Dicas para aliviar uma infecção vaginal por fungos

· 25 de dezembro de 2016
Embora manter a área seca e a higiene íntima em dia seja fundamental para acabar com as infecções por fungos, devemos respeitar a umidade natural da vagina para não provocar outros problemas.

A infecção vaginal por fungos engloba uma série de sintomas que podem ocorrer devido ao crescimento de vários tipos de micro-organismos que habitam a região íntima da mulher.

Sua causa mais frequente é a proliferação da Candida Albicans, um tipo de fungo que cresce com facilidade em ambientes úmidos e quentes.

É muito incômodo sofrer com infecções por fungos. Já que costumam provocar sintomas como coceira, corrimento vaginal com odor e vermelhidão dos lábios vaginais.

Ainda, a infecção pode se complicar com o passar do tempo e provocar outros desconfortos como a dor, irritação e dificuldades para manter relações sexuais.

A boa notícia para todas as mulheres é que existem algumas dicas e remédios naturais que podem ser considerados como terapias adicionais para controlar os sintomas enquanto a infecção é tratada.

No espaço a seguir revelaremos as 6 mais importantes para que você não hesite em aplicá-las quando tiver este tipo de problema.

Recomendações para combater uma infecção vaginal por fungos

1. Mantenha a região seca

Mulher feliz sem infecção vaginal por fungos

A infecção vaginal por fungos se desenvolve com mais facilidade em ambientes com muita umidade. Procure manter secas as regiões externas da vagina, secando-as bem depois do banho.

Leve em conta que a região íntima tem uma lubrificação vaginal que não traz nenhum risco de infecção. Esta umidade deve ser respeitada porque alterá-las aumenta os riscos de doenças.

2. Use roupas íntimas de algodão

Os tecidos das roupas íntimas costumam estar relacionados com o desenvolvimento destas infecções. Os tecidos que absorvem umidade e impedem a transpiração da área, se transformam em um ambiente propício para o cultivo dos fungos.

Por outro lado, deve-se evitar o uso de roupas de banho úmidas porque, quanto mais tempo demorar para trocá-las, maior será o risco de gerar uma infecção.

Também deve-se procurar usar roupas folgadas, especialmente se você está apresentando sintomas de candidíase.

3. Melhore seus hábitos de higiene

Higiene íntima para evitar infecções vaginais por fungos

A higiene diária é a chave principal para ter uma boa saúde vaginal. Por isso, lave a região infectada com um sabonete suave e sem fragrância, duas vezes ao dia.

Assegure-se de manter a roupa íntima limpa e seca, sobretudo quando você notar um corrimento vaginal forte.

Além disso, no momento de ir ao banheiro procure se limpar da frente para trás, com a finalidade de evitar a propagação do fungo e das bactérias.

4. Evite as relações sexuais

Embora as infecções por fungos não sejam uma condição grave, o mais conveniente é evitar as relações sexuais durante o tratamento.

Manter relações sem combater os fungos antes pode prolongar a durabilidade da infecção e, em alguns casos, pode causar mal-estar no casal.

5. Não utilize fragrâncias

Evite o uso de fragrâncias durante a infecção

O uso de perfumes, desodorantes e outros produtos com fragrâncias na região íntima afeta a flora microbiana da vagina e facilita o crescimento dos fungos.

As substâncias químicas contidas não são compatíveis com o pH vaginal e tendem a causar desequilíbrios prejudiciais.

6. Iogurte natural

O iogurte natural é um produto rico em culturas vivas e ácidos naturais que ajudam a regular o pH natural da área vaginal.

É um dos remédios mais populares contra a candidíase e as infecções bacterianas, já que suas bactérias boas podem inibir a ação negativa dos micro-organismos prejudiciais.

Como solução para esta condição recomenda-se o consumo diário de uma porção de iogurte. Além disso, também pode ser aplicado de forma tópica nas áreas externas da vagina.

7. Faça uma lavagem com vinagre de maçã

Vinagre de maçã para tratar infecções vaginais por fungos

As propriedades antimicóticas e antibacterianas do vinagre de maçã podem ser úteis para combater os micro-organismos que provocam este tipo de infecção vaginal.

De fato, seus compostos ácidos ajudam a regular o pH vaginal. Assim como podem alterar o ambiente de que os fungos precisam para se desenvolver.

Isso ajuda a acalmar a sensação de coceira, a vermelhidão e a produção excessiva de corrimento.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (20 ml)
  • 1 litro de água morna

O que fazer?

  • Dilua duas colheres de sopa de vinagre de maçã por cada litro de água morna.
  • Use o líquido para lavar as áreas externas da vagina.
  • Repita duas vezes ao dia até curar a infecção.

Todos os conselhos mencionados são formas úteis e naturais de acabar com a infecção vaginal por fungos, contudo são complementares.

Por isso, antes de usá-los, procure um médico e siga o tratamento por este indicado.