8 remédios caseiros para combater a enxaqueca e as dores de cabeça

· 21 de julho de 2016
Você costuma sentir muita dor de cabeça e enxaqueca? Continue lendo para descobrir ótimos remédios para acabar com esse problema.

A enxaqueca é uma das doenças mais comuns hoje em dia, que afeta principalmente as mulheres entre os 15 e 55 anos. Ela está relacionada a aspectos como mudanças hormonais, fatores hereditários, má alimentação, estresse, uso de alguns contraceptivos orais, gravidez, consumo de álcool, ansiedade, barulhos fortes, transtornos do sono, tabagismo, entre outros. Continue lendo para descobrir a como combater a enxaqueca.

A princípio, a pessoa pode chegar a confundir uma enxaqueca com uma dor de cabeça comum; porém, a enxaqueca se caracteriza por ser uma crise mais recorrente, que dura de 2 a 72 horas, com uma dor mais severa, principalmente mais de um lado da cabeça do que de outro. Além disso, pode vir acompanhada por outros sintomas como náuseas, vômitos, sensibilidade à luz, fadiga, visão alterada, ansiedade, entre outros.

Existem muitos remédios naturais para combater a enxaqueca e aliviar seus sintomas incômodos que quase sempre nos impedem de continuar com nossas tarefas diárias. Ainda que estes remédios costumem funcionar como calmantes, antes de experimentar algum deles, é muito importante consultar um médico, principalmente se os sintomas costumam surgir com frequência.

Tratamentos para combater a enxaqueca

Gengibre

combater a enxaqueca com gengibre

A raiz de gengibre tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, ideais para combater a enxaqueca e quase todos os seus sintomas. Para aproveitar seus benefícios, simplesmente prepare um chá de gengibre adicionando um pedaço da raiz em uma xícara de água fervendo e deixe repousar por alguns minutos. Também é ideal para combater as cefaleias comuns. Também é efetivo para tratar a vertigem e náuseas na gravidez.

Leia também: Causas das enxaquecas que você não conhecia

Camomila

A camomila é utilizada já há muito tempo para diminuir febres, mas também é recomendada para combater a enxaqueca e as dores de cabeça comuns. Inclusive, bebê-la regulamente ajuda a prevenir as crises que a enxaqueca costuma causar. Prepare uma infusão com três colheres de sopa de camomila seca por 1/2 litro de água. Coloque-a para ferver, depois deixe-a repousar durante 10 minutos, adicione algumas gotas de limão e beba.

A matricária ou Santa Maria

Esta planta pode ser utilizada para prevenir e combater a enxaqueca de maneira efetiva. Para isso, podemos consumi-la em infusão ou também como extrato. Se optar por fazer a infusão, adicione uma colherzinha de chá da erva em um copo de água e beba até 4 copos por dia.

Aromaterapia com óleos essenciais

Óleos-combater-enxaqueca

A aromaterapia é outra forma eficaz de aliviar a dor e os demais sintomas causados pela enxaqueca. Para isso, você pode escolher óleos essenciais como o de lavanda, o de camomila, o de menta, o de manjericão, o de alecrim e/ou melissa.

Para começar, você pode misturar no máximo três desses óleos ou inclusive usar só um; adicione 6 gotas em um copo de água e depois aplique com um pano sobre a cabeça e o pescoço. Também pode colocar a água para ferver, adicionar as gotas do óleo e respirar os vapores.

Tratamentos para aliviar as dores de cabeça

Ainda que a enxaqueca venha acompanhada de dor de cabeça, os sintomas são diferentes e ambos devem ser diferenciados. As cefaleias são as famosas dores comuns, que costumam ser mais leves e momentâneas. Em geral, são causadas por tensão emocional, pressão alta, ressaca, infecções, deficiência alimentar, acumulação de toxinas no organismo, cansaço, entre outros.

Ainda que alguns dos remédios para a enxaqueca costumem ser efetivos em casos de dores de cabeça comuns, a seguir daremos as receitas de outros bons remédios para as cefaleias.

Chá de erva de limão

limao-combater-enxaqueca

O chá de erva de limão nos ajuda a controlar as tensões, favorece o relaxamento e alivia a dor de cabeça. Basta preparar uma infusão com uma colherzinha de chá de erva de limão para cada xícara de água fervendo.

Rosas

As rosas têm propriedades que ajudam a relaxar, combater o estresse, a ansiedade e a tensão, que são causas da dor de cabeça. É recomendável colocar no quarto um recipiente com água fervendo e adicionar pétalas de rosas.

Azeite de oliva

azeite-combater-enxaqueca

O azeite de oliva tem um antioxidante muito poderoso que nos ajuda a combater as incômodas dores de cabeça. Para isso é recomendável tomar duas colheres de azeite de oliva.

Infusão de hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta tem propriedades analgésicas suaves e uma ação calmante que é efetiva no tratamento das dores de cabeça e enxaquecas. O recomendado é preparar uma infusão de hortelã-pimenta com quatro folhas da planta para cada xícara de água quente.

Também é possível triturar a hortelã, misturá-la com 10% de óleo essencial de hortelã-pimenta, e aplicar diretamente fazendo massagens na testa e nas áreas que estiverem doendo mais.