7 benefícios da tilápia que você não conhecia

· 19 de janeiro de 2018
A tilápia é um peixe rico em ácidos graxos essenciais ômega 3 e proteínas. Pode ser um grande aliado da nossa saúde cardiovascular e um complemento ideal para a dieta das grávidas.

Conheça os benefícios da tilápia, um grupo de peixes de origem africana entre os quais se encontra a tilápia azul, a tilápia do Nilo e a tilápia de Moçambique.

Habitam águas doces e salgadas e se destacam na gastronomia pelo seu sabor neutro e pela facilidade de preparo com outros acompanhamentos.

Não é tão popular quanto o salmão ou outras variedades de peixes gordurosos, mas pode ser adquirida fresca em muitos mercados.

Tem poucas calorias e gorduras, e por ser uma fonte rica em nutrientes essenciais, é ideal para qualquer plano de alimentação saudável.

É uma fonte importante de vitamina D e proteínas de alto valor biológico. Depois de ser assimilada no organismo, oferece várias propriedades interessantes.

Você conhece os benefícios da tilápia? A seguir comentamos os 7 principais.

Principais benefícios da tilápia

Mulher grávida

1. Pode ser consumida por mulheres grávidas

O peixe é um dos alimentos que costumam ser incluídos na lista de alimentos perigosos para as mulheres durante a gravidez.

No entanto, dado que a tilápia tem um baixo teor de mercúrio e oferece ácidos graxos ômega 3, costuma ser recomendada como complemento na alimentação.

  • O mercúrio é um metal tóxico que se encontra em quantidades perigosas em peixes como o peixe-espada, o atum e o cação.
  • A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (AESAN) recomendou em 2010 evitar o consumo desses tipos de peixe, em especial para menores de 3 anos e grávidas.

2. Contém ácido DHA

O teor de DHA da tilápia é outro motivo pelo qual o seu consumo é aconselhado para mulheres grávidas.

Esse ácido docosa-hexaenóico faz parte dos ácidos graxos ômega 3. Favorece o desenvolvimento do sistema nervoso central, cérebro e olhos do feto, o que, em conjunto, é fundamental para suas funções cognitivas.

As gestantes devem consumir, pelo menos, 200 mg de DHA por dia.

O DHA, entre outras coisas, serve para melhorar a circulação sanguínea, a saúde ocular e as habilidades cerebrais.

3. Oferece proteínas

Filés de peixe

Se você observar as informações nutricionais da tilápia, poderá comprovar que é um alimento com uma quantidade importante de proteínas de alto valor biológico.

Esses nutrientes essenciais, que participam dos processos cognitivos e de saúde metabólica, são assimilados com mais facilidade do que quando provenientes de outros alimentos.

  • Cada porção de 100 gramas oferece até 20 gramas de proteína, ou seja, uma quantidade similar a que o frango contém.
  • As proteínas de alto valor biológico são aquelas que contêm mais aminoácidos e, portanto, são necessárias para manter uma dieta equilibrada.

4. Protege a saúde cardiovascular

Incluir a tilápia na alimentação é uma forma simples e deliciosa de oferecer importantes benefícios ao sistema cardiovascular.

Embora a DHA não seja produzida de forma natural no corpo, exerce efeitos importantes quando é obtida dos alimentos.

  • Contribui para uma melhor circulação sanguínea, um fator chave para evitar a pressão alta e problemas de coração.
  • Diminui a presença de colesterol ruim nas artérias, uma das principais causas de aterosclerose e doenças cardíacas e vasculares.

5. Melhora a digestão

Boa digestão

Diferentemente dos outros tipos de carne, a tilápia contribui para a melhora do processo de digestão, não apenas por seus nutrientes essenciais, mas por sua textura.

  • Não é pesada para o sistema digestivo por ser rapidamente digerida, e impede a inflamação e a prisão de ventre.
  • Pode ser combinada com vegetais para obter pratos completos e leves.

6. Previne a anemia

Embora o teor de ferro da tilápia seja mínimo, ela conta com outros nutrientes que podem ajudar a prevenir a anemia.

  • Vitaminas do complexo B (B3, B6, B9 e B12)
  • Magnésio
  • Zinco

Esses nutrientes, por sua vez, ajudam a manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis.

7. Ajuda a manter um peso saudável

Manter um peso saudável

Por seu índice de proteínas de alto valor biológico e nutrientes essenciais, a tilápia é uma excelente opção para cuidar do peso sem descuidar da alimentação.

Estes nutrientes ajudam no processo de formação de massa muscular, o que permite melhorar a atividade do metabolismo.

  • Melhora o rendimento físico e mental, favorecendo a resistência durante as atividades esportivas.
  • É um alimento que prolonga a sensação de saciedade, diminuindo a ansiedade, o que reduz a vontade fazer pequenos lanches calóricos.

Agora que você conhece os benefícios da tilápia, está pronto para incluí-la em sua dieta regular? Ela pode ser preparada na churrasqueira, no forno ou a vapor e ficará deliciosa.

Seu sabor e cheiro não são tão fortes como os de outros peixes, o que, sem dúvida, pode ser interessante para muitos.