7 remédios naturais para reduzir a celulite
Escrito e verificado por o médico Carlos Fabián Avila
Descubra como reduzir a celulite, aquela incômoda “inquilina” que acompanha muitas mulheres e que se nega a ir embora apesar de tantos remédios, cremes e exercícios.
Eliminá-la por completo não é nada fácil, a não ser que passemos pelas mãos de um cirurgião. Por isso, não temos outra opção além de aceitá-la e assumir que a celulite faz parte de nosso corpo.
Dizemos isso por uma razão muito simples: são muitas mulheres que não se sentem bem ao fazer coisas tão comuns como ir à praia ou à piscina, não se atrevem a usar biquíni ou outro tipo de roupa de banho e, o que é ainda pior, muitas chegam a acreditar que estão acima do peso.
Devemos ter claro que o fato de termos celulite nem sempre é consequência direta de ter alguns quilos a mais.
Na grande maioria das vezes a celulite se deve exclusivamente a uma predisposição genética.
É recomendável, portanto, aceitar nosso corpo com estes pequenos detalhes.
Apesar disso, sempre faremos todo o possível para minimizar a celulite, para gostarmos mais da nossa imagem na frente do espelho sabendo, além disso, que gozamos de uma boa saúde.
Hoje, em nosso espaço, queremos propor o seguinte: reduzir a celulite de forma natural, por meio de conselhos saudáveis que, além de atacá-la, irão proporcionar uma sensação de bem-estar.
Dicas para reduzir a celulite naturalmente
1. Alimentos frescos e naturais
Todos sabemos que é necessário comer bem e se alimentar da melhor forma possível.
No entanto, temos que admitir: com nossos horários e nossa falta de tempo recorremos ao fast food, aos alimentos processados e ricos em gorduras que satisfazem também nossas necessidades emocionais.
- Para reduzir a celulite é muito importante diminuir ao máximo o consumo de alimentos processados, bem como aqueles que contêm muito sal ou açúcar.
- Devemos nos lembrar de que a ingestão de sódio em excesso aumenta a retenção de líquidos e intensifica a celulite.
- Assim, será muito importante optar sempre por alimentos frescos e naturais: tomate, pimentão, couve-de-bruxelas, cenoura, alcachofra,
- Em relação aos cereais, escolha aqueles que são integrais.
2. Comece a consumir algas marinhas
Nas lojas especializadas encontramos diferentes tipos de algas: nori, agar agar, kombu, hiziki, arame…
As algas têm um efeito saciante graças ao seu teor de iodo, regulam o funcionamento da tireoide e, além disso, contêm uma alta dose de nutrientes concentrados.
Como curiosidade, você vai gostar de saber que quando as algas marinhas entram em nosso corpo, elas agem como um maravilhoso remédio depurativo, ideal para eliminar as toxinas que causam a celulite.
3. Uma boa hidratação: água com hortelã e limão
Uma boa hidratação é fundamental para ter um organismo mais saudável, mais limpo, mais livre de toxinas.
É recomendável beber pequenas porções de líquidos ao longo de todo o dia.
Não é necessário que seja água. Na verdade, se adicionarmos à garrafa de água, por exemplo, limão e folhas de hortelã, aumentaremos seu poder depurativo.
Além disso, para favorecer a produção de colágeno e reparar as áreas afetadas pela celulite, também é necessário beber bastante líquido.
Tenha sempre consigo uma garrafinha ou copo de água.
4. As sementes de linhaça
Em nosso propósito de favorecer a produção de colágeno e reparar as áreas afetadas pela celulite, será muito bom consumir diariamente uma colher de chá de sementes de linhaça.
Graças a estas sementes obteremos proteínas e minerais importantes para ter uma pele mais forte e mais firme.
Assim, como proposta fácil, econômica e deliciosa, será uma ótima ideia tomar no café da manhã uma batida natural de maçã verde, mel e abacaxi, acrescentando a colher de sementes de linhaça.
5. Uma hora de exercícios
O exercício regular e de intensidade moderada aumenta nossa massa muscular e reduz a presença de celulite.
É aconselhável, portanto, estabelecer pelo menos dois momentos ao longo do dia para fazer alguma atividade física.
Podemos caminhar pelas manhãs, fazer aulas de zumba, alguma dança ou até natação.
Trata-se de tomar consciência de que o sedentarismo, ou até o fato de passar muito tempo em pé ou sentado, dificulta a circulação e aumenta a retenção de líquidos nas pernas.
Assim, lembre-se: o movimento é vida e ajuda a ter uma aparência muito melhor diante do espelho.
6. Sim ao molho de tomate natural
Molho de tomate para reduzir a celulite? Por mais estranho que pareça, sim.
Basta incluir em nossos pratos um pouco de molho de tomate para nos beneficiarmos de seu alto teor de licopeno, um tipo de antioxidante muito saudável.
Além disso, sabe-se que ao cozinhar um molho de tomate com um pouco de azeite de oliva a concentração de licopeno se eleva, ajudando-nos a sintetizar um pouco mais de colágeno.
7. Esfoliação a seco para reduzir a celulite
A maioria de nós se acostumou a esfoliar a pele no chuveiro.
Experimentemos algo novo, algo que podemos incorporar a nossa rotina duas a três vezes por semana: uma “escovação” suave das áreas rebeldes de nossas pernas onde se encontra a celulite.
Desta forma, facilitamos a circulação, eliminamos as células mortas e oxigenamos um pouco mais as áreas onde se acumulam os líquidos e a inflamação.
Não hesite em colocar em prática estes conselhos tão simples para ver resultados ao longo de alguns meses.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Escoda N. Universidad Autónoma de Barcelona. Importancia de la nutrición en la salud y en la belleza de la piel. (2008).
semcc.com/master/files/Nutricion%20y%20%20piel%20-%20Dra.%20Escoda.pdf
- Productos Remington. BB1000 Cepillo Corporal Reveal.
- X. Garcia-Navarro, F. Corella, D. Barco, E. Vilarrasa, A. López, L. Puig. Celulitis. Elsevier Revista Farmacia Profesional. Clínica y tratamiento. (2008).
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.