Ashton Kutcher diz que doença rara o deixou com sequelas

O ator de 44 anos, casado com Mila Kunis, diz que tem sorte de estar vivo.
Ashton Kutcher diz que doença rara o deixou com sequelas

Última atualização: 08 março, 2023

Ashton Kutcher revelou sua batalha contra a vasculite ao participar do programa Celebridades à Prova de Tudo – O Desafio em agosto de 2022. Ele contou que recebeu o diagnóstico em 2019 e levou cerca de um ano para se recuperar.

Ele também falou sobre o assunto num novo episódio do podcast Chicks in the Office. O astro revelou que frequentar tapetes vermelhos tem sido desafiador por causa da perda de audição que o problema de saúde lhe causou. Ashton teve um problema de vasculite, um distúrbio autoimune raro que o impedia de ver e de se mover.

“Três anos atrás, tive uma forma estranha e super rara de vasculite, que afetou minha visão, minha audição e meu equilíbrio. Você realmente não aprecia [as coisas], até perdê-las”, ele continuou. “Até que você entende: ‘Eu não sei se eu vou ser capaz de ver de novo, não sei se vou poder ouvir de novo, não sei se vou conseguir andar de novo”, afirmou.

“Tenho sorte de estar vivo”, completou.

Ashton Kutcher

O que é vasculite autoimune?

Considerada rara, a vasculite é uma doença autoimune que causa uma inflamação na parede dos vasos sanguíneos, sejam artérias ou veias.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença torna a parede dos vasos mais grossas, que atraem células do sistema de defesa do organismo que se acumulam no interior do vaso. Isso dificulta a passagem ou interrompe totalmente o fluxo sanguíneo, causando danos nos tecidos e órgãos.

Ashton Kutcher: a doença deixou algumas sequelas

Ashton fez uma série de reabilitações e diz que, hoje em dia, encara os desafios com mais humor.

“Não ouço muito bem. Tenho dificuldade em ouvir de um ouvido e só ouço do outro”, contou Ashton Kutcher, que recentemente esteve no red carpet da première de Na Sua Casa ou na Minha?, filme em que estrela ao lado de Reese Witherspoon.

“Não sei quem está gritando meu nome, mas sei que tem muita gente gritando: ‘Reese! Ashton! Aqui! Olhe para cá!’. E, a certa altura você pensa: ‘Deus, isso é realmente fora do comum. Olhar para a câmera? Entendi. Terminamos? Ótimo”, ele acrescentou.

O ator disse que a doença o fez mudar o conceito de muitas coisas na vida e o ensinou a valorizar o que nunca valorizamos.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.