajudar a ter dentes saudáveis. Quando as ingerimos, estimulamos a produção de saliva, e isso ajuda a reduzir a quantidade de bactérias na boca que podem causar cáries.

Não é necessário que seja uma maçã verde com o estômago vazio. Pode ser qualquer fruta, desde que seja natural, sem nenhum tipo de aditivo (açúcar, chocolate, nata, etc.).

É interessante saber que em um estudo intitulado Uma maçã por dia mantém o dentista afastado, foram analisados ​​os efeitos do consumo da maçã na saúde bucal e bucal e concluiu-se que o consumo da maçã, dentro de uma dieta balanceada, pode ser benéfico para a saúde geral, mas seu consumo por si só não favorece a saúde bucal. Portanto, sempre é necessário manter uma boa higiene bucal.

Boa saúde cardiovascular

Outro motivo para consumir uma maçã verde em jejum é que seu teor de potássio é um pouco alto em comparação com outros tipos de maçã. O potássio é um eletrólito que equilibra a umidade das células.

Isso é vital para que o coração bata adequadamente o tempo todo. Se não consumirmos a quantidade de potássio necessária ao longo do dia, corremos o risco de que nosso coração não consiga manter o ritmo regular.

Para manter uma boa saúde, devemos comer frutas diariamente seguindo uma dieta equilibrada, sejam maçãs verdes, laranjas, abacaxis ou qualquer outro tipo de fruta.

  • Rubén Mühlberger. Tragos genéticos: 50 fórmulas para sanar tu cuerpo. Punto a Partes, 2018.
  • Francesc Fossas. Qué comer: consejos y curiosidades de la nutrición. Océano Ámbar,2008.
  • Jorge Pérez Calvo. Nutrición energética y salud: Bases para una alimentación con sentido. Penguin Random House Grupo Editorial España, 2016.