9 alimentos que você não sabia que possuem tanto açúcar
Revisado e aprovado por a enfermeira Leidy Mora Molina
Em uma dieta é muito comum ser enganado pelas aparências, visto que há uma série de alimentos que, mesmo que não aparentem, possuem mais açúcar do que imaginamos.
Mesmo que na medida certa seja indispensável para nosso organismo, é muito desaconselhável consumi-lo em excesso. Por isso hoje convidamos você a conhecer os alimentos com alto teor de açúcar.
Esse ingrediente, em excesso pode trazer consequências ruins além de estéticas, pois aumenta o risco de falta de vitaminas do complexo B.
O ato de consumir muito açúcar aumentará a demanda desses micronutrientes, e se sua ingestão é baixa, teremos mais risco de sofrer de falta de vitaminas do complexo B, como B1, B2 e B5.
E isso também significa que a probabilidade de desenvolver cáries dentárias também aumenta, mesmo que a escovação seja diária e correta.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o açúcar deve representar 5% da ingestão total de calorias.
O ideal seria comer o equivalente a entre seis e nove colheres de chá por dia. No entanto, a realidade é que em um dia consumimos a quantidade máxima para uma semana.
A chave está em realizar exercício e conhecer a verdadeira quantidade desse ingrediente em tudo que você come.
1. Panqueca de milho pode conter alto teor de açúcar
Talvez você tenha comprado para comer algo entre as refeições pensando que não é um dos alimentos mais calóricos, mas cuidado, pois possuem grandes quantidades de açúcar.
Duas panquecas de milho e um iogurte (33g) possuem 10,2g desse ingrediente, equivalente a 2,55 torrões. Dessa forma, a melhor alternativa é que se opte por panquecas sem açúcar que há no mercado.
Ver também: 8 alimentos que você deve evitar caso queira definir o abdômen
2. Açúcar mascavo
Tanto o açúcar mascavo quanto o branco são iguais. Apenas se diferenciam por uma camada de melado de cana que confere mais sabor.
É possível afirmar que 4 torrões de açúcar mascavo possuem 98% desse ingrediente. Se você procurar um substituto, é preferível utilizar stévia.
3. Leite de amêndoas
O leite de amêndoas não é menos calórico do que o leite convencional e também possui lactose.
- Um copo de leite equivale a um total de 10 gramas de açúcar, independentemente de ser desnatado ou integral.
Para as pessoas intolerantes à lactose há outras opções que oferecem cálcio ao corpo, como o leite sem lactose.
4. Molho de tomate
Apesar de ser menos calórico do que os molhos para massas já prontos, o de tomate não deixa de ser um produto açucarado. Uma embalagem pequena de 210 ml de molho possui 16 gramas de açúcar, o mesmo que quatro torrões.
5. Grãos integrais
Apesar de ser um produto mais saudável do que os cereais convencionais não se deixem levar pelas aparências.
O problema é que esse tipo de alimento possui altos níveis de açúcar. Para estar ciente disso, não deixe de ler sua composição.
6. Barras de cereais
Ainda que nem todas as barras de cereais sejam iguais, pois algumas possuem uma quantidade alta de proteínas, outras possuem cerca de 48 gramas de açúcar por porção.
O certo é que quase todas apresentam uma alta quantidade desse ingrediente, e é melhor evitá-las.
7. Biscoitos de água e sal
Se durante a semana você comer, aproximadamente, 16 bolachas, seu corpo recebe mais de 4 gramas de açúcar, equivalente a 6 talos de aipo, por exemplo.
Tenha cuidado com esse tipo de aperitivos.
8. Frutos secos
Os frutos secos são muito saudáveis, mas devem ser consumidos com moderação. E isso não é apenas por serem muito calóricos, mas também por possuírem grandes quantidades de açúcar, mesmo que não pareça.
Devemos ficar de olho nas as nozes ou amêndoas, pois se você comer 20 gramas de nozes por dia estará comendo quase 12 gramas de açúcar.
Recomendamos que leia: Dieta depurativa de 15 dias para reduzir a cintura sem esforço
9. Manteiga de amendoim
Você gosta de manteiga de amendoim? Então pode consumir, mas com moderação. Tenha em vista que apenas quatro colheres estarão fornecendo a seu corpo até 7 gramas de açúcar.
Para cuidar de sua saúde, procure reduzir as quantidades que você consome.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Freeman CR, Zehra A, Ramirez V, Wiers CE, Volkow ND, Wang GJ. Impact of sugar on the body, brain, and behavior. Front Biosci (Landmark Ed). 2018 Jun 1;23:2255-2266. PMID: 29772560.
- Plaza-Diaz J, Pastor-Villaescusa B, Rueda-Robles A, Abadia-Molina F, Ruiz-Ojeda FJ. Plausible Biological Interactions of Low- and Non-Calorie Sweeteners with the Intestinal Microbiota: An Update of Recent Studies. Nutrients. 2020 Apr 21;12(4):1153. doi: 10.3390/nu12041153. PMID: 32326137; PMCID: PMC7231174.
- Costa-Rodrigues J, Pinho O, Monteiro PRR. Can lycopene be considered an effective protection against cardiovascular disease? Food Chem. 2018 Apr 15;245:1148-1153. doi: 10.1016/j.foodchem.2017.11.055. Epub 2017 Nov 15. PMID: 29287334.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.