Aprenda a detectar as hemorroidas a tempo

· 19 de maio de 2014
Ainda que possamos sentir vergonha, é importante consultar um médico assim que notarmos os primeiros sintomas, para que possamos evitar complicações maiores.

As hemorroidas são um problema circulatório que geralmente é muito comum entre as pessoas. Sua principais características são a inflamação ou inchaço das veias localizadas na parte baixa do reto ou ânus, o que causa dor, irritação e sangramento.

Este problema se deve a diversas causas, mas sua aparição é mais comum entre as grávidas e depois de se fazer grande esforço para defecar. Devido aos seus mal-estares e riscos, detectar este problema precocemente é importante. Neste artigo mostraremos como detectá-las.

Como detectar as hemorroidas?

As hemorroidas são um problema que se pode detectar a tempo, devido ao fato de serem muito incômodas. No entanto, em muitos casos, as pessoas não dão a devida importância ou amenizam sua presença devido a diversos fatores, entre eles, a vergonha.

Independentemente disso, a seguir mencionaremos alguns dos sintomas mais comuns que te ajudarão a detectar a presença das hemorroidas.

  • Coceira, comichão ou irritação anal.
  • Dor ou incômodo anal, principalmente quando se está sentado.
  • Aparição de sangramento, principalmente durante a defecação e dor durante ela.
  • Protuberâncias ou inflamações que se sentem no ânus ou próximo a ele.

Descubra: 7 recomendações para lidar com as hemorroidas

As hemorroidas, por sua vez, podem ser causadas por vários fatores. Mas, o mais comum é sua aparição associada a esforços nas evacuações, prisão de ventre, ficar muito tempo sentado, ter quadros de infecções anais ou sofrer determinadas doenças como a cirrose hepática.

Igualmente, alguns especialistas afirmam que as hemorroidas também se devem a questões hereditárias ou por se levar uma dieta inadequada e consumir alimentos que fomentam o inchaço das veias retais.

Estreñimiento

Elas podem ser detectadas a tempo

Como muitas outras doenças, as hemorroidas podem ser detectadas a tempo, sempre e quando se dê a devida importância aos primeiros sinais. É muito comum amenizar ou negar sua presença por causa da vergonha ou, inclusive, por falta de conhecimento.

Leia também: 6 formas de curar hemorroidas naturalmente

Não obstante, é importante saber quando se sofre com esta doença para, desse modo, consultar um especialista e encontrar uma solução. Para detectar as hemorroidas a tempo, siga alguns conselhos:

  1. É muito importante prestar atenção a qualquer sintoma. Portanto, se você começar a detectar alguns deles, sobretudo os incômodos da região anal, o melhor será observar se aparecem outros problemas relacionados a ela.
  2. Em caso de identificar qualquer um dos sintomas é muito importante consultar imediatamente um médico. Lembre-se de que detectar as hemorroidas a tempo pode evitar futuros problemas ou complicações. É melhor consultar um médico para que ele faça os devidos exames, como uma endoscopia, e nos diga qual é o problema que apresentamos.
  3. Se você detectar os primeiros sintomas desta doença é importante que não deixe passar ou que tente solucionar com métodos ou medicamentos duvidosos, os quais, às vezes, podem não resultar como esperado. De fato, ao utilizar tais medicamentos, você apenas amenizará os sintomas, mas não sanará por completo.
  4. Finalmente, uma grande recomendação é se manter informado sobre esta doença. Desta maneira, você saberá quais passos seguir e quais são as melhores decisões que poderá tomar a este respeito.
  • Zindel, J., Inglin, R., & Brügger, L. (2014). [Necessary and unnecessary treatment options for hemorrhoids. Therapeutische Umschau. https://doi.org/10.1024/0040-5930/a000620
  • MacKay, D. J. (2001). Hemorrhoids and varicose veins: A review of treatment options. Alternative Medicine Review.
  • Gearhart, S. L. (2004). Symptomatic hemorrhoids. Disease-a-Month. https://doi.org/10.1016/j.disamonth.2004.11.004