São muitas as pessoas que precisam aprender a conviver com a artrite, principalmente com os tipos mais comuns dela: a osteoartrite e a artrite reumatoide. Hoje queremos explicar como você pode obter os benefícios de uma simples batida à base de laranja, cenoura e cúrcuma para a artrite e aliviar um pouco o problema.
Embora seja verdade que hoje em dia não exista uma cura propriamente dita e a artrite não possa ser revertida, a medicina se orienta a oferecer uma melhor qualidade de vida ao paciente através de um tratamento o mais especializado possível.
A artrite é caracterizada, antes de tudo, por uma degradação da cartilagem, a parte do corpo que protege as nossas articulações. Por isso, em alguns momentos, os remédios naturais e uma alimentação correta podem proporciona este “grãozinho” de areia para regenerá-las e reduzir a inflamação.
Tratamento natural para a artrite
A artrite reumatoide é uma doença crônica e degenerativa. Quando tivermos o diagnóstico de nosso médico, devemos colocar em prática diversas mudanças para conviver com ela.
Seguiremos o tratamento farmacológico que for receitado e, além disso, devemos nos orientar para vivermos uma vida o mais saudável possível, que evite a progressão desta doença sistêmica.
Haverá dias, por exemplo, em que nos levantaremos pela manhã com muitas dores e com a perda da mobilidade articular.
Um dos aspectos mais importantes vai ser, sem dúvida nenhuma, controlar a inflamação. Se não fizermos isso, o problema pode danificar os ossos, ligamentos e tendões que existem ao redor das articulações.
Pouco a pouco, com este processo, pode surgir a deformidade.
Sobre o tratamento
Nossa finalidade será a de obter uma melhor qualidade de vida e reduzir a velocidade deste processo o máximo possível. Pois bem, você pode estar se perguntando se a medicina natural pode nos ajudar a tratar a artrite.
A resposta é não. Obviamente, nem a medicina natural nem a convencional poderá reverter o processo até nos curar completamente, mas o que podemos fazer é reduzir a dor, combater a inflamação e nutrir a cartilagem. Tudo isso será de grande ajuda em nosso dia a dia.
Anote uma série de conselhos básicos que nos permitirão obter uma melhor qualidade de vida graças aos produtos naturais.
Batida de laranja, cenoura e cúrcuma para a artrite
Tomar esta batida pelas manhãs poderá ser de grande ajuda. Estamos diante de uma bebida anti-inflamatória, analgésica e cheia de minerais essenciais que nos permitirão reduzir o processo infeccioso e a rigidez articular.
A cenoura é um vegetal muito adequado para facilitar o processo de desintoxicaçãoe nutrição dos tecidos e ossos. Além disso, ela nos permite reduzir a acidez do corpo da pessoa que está lutando contra a artrite.
A cenoura e todas as enzimas, proteínas e vitaminas presentes nela são ricas em antioxidantes, e nos proporcionarão uma nutrição excelente para a cartilagem.
Frutas como as laranjas e limões são muito adequadas para tratar a artrite graças àpresença de vitamina C. Elas nos permitem combater a inflamação e qualquer infecção, limpando o sangue e os intestinos.
Já a cúrcuma é uma raiz muito utilizada em pacientes que sofrem de artrite reumatoide. Você pode ingerir entre 200 e 300 mg por dia para se beneficiar de suas propriedades anti-inflamatórias.
É importante saber que o efeito desta batida é cumulativo.Você notará os seus benefícios após cerca de 5 ou 6 dias. Por isso, lembre-se de incluí-la todos os dias em seu café da manhã.
Ingredientes
2 cenouras
2 laranjas
250 mg de cúrcuma em pó
1 copo de água (200 ml)
Preparo
Antes de qualquer coisa, lembre-se de que devemos controlar a quantidade de cúrcuma presente nesta batida. São 250 mg (a quarta parte de 1 grama). Se exagerarmos na dose diária, podemos sofrer alterações na vesícula biliar.
O primeiro passo é obter o suco das duas laranjas. Em seguida, iremos lavar bem as cenouras e cortá-las em vários pedaços para facilitar o processamento.
Já no liquidificador, basta acrescentar o copo de água, o suco das duas laranjas, as cenouras e a colher pequena de cúrcuma em pó.
Obtenha uma batida bem homogênea e beba em jejum pela manhã. Se você seguir uma alimentação baixa em gorduras saturadas e optar por uma dieta mediterrânea com ácidos graxos como o ômega 3 e vitaminas que fortalecem o seu sistema imunológico, você conseguirá ter uma melhor qualidade de vida.
Se em algum momento você não tiver laranjas para fazer esta batida, pode incluir qualquer outra fruta rica em vitamina C da sua preferência, como o limão, o mamão papaia ou o kiwi.
Rosen, A., & Diamond, J. S. (2010). Arthritis & rheumatism. Arthritis and Rheumatism. https://doi.org/10.1002/art.27480
da Silva Dias, J. C. (2014). Nutritional and Health Benefits of Carrots and Their Seed Extracts. Food and Nutrition Sciences. https://doi.org/10.4236/fns.2014.522227
Prasad, S., & Aggarwal, B. B. (2011). Turmeric, the Golden Spice: From Traditional Medicine to Modern Medicine. Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects. https://doi.org/doi:10.1201/b10787-14
Wang, H., Cao, G., & Prior, R. L. (1996). Total antioxidant capacity of fruits. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf950579y
Os espasmos musculares podem ter uma infinidade de causas. Ainda que imaginemos quais podem ser os gatilhos destas dores incômodas, em outras situações desconhecemos os motivos. Assim, em grande parte dos casos, o estresse, a tensão muscular, as quedas, o…
Atualmente existem muitos óleos essenciais, mas hoje vamos nos concentrar apenas em um deles: o óleo de menta. Especificamente, nos usos práticos deste excelente óleo, que podem ajudar a melhorar a saúde, e a desfrutar de uma melhor qualidade de…
O herpes genital é um vírus que atinge o organismo através do contato. Dentre os seus sintomas encontramos pequenas feridas ou bolhas que causam coceira e dor na região íntima. Este vírus é muito contagioso e deve ser tratado o…
Não poder respirar bem afeta nossa vida diária e nos faz sentir cansados. Se a isso somarmos outros sintomas como febre, dor de cabeça e secreção nasal, o incômodo pode até mesmo nos deixar na cama devido à fraqueza que…
As verrugas não são, em geral, um grave problema de saúde. No entanto, é sempre bom consultar um dermatologista para verificar quaisquer alterações na nossa pele. A desvantagem é que elas são muito desagradáveis e, além disso, em alguns casos, podem ser…