5 remédios caseiros para aliviar a dor na mandíbula

16 Janeiro, 2020
Além de recorrer a remédios e soluções locais, para aliviar a dor mna mandíbula é importante aprender a controlar o estresse e evitar alguns hábitos nocivos, como mascar chiclete.
 

A dor na mandíbula é mais comum do que parece. Normalmente, se manifesta de forma repentina e causa uma sensação de desconforto. No entanto, com o passar do tempo, torna-se uma dor aguda e intensa.

Existem vários sintomas associados ao disconforto na mandíbula que variam de acordo com a causa da dor. Por isso, você deve tratar essa condição o quanto antes, já que a dor pode se espalhar pelo rosto. Mas não se preocupe, pois é possível aliviar a dor na mandíbula com alguns remédios caseiros.

Causas da dor na mandíbula

Causas da dor na mandíbula

Em geral, a dor na mandíbula surge quando as articulações da mandíbula sofrem algum desalinhamento. Um dos motivos pelos quais isso pode acontecer é os dentes não encaixarem corretamente. Outra causa é o bruxismo, comumente conhecido como ranger de dentes. Além disso, pode ser resultado de lesões no pescoço ou um traumatismo na mandíbula.

Existem vários remédios caseiros para aliviar a dor na mandíbula. No entanto, a primeira coisa que você deve fazer é identificar o que está causando o desconforto. Depois disso, você poderá tratar a dor aguda. Além disso, você deverá modificar algumas coisas, como o tipo de alimento que você come ou determinados hábitos.

 

Independentemente do seu caso específico, é importante consultar um médico. Dessa forma, você poderá obter mais informações sobre o problema e tratá-lo melhor.

Ranger de dentes

O ranger de dentes é uma das principais causas da dor na mandíbula. Também é conhecido como bruxismo e consiste em cerrar os dentes, voluntária ou involuntariamente. De acordo com um estudo realizado pela Universidade dos Andes, no Chile, algumas pessoas fazem isso quando estão dormindo, enquanto outras o fazem quando estão estressadas.

A pressão que você exerce nos dentes ao rangê-los geralmente é cinco vezes mais forte do que quando você mastiga. Esse problema provoca desgaste no esmalte dos dentes e dor na mandíbula. Quando você faz isso de maneira repetida, também pode causar luxações na mandíbula e dor de cabeça.

Osteomielite

A osteomielite é uma infecção que afeta ossos e tecidos, como indica um estudo realizado pela Universidade de Ciências Médicas, na Costa Rica. Algumas pessoas desenvolvem osteomielite na articulação temporomandibular, que geralmente causa inchaço facial, febre alta, e dor na mandíbula.

Essa condição é curável, mas requer atenção médica. A alternativa mais eficaz nesse caso são os antibióticos. No entanto, quando o problema está muito avançado, pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover diferentes áreas do osso que morrem devido à infecção.

Abscesso dentário

Um abscesso dentário faz com que se acumule pus em qualquer área do dente. Geralmente é causado por cáries que não foram tratadas ou por qualquer outro tipo de problema dental.

 

Existem dois tipos. O periapical, que ocorre na raiz, e o periodontal, que ocorre nas gengivas, como aponta um estudo realizado pela Universidade de Port Harcourt, na Nigeria.

Quando as bactérias atingem a raiz do dente, também afetam os tecidos próximos ao osso. Isso produz dores mandibulares intensas. Também pode inflamar os gânglios linfáticos e causar febre, além de odor e sabor desagradáveis na boca.

Por isso, você deve consultar um dentista o quanto antes.

Leia este artigo: Cure o abscesso dentário com 10 remédios caseiros

Remédios caseiros para aliviar a dor na mandíbula

Remédios caseiros para aliviar a dor na mandíbula

A dor na mandíbula pode ter diferentes causas e níveis de intensidade. Se você tratá-la a tempo, pode perder mobilidade na mandíbula e apresentar dificultade para falar ou comer.

Esses remédios caseiros irão ajudá-lo a aliviar a dor na mandíbula.

1. Compressa fria

De acordo com um estudo realizado pela Universidade das Américas, no Chile, as compressas frias aliviam a dor e desinflamam os nervos, por isso são muito eficazes para aliviar a dor na mandíbula. Você nunca deve aplicar o gelo diretamente sobre a pele, já que isso pode machucá-lo.

 
  • Coloque o gelo em um saco plástico.
  • Enrole o saco com um pano.
  • Aplique a compressa na área por dez minutos.
  • Tire por dez minutos e depois repita.

2. Compressa quente

A humidade gerada pela água quente relaxa os músculos hiperativos. Além disso, melhora a circulação sanguínea na área afetada, o que ajuda a reduzir a dor, e melhorar o processo de cicatrização, como afirma um estudo realizado pela Universidade Federal do Piauí, no Brasil.

Verifique a temperatura com as mãos antes de aplicá-la no seu rosto.

  • Molhe um pano com água morna.
  • Torça-o para eliminar o excesso de água.
  • Aplique na região por dez minutos.
  • Repita o processo a cada duas horas até aliviar a dor na mandíbula.

3. Melhore sua dieta

Quando você sofre de dor na mandíbula, deve deixer de consumir alguns alimentos. Você deve evitar alimentos crocantes ou duros demais sempre que possível. Por exemplo, frutos secos, vegetais crus, pães duros ou biscoitos. Opte por sopas, vegetais cozidos, queijos macios, e alimentos líquidos.

Além disso, evite mastigar chiclete e beber cafeína. Isso tensiona os músculos da mandíbula e das articulações temporomandibulares, o que intensifica e prolonga a dor na mandíbula. Tente incluir em sua dieta alimentos ricos em cálcio, magnésio e vitaminas A e C.

4. Massageie a área

As massagens ajudam a otimizar o fluxo sanguíneo na área e a melhorar a tensão. Por essa razão, são uma excelente opção para aliviar a dor na mandíbula, independentemente da causa. Lembre-se de fazê-las gentilmente para não machucar a área.

 
  • Aplique azeite de oliva, óleo de coco ou algum creme na área da mandíbula.
  • Com o indicador e o dedo médio, massageie a área com movimentos circulares por cinco minutos.
  • Abra a boca quatro ou cinco vezes.
  • Repita o processo duas ou três vezes por dia.

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5. Controle seu estresse

O estresse pode produzir hábitos bem prejudiciais para a mandíbula. Esses hábitos incluem roer as unhas ou ranger os dentes. Nesse caso, recomendamos que você incorpore ao seu dia-a-dia hábitos de relaxamento, como a ioga ou a meditação. Também é importante que você descanse o suficiente e tenha uma postura adequada.

Adicionalmente, você pode fazer 20 ou 30 minutos de exercícios aeróbicos, duas vezes por semana. O exercício reduz o estresse e ajuda o corpo a gerar endorfinas, como sugure um estudo realizado pela Universidade de Guayaquil, no Equador.

Conclusão

Bocejar abrindo muito a boca, mascar chiclete ou alimentos muito duros e sentar com uma postura inadequada podem aumentar a dor. Por esse motivo, evitar esses hábitos é essencial para aliviar a dor na mandíbula.

Se possível, tente lidar com a dor na mandíbula de forma natural. No entanto, você deve consultar um especialista o mais rápido possível. Se a dor estiver muito forte, o problema pode se agravar. É importante ter atenção a esse problema e tomar os cuidados necessários para tratá-lo.