6 sintomas de câncer no colo uterino que é preciso conhecer

· 6 de fevereiro de 2017
Conhecer os sintomas do câncer do colo uterino é essencial para travar o seu desenvolvimento e superar a doença. O diagnóstico precoce reduz pela metade a ocorrência de morte.

O câncer de colo uterino é um dos mais temidos devido à sua alta taxa de mortalidade.

Os números são alarmantes, mas o fato é que nos últimos 30 anos a taxa de mortalidade diminuiu em 50%.

As razões para essa redução são variadas, mas os especialistas se concentram no desenvolvimento de testes de diagnóstico e maior conhecimento dos fatores que causam a doença, assim como os sintomas.

Graças a isso as mulheres têm mais instrumentos para observar e consultar um especialista quando detectam qualquer alteração.

Portanto, as estatísticas podem variar se esses métodos de autoavaliação se tornarem de domínio público.

Embora muitas vezes surja na terceira idade, nunca é cedo demais saber em que direção olhar, quer seja para si mesmo ou para ajudar um membro da família.

Informação é poder, não só para controlar melhor a própria vida, mas para usá-la em favor dos outros.

Sintomas mais importantes de câncer de colo uterino

1. Verrugassintomas-cancer-colo-uterino

O Papiloma Vírus Humano (HPV) manifesta-se pela presença das verrugas, especialmente na área vaginal.

Este é um desencadeador importante para o câncer no útero, mas não significa, necessariamente, que irá desenvolver este tipo de câncer. A probabilidade é muito maior quando se apresenta os demais sintomas.

Sabendo disso, quando detectar quaisquer novas verrugas, procure um médico para avaliar o seu estado de saúde.

2. Secreção estranha

Uma das primeiras ações da doença é a destruição das paredes do útero. Isto faz com que os resíduos sejam excretados através da vagina.

O fluxo de cada mulher, é diferente, em aparência e odor. Também muda dependendo do tempo do ciclo de ovulação em que se encontra. Mas cada uma conhece o seu.

Então, se notar alguma alteração, procure um especialista. Considere que esta circunstância é um alerta de que algo não funciona corretamente.

3. Dor e sangramento anormais

sintomas-cancer-colo-uterino

Como já visto, as paredes do útero se desmancham pelo efeito desta doença. Se acontecer de forma muito agressiva, é comum sentir dor aguda na região.

Também ocorre sangramento como resultado da laceração do órgão. Há casos em que ocorre na bexiga e reto.

Como resultado, o sangue pode aparecer na urina e em outras excretas.

4. Anemia

Produto dos sintomas do câncer do colo uterino já mencionados, a anemia é uma das complicações mais comuns.

Ela é acompanhada de fadiga e taquicardia que surgem mesmo quando não se faz qualquer esforço fora do comum.

Se, por exemplo, você sentir o coração acelerar ao subir alguns degraus que normalmente se escala sem dificuldades, é um sinal de que deve fazer um exame para verificar os níveis de ferro.

5. Problemas de micção 

sintomas-cancer-colo-uterino

Quando o útero incha, comprime os órgãos que estão que estão mais próximos, especialmente os rins e bexiga. Estes são elementos essenciais para eliminar urina, e suas funções são dificultadas.

Assim, além da dor, há dificuldade para urinar porque não se consegue esvaziar a bexiga por completo. Quando isso acontece, é sinal de que você deverá ir ao médico.

O sistema excretor é muito importante para a saúde. Se os resíduos não forem excretados e permanecerem dentro do corpo, estes alcançarão a corrente sanguínea e se espalharão por todo o organismo.

6. Perda de peso

Ao perceber a perda de peso sem que haja alteração nos hábitos alimentares ou no estilo de vida, é bom você questionar por que isso está acontecendo.

Sabe-se do desejo de estar sempre magra, mas a perda de peso está sempre relacionada a algum fator, nunca é espontânea.

No caso do câncer de colo uterino, geralmente ocorre diminuição do apetite, uma questão preocupante.

Estes são os principais sintomas desta doença temida. Não fique adiando a revisão médica por medo do que pode acontecer.

Muitos destes sintomas são indicadores de outras doenças que também necessitam de tratamento. Não tenha medo.

Em qualquer caso, o tempo é um aliado quando se trata de saúde. Quanto mais cedo soubermos onde estamos, mais cedo lutaremos contra o que nos ataca.