7 benefícios da tilápia que você não conhecia

31 de dezembro de 2019
A tilápia é um peixe rico em ácidos graxos essenciais ômega 3 e proteínas. Pode ser um grande aliado da nossa saúde cardiovascular e um complemento ideal para a dieta das grávidas.

A tilápia é o nome genérico de um grupo de peixes de origem africana, entre os quais várias espécies são encontradas, como a tilápia azul, a tilápia do Nilo ou a tilápia de Moçambique.

Habitam águas doces e salgadas e se destacam na gastronomia pelo seu sabor neutro e pela facilidade de preparo com qualquer acompanhamento.

É um peixe branco, com poucas calorias e gorduras e, devido à sua riqueza de nutrientes essenciais, é ideal para qualquer plano de alimentação saudável. De fato, é uma fonte importante de vitamina D e proteínas de alto valor biológico.

A seguir veremos as 7 principais propriedades da tilápia.

1. Pode ser consumida por mulheres grávidas?

Mulher grávida

A tilápia geralmente é recomendada por seu baixo teor de mercúrio e seu fornecimento de ácidos graxos ômega 3, mas sua suposta capacidade benéfica foi recentemente questionada.

  • O mercúrio é um metal tóxico encontrado em quantidades perigosas em peixes como espadarte, atum vermelho ou cação.
  • Da mesma forma, a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição (AESAN) recomendou em 2010 evitar o consumo desses peixes, principalmente em crianças menores de 3 anos e mulheres grávidas.

2. Contém ácido DHA

O teor de DHA da tilápia é outro motivo pelo qual o seu consumo é recomendado.

Esse ácido docosa-hexaenóico faz parte dos ácidos graxos ômega 3. Favorece o desenvolvimento do sistema nervoso central, e desacelera a deterioração cognitiva; da mesma forma, possui propriedades neuroprotetoras altamente recomendadas, conforme afirma este estudo da Universidade do Chile.

3. Oferece proteínas

Filés de peixe

Se você observar as informações nutricionais da tilápia, poderá comprovar que é um alimento com uma quantidade importante de proteínas de alto valor biológico, nutrientes essenciais, que participam dos processos cognitivos e de saúde metabólica.

  • Cada porção de 100 gramas oferece até 20 gramas de proteína, ou seja, uma quantidade similar a que o frango contém.
  • As proteínas de alto valor biológico são aquelas que contêm mais aminoácidos e, portanto, são necessárias para manter uma dieta equilibrada.

4. Protege a saúde cardiovascular

A tilápia protege a saúde cardiovascular.

Incluir a tilápia na alimentação é uma forma simples e deliciosa de oferecer importantes benefícios ao sistema cardiovascular, conforme afirma este estudo realizado pela Universidade Nihon (Japão).  O DHA não é produzido naturalmente no corpo, por isso é necessário obtê-lo através dos alimentos.

  • O DHA contribui para uma melhor circulação sanguínea, um fator chave para evitar a pressão alta e problemas de coração.
  • Os ácidos graxos podem diminuir os níveis de colesterol ruim nas artérias, uma das principais causas de aterosclerose e doenças cardíacas e vasculares.

5. Melhora a digestão

Boa digestão

Diferentemente dos outros tipos de peixe, a tilápia contribui para a melhora do processo de digestão.

  • Como é um pescado branco pobre em gorduras, não é pesada para o sistema digestivo, o que impede a inflamação e a prisão de ventre.
  • Pode ser combinada com vegetais para obter pratos completos e leves.

6. Previne a anemia

A tilápia previne anemia.

Embora o teor de ferro da tilápia seja mínimo, ela conta com outros nutrientes que podem ajudar a prevenir a anemia.

  • Vitaminas do complexo B (B3, B6, B9 e B12)
  • Magnésio
  • Zinco

Esses nutrientes, por sua vez, ajudam a manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis.

7. Ajuda a manter um peso saudável

Manter um peso saudável

Por seu índice de proteínas de alto valor biológico e nutrientes essenciais, a tilápia é uma excelente opção para cuidar do peso sem descuidar da alimentação.

As proteínas ajudam no processo de formação de massa muscular, o que permite melhorar a atividade do metabolismo.

  • Melhora o rendimento físico e mental, favorecendo a resistência durante as atividades esportivas.
  • É um alimento que prolonga a sensação de saciedade, diminuindo a ansiedade, que nos leva a “beliscar”.

Está pronto para incluir a tilápia em sua dieta regular? Seu sabor e cheiro não são tão fortes como os de outros peixes, e ela pode ser preparada na churrasqueira, no forno ou a vapor. De qualquer forma ficará deliciosa.

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