5 bebidas naturais para desinflamar o abdômen
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Para desinflamar o abdômen de forma natural, é possível recorrer a algumas bebidas muito fáceis de preparar em casa com ingredientes de origem vegetal – e quanto mais frescos, melhor! Você quer saber quais são? Nesse caso, continue lendo tudo o que vamos contar a seguir.
Antes de falar sobre as receitas, você deve levar algumas questões em consideração. Em primeiro lugar, para ter o abdômen plano e magro, é fundamental manter um estilo de vida saudável no qual sejam combinados bons hábitos alimentares e uma rotina de exercício regular.
O consumo de alimentos inflamatórios, as mudanças hormonais e a retenção de líquidos são só uma mínima parte das causas de inflamação abdominal. Por essa razão, mesmo que se controle o consumo de calorias, muitas vezes não conseguimos as medidas desejadas nessa área do corpo.
Por isso, é mais do que recomendável manter uma dieta adequada, na qual predominem alimentos e bebidas com propriedades diuréticas e anti-inflamatórias.
Neste artigo, vamos revelar 5 bebidas naturais que, de acordo com a sabedoria popular, podem ajudar a estimular a micção e, portanto, aliviar o inchaço.
Bebidas para desinflamar o abdômen
As bebidas a seguir podem ajudar a regular o trânsito intestinal e, assim, reduzir a inflamação da barriga. Lembre-se de que, por si só, não vão ajudar a perder peso, portanto, você deve combiná-las com uma dieta adequada e um estilo de vida saudável.
1. Suco de cenoura, aipo e alfafa
Esse suco pobre em calorias é obtido da combinação de ingredientes ricos em fibras, antioxidantes e outros nutrientes que estimulam a depuração do organismo para desinflamar o abdômen.
Desse modo, sua ingestão regular apoia o processo de digestão e reduz o acúmulo de gases no intestino.
Ingredientes
- 3 cenouras
- 1 ramo de aipo
- 1 punhado de alfafa
- 1 dente de alho cru
- 1/2 copo de água (100 ml)
Modo de preparo
- Coloque as cenouras em um extrator de sucos e, depois de obtê-lo, adicione ao resto dos ingredientes, previamente lavados, no liquidificador.
- Bata durante uns dois minutos ou até obter uma bebida homogênea.
- Nota: você pode substituir o aipo por uma maçã verde.
2. Suco de maçã, erva-doce e linhaça
Esse suco se destaca por seu significativo teor de fibra dietética (pectina) e compostos anti-inflamatórios que, depois de serem assimilados, contribuem para a depuração do cólon e para controlar a inflamação abdominal.
Seu leve efeito laxante impulsiona a eliminação dos resíduos e, ainda, ajuda a regular as funções estomacais em caso de prisão de ventre.
Ingredientes
- 2 maçãs
- 1 copo de infusão de erva-doce (200 ml)
- 1 colher de sementes de linhaça (10 g)
- Opcional: uma colher de chá de semente de chia (5 g).
Modo de preparo
- Corte as maçãs em vários pedaços e, depois, bata-as no liquidificador com a infusão de erva-doce e as sementes de linhaça.
- Depois de obter uma bebida homogênea, sirva sem coar.
3. Suco de mamão, manga e linhaça
Os ingredientes que misturamos nesse suco saudável têm propriedades que ajudam a restabelecer as funções digestivas para evitar a inflamação e a dor.
Suas enzimas naturais, além de fibras e antioxidantes, ajudam a decompor os resíduos que são retidos no cólon e, depois de facilitar sua eliminação, reduzem o inchaço.
Ingredientes
- Água (200 ml)
- 1 manga madura
- 2 fatias de mamão
- 1 colher de sementes de linhaça (10 g)
Modo de preparo
- Adicione o mamão no liquidificador e, depois de cortar a manga, bata todos os ingredientes na velocidade máxima.
- Assegure-se de obter uma bebida sem grumos e sirva sem coar.
4. Suco de aloe vera, maçã e limão
Esse suco caseiro é ideal para desinflamar o abdômen, já que ajuda a remover os resíduos do cólon e, por outro lado, alimenta a flora microbiana do intestino.
Ao mesmo tempo, seu alto teor de fibras favorece a digestão dos alimentos e reduz o acúmulo de gases e toxinas.
Ingredientes
- 1 maçã verde
- Suco de 1 limão
- 1 copo de água (200 ml)
- 1 colher de clorofila líquida (10 ml)
- 4 colheres de gel de aloe vera (60 ml)
Modo de preparo
- Limpe a maçã e corte-a em pedaços. Não há necessidade de descascar.
- Esprema o suco de limão e reserve.
- Lave o gel de aloe vera com bastante água até que toda a sálvia (camada amarela) seja removida.
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo.
- Sirva e consuma na hora.
5. Suco de abacaxi, morango e pepino
Ingredientes
- 4 morangos
- 1/2 pepino
- Água (250 ml)
- 3 rodelas de abacaxi
Modo de preparo
- Coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador e bata-os com um copo de água.
- Para terminar, sirva fresco, sem coar.
O que mais você deve fazer para desinflamar o abdômen?
Para diminuir o inchaço da barriga, além de beber as propostas que discutimos aqui, o ideal é que você inclua mais fibras em sua dieta e melhore seus hábitos de vida. Regular o trânsito intestinal vai ajudar a reduzir o inchaço nessa área do corpo e você vai se sentir melhor.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Chen, L., Liu, J., Zhang, Y., Dai, B., An, Y., & Yu, L. (2015). Structural, thermal, and anti-inflammatory properties of a novel pectic polysaccharide from Alfalfa (Medicago sativa L.) stem. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/acs.jafc.5b00494
-
Palla, A. H., Iqbal, N. T., Minhas, K., & Gilani, A. H. (2016). Flaxseed extract exhibits mucosal protective effect in acetic acid induced colitis in mice by modulating cytokines, antioxidant and antiinflammatory mechanisms. International Immunopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.intimp.2016.04.043
-
Hale, L. P., Chichlowski, M., Trinh, C. T., & Greer, P. K. (2010). Dietary supplementation with fresh pineapple juice decreases inflammation and colonic neoplasia in IL-10-deficient mice with colitis. Inflammatory Bowel Diseases. https://doi.org/10.1002/ibd.21320
-
Pandey, S., Cabot, P. J., Shaw, P. N., & Hewavitharana, A. K. (2016). Anti-inflammatory and immunomodulatory properties of Carica papaya. Journal of Immunotoxicology. https://doi.org/10.3109/1547691X.2016.1149528
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.