9 dicas para não adormecer dirigindo

Uma boa ventilação e manutenção de uma temperatura adequada é um dos fatores-chave para não adormecer dirigindo, uma vez que o calor excessivo pode aumentar o cansaço
9 dicas para não adormecer dirigindo

Última atualização: 27 maio, 2022

Adormecer enquanto dirige pode ser mortal. Viajar de carro de uma cidade para outra pode economizar o custo de um bilhete de avião, mas devemos estar preparados para enfrentar o cansaço ao volante.

É necessário nos preparar, limitar coisas que nos deixem com sono na estrada e ficar alertas.

Aqui estão algumas dicas a ter em mente para não adormecer dirigindo:

1. Um longo descanso antes para evitar adormecer dirigindo

Se pensarmos em percorrer longas distâncias, uma excelente recomendação é fazer um longo descanso de pelo menos 7 horas antes da viagem.

Dormir bem nos ajudará a ficar alertas nas próximas horas.

Está provado que as pessoas que dormem pouco durante a noite têm três vezes mais chance de desenvolver falta de concentração no dia seguinte.

Sob um estado de fadiga, nossa capacidade de manobra e resposta na estrada pode ser afetada.

2. Faça refeições leves durante a viagem

Não coma refeições pesadas para não adormecer dirigindo

Os motoristas que fazem viagens longas e optam por refeições pesadas a meio caminho ficam mais propensos a adormecer, mesmo durante o dia.

Comer carnes vermelhas e carboidratos complexos em grandes quantidades irá causar uma digestão mais pesada. E isso induzirá o sono.

O problema é que o processo digestivo exigirá uma maior quantidade de energia e haverá uma tendência à sonolência. Um almoço equilibrado pode salvar nossa vida.

3. A necessidade de tomar um bom café da manhã

A primeira refeição do dia deve ser energética e nos oferecer o impulso necessário para manter em pleno nossas faculdades psicológicas e físicas.

Uma refeição rica em proteínas, carboidratos e minerais nos manterá alerta durante a primeira metade do dia.

4. Boa ventilação

Homem atento ao dirigir

Dirigir sem ar condicionado ou com calor limita a quantidade de oxigênio e isso fará com que sintamos uma necessidade de dormir.

Por outro lado, uma sensação térmica agradável nos ajudará a ficar alertas. É vital eliminar todos os fatores externos que podem causar exaustão ou sonolência.

Além disso, expor-nos ao calor intenso pode causar:

  • Modificações em nossa tensão
  • Tonturas
  • Náuseas
  • Quadros clínicos complicados

Todos esses fatores podem aumentar a probabilidade de perder o controle quando dirigimos.

5. Paradas para descanso

Manter a visão fixa por um longo tempo gera um gasto de energia e cansaço natural. Uma boa forma de evitá-lo é fazer pequenas paradas para diminuir o estresse e respirar um pouco de ar fresco.

Hoje é sabido que fazer pausas regulares aumenta nossa atenção e atividade cerebral. Uma parada de 10 ou 15 minutos a cada duas horas de condução descansará a visão e favorecerá uma melhor resposta ao nível dos reflexos.

6. Dirija em velocidade moderada

Homem dirigindo

Dirigir em altas velocidades nos obriga a desviar de outros veículos e ficar alerta. Isso exige mais de nossos sentidos e as manifestações da fadiga surgirão mais rapidamente.

É melhor dirigir a uma velocidade moderada para exigir menos de seu corpo.

7. Evite dirigir entre as 2 e 5 da manhã

O corpo humano sente um sono mais intenso entre as 2 e as 5 da manhã. Nosso corpo está acostumado a entrar em fase de relaxamento intenso durante essas horas.

Neste período, ocorre o estágio do sono REM, ou onda profunda.

Nesse intervalo de tempo, nosso sistema nervoso tende a relaxar, aumentando o nível de risco quando estamos ao volante.

8. O álcool pode nos fazer adormecer

Evite beber álcool se não quiser adormecer dirigindo

Nós já conhecemos as razões pelas quais não podemos dirigir sob a influência do álcool. Além disso, o álcool em pequenas quantidades tem efeitos sedativos e inibitórios no corpo.

É por isso que é bastante comum sentir algum sono depois de tomar bebidas alcoólicas.

Bebidas como a cerveja afetam o GABA, uma substância neurotransmissora que contribui para a regulação dos estados de ansiedade. O resultado: perda de alerta que é necessário ao dirigir.

O consumo de antidepressivos, pílulas para dormir e antialérgicos são igualmente  prejudiciais.

9. Leve um bom copiloto para não adormecer dirigindo

Manter-nos acordados será fácil se tivermos um copiloto que fale bastante para nos acompanhar em nossa viagemEspecialmente se conduzir a horas tardias da noite.

Nosso companheiro pode nos avisar sobre qualquer incidente rodoviário, nos avisar se começarmos a ficar com sono e até mesmo revezar a condução.

É importante que a pessoa ao nosso lado não adormeça. Caso contrário, é muito mais provável que o condutor fique com mais sono ainda.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Martín, A. V. (2014). Farmacología y toxicología del alcohol etílico, o etanol. Anales de la Real Academia de Medicina y Cirugía de Valladolid, (51), 241-248.
  • MARTIN, G. H. (2019). Los efectos del alcohol y sus interacciones con los fármacos.
  • Philip, P., Sagaspe, P., Moore, N., Taillard, J., Charles, A., Guilleminault, C., & Bioulac, B. (2005). Fatigue, sleep restriction and driving performance. Accident Analysis & Prevention, 37(3), 473-478.
  • Fatigue and crash risk – Mobility and transport – European Commission. (2021). Retrieved 4 April 2021, from https://ec.europa.eu/transport/road_safety/specialist/knowledge/fatique/fatigue_and_road_crashes/fatigue_and_crash_risk_en
  • Rosales Mayor, E., Egoavil Rojas, M. T., Durand Vila, I. S., Montes Ccaccro, N. E., Flores Herrera, R. E., Rivera García, S. L., … & Rey de Castro Mujica, J. (2009). Accidentes de carretera y su relación con cansancio y somnolencia en conductores de ómnibus. Revista Médica Herediana, 20(2), 48-59.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.