8 sinais que seu corpo envia quando precisa se desintoxicar
Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Você costuma ajudar seu corpo a se desintoxicar? Todos os dias, inevitavelmente, nosso organismo é invadido por uma ampla variedade de toxinas que podem vir dos alimentos, do ambiente ou de alguns processos metabólicos.
Os órgãos excretores se encarregam de filtrá-los da corrente sanguínea e, dessa forma, evitam que interfiram na atividade das células e dos tecidos.
O problema é que, muitas vezes, sobrecarregamos suas tarefas e, mesmo que se esforcem para remover as toxinas, estes órgãos acabam apresentando alterações que impedem seu funcionamento adequado.
Como consequência, é gerada uma série de reações negativas a nível físico e emocional que, caso não sejam controladas a tempo, podem originar graves complicações para a saúde.
E cuidado! Pois como estas reações muitas vezes se confundem com algumas afecções comuns, é necessário prestar muita atenção porque podem alertar para a necessidade do organismo de se desintoxicar.
A seguir compilamos as 8 principais para que você preste atenção quando estas aparecerem em seu corpo.
Indícios de que o organismo precisa se desintoxicar
1. Dores de cabeça
As dores de cabeça são um sintoma que pode ser manifestado pelo desenvolvimento de muitas condições de saúde, por isso, caso a tenhamos de forma recorrente, o melhor é consultar um médico.
Entretanto, quando aparecem sem razão aparente, de maneira esporádica, é provável que tenham relação com o acúmulo excessivo de toxinas.
As partículas ambientais, os aditivos químicos de alguns alimentos e as substâncias voláteis de certos perfumes, por exemplo, são causas comuns desta reação.
2. Gases
Os gases são comuns quando o organismo tem dificuldades para digerir certas substâncias, ou mesmo quando existem alterações na flora bacteriana do intestino.
Isso pode indicar alguma redução na produção de enzimas digestivas e cultivos vivos que são determinantes para uma boa digestão dos alimentos.
Ainda que seja muito comum aparecer com a idade, sofrer regularmente com gases pode ser sinal de acúmulo de resíduos.
3. Insônia
Os transtornos do sono podem ser gerados por muito fatores, portanto, o acúmulo excessivo de toxinas pode ser um deles.
Estas partículas presentes na corrente sanguínea afetam os processos que se encarregam de liberar as substâncias que induzem o sono.
Além disso, aumentam os níveis de estresse e ansiedade, dois fatores diretamente relacionados com a incapacidade de dormir bem.
Leia também: Vença a insônia com estes 5 conselhos
4. Intestino preguiçoso
Esta é uma condição que ocorre como consequência do consumo excessivo de alimentos ricos em fibras, gorduras e açúcares refinados.
Seu sintoma principal é a prisão de ventre, e às vezes também gera inflamação, dor abdominal e acúmulo de gases.
Seu tratamento inclui o consumo de fibras naturais e água. Mas, além disso, também é bom realizar um completo processo de desintoxicação para remover todos os resíduos retidos.
5. Problemas de concentração
Apesar de se tratar de um sintoma subjetivo relacionado a vários problemas físicos e mentais, seu aparecimento está vinculado com as toxinas derivadas do álcool, do cigarro e do ar.
Estas substâncias afetam a saúde cerebral, minimizando, assim, seu funcionamento e afetando a capacidade para pensar e se concentrar.
Sofrer com este problema de forma repentina pode indicar que o corpo precisa de um ajuda para se desintoxicar.
6. Halitose
O mau hálito ou halitose é um sintoma que pode ser decorrente de várias doenças, incluindo a diabetes e os problemas hepáticos.
Sua aparição indica que os órgãos excretores estão com dificuldades para remover as toxinas e, por isso, o uso de enxaguantes bucais não é suficiente para combatê-lo.
Se acaso nada eliminar por completo este problema, o ideal é adotar uma alimentação depurativa, rica em frutas e vegetais.
7. Icterícia
Antes de mais nada, a icterícia é uma condição que se caracteriza pela cor amarelada da pele e das mucosas.
Aparece quando os níveis de bilirrubina aumentam no sangue; seja por alguma doença hepática ou porque o organismo não pode remover por completo as toxinas.
Além disso, costuma aparecer devido ao consumo excessivo de alguns medicamentos que alteram o funcionamento normal do fígado.
Recomendamos a leitura: 5 receitas para limpar o fígado
8. Sobrepeso
Ter sobrepeso, apesar de cuidar para combater o acúmulo de gordura, pode ser o resultado de um retenção de toxinas.
Os resíduos que ficam na corrente sanguínea e nos tecidos afetam o processo de absorção de nutrientes e, por outro lado, alteram as funções metabólicas que ajudam a transformá-los em energia.
A desintoxicação contribui para o reinício do funcionamento dos sistemas principais, removendo os resíduos e controlando, assim, o excesso de inflamação.
Você percebeu algum destes sinais? Caso identifique vários deles, melhore sua alimentação e, ao mesmo tempo, adote um plano de desintoxicação baseado em ingredientes orgânicos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Cáceres M, La O Y, González L, Olivera I. Estudio oftalmológico de la migraña con aura visual. Rev Cubana Oftalmol. 2005;18(1).
- Moreno Leguizamón C. Salud-enfermedad y cuerpo-mente en la medicina ayurvédica de la India y en la biomedicina contemporánea. Antípoda Revista de Antropología y Arqueología. 2006;(3):91-121.
- Carrillo SC. Amalgama y mercurio. Visión y evolución en la odontología restauradora actual. Rev ADM. 2019;76(6):322-327.
- Tiller JW. Depression and anxiety. Med J Aust. 2013 Sep 16;199(S6):S28-31.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.