A cor vermelha aumenta a sua atratividade

· 29 de abril de 2018
A cor vermelha está associada ao poder, ação, vitalidade, ambição e paixão. Saiba mais sobre ela nesse artigo. 

O que você diria se disséssemos que usar vermelho o torna mais atraente? Você não acha isso possível, certo? Vários estudos revelaram que a cor vermelha desperta um interesse visual na percepção daqueles que estão ao nosso redor.

Tanto os homens quanto as mulheres procuram, dia após dia, exteriorizar uma imagem agradável e atraente para o resto da sociedade. Isso abre muitas oportunidades de interação em diversas áreas, de acordo com os interesses dos envolvidos.

Muitas são as ferramentas usadas para parecer bem na frente dos outros. Desde aspectos básicos, como manter uma boa dieta e exercitar-se diariamente, até escolher as roupas certas. Muitas vezes ficamos limitados ou enquadrados nos padrões que a moda impõe.

A forma como uma pessoa se veste diz muito sobre sua personalidade, seus interesses e intenções. Essa ferramenta faz parte da nossa carta de apresentação e é ela quem dá a primeira impressão. Em outras palavras, é outro tipo de linguagem.

O vermelho está associado ao poder, ação, vitalidade, ambição e paixão.

Onde se origina esta reação?

Mulher usando vestido vermelho

O efeito que a cor vermelha gera na atração entre os indivíduos não é o produto de um comportamento aprendido, como se poderia pensar. Tem implicações muito mais instintivas e naturais, como demonstrado por um estudo realizado pela Universidade de Rochester (Estados Unidos) em 2008.

De acordo com os dados coletados, este impacto gerado pela cor vermelha revela parte da nossa natureza animal. Assim como os seres humanos, outras espécies exibem o mesmo tipo de comportamento, como no caso dos chimpanzés e macacos, espécie animal onde a fêmea atrai o macho através da cor vermelha de suas bochechas.

No mundo animal, a cor vermelha é um símbolo da ovulação e do período em que há uma maior probabilidade de procriação. Embora isso não seja mais levado em conta, ainda está presente no subconsciente do indivíduo.

Não é uma questão de gênero

Mulher com cabelos vermelhos

O psicólogo Andrew Elliot, pesquisador da Universidade de Rochester, em um primeiro estudo em 2008, analisou o comportamento de homens apresentando uma seleção de fotografias de mulheres com características físicas semelhantes, mas enquadrando umas em vermelho e outras em azul. Desta forma, ele poderia quantificar qual cor recebeu mais atenção.

O resultado revelou que, embora as mulheres fossem fisicamente semelhantes, os homens, em sua maioria, optavam por aquelas emolduradas em vermelho.

Observando esses resultados, o mesmo pesquisador continuou seu estudo em 2010, mas, desta vez, voltado para as mulheres. Este foi feito para determinar se elas tinham o mesmo efeito, mostrando-lhes fotos de homens usando camisetas vermelhas e azuis.

Esta nova pesquisa concluiu que as mulheres eram mais atraídas por homens com camisetas vermelhas do que aqueles que tinham camisetas azuis, conforme relatado no Journal of Experimental Psychology.

Simbolismo da cor vermelha

Boca com batom vermelho

Sua personalidade forte e marcante pondera a cor vermelha como um símbolo de emoções e situações de alta intensidade, uma questão que se entende universalmente, que permite que o seu simbolismo tenha uma alcance ilimitado.

São muitas as vinculações que se fazem para essa cor, como as relacionadas à paixão, sensualidade e erotismo. É por isso que os temas relacionados ao amor são sempre acompanhados por essa cor. É o caso de dar rosas vermelhas para namoradas, outros presentes com embalagens vermelhas ou corações vermelhos.

Se você é tímida ou tímido, o uso da cor vermelha não é recomendado porque você atrairá mais atenção do que o necessário, aumentando seu desconforto ou insegurança.

No caso do sexo masculino, há uma tendência a vincular essa cor nas mulheres à sensualidade. O uso de vestidos vermelhos e roupas íntimas vermelhas desperta o interesse sexual e, portanto, é recomendado para o aumento da libido entre os casais.

O vermelho também está associado ao poder e ao sucessoDe fato, essa simbolização é mais frequente em mulheres ao observarem homens com roupas dessa cor.

Estudos têm mostrado que o vermelho reflete para as mulheres um homem com maiores habilidades e oportunidades, cheio de novas ideias, cumpridor de metas.

Finalmente, apesar da origem instintiva dos efeitos da cor vermelha nos seres humanos, é importante ter em mente que seu simbolismo pode variar de acordo com a situação em que se encontra e que, ao administrar esses códigos de comunicação, podemos expandir nossa sociabilidade.