6 sintomas de câncer no colo uterino que é preciso conhecer
O câncer de colo uterino é um dos mais temidos, devido à sua alta taxa de mortalidade.
Os números são alarmantes, mas o fato é que nos últimos 30 anos a taxa de mortalidade diminuiu em 50%.
As razões para essa redução são variadas, mas os especialistas se concentram no desenvolvimento de testes de diagnóstico e maior conhecimento dos fatores que causam a doença, assim como dos sintomas.
Graças a isso, as mulheres têm mais instrumentos para observar e consultar um especialista quando detectam qualquer alteração.
Portanto, as estatísticas podem variar se esses métodos de autoavaliação se tornarem de domínio público.
Embora muitas vezes surja na terceira idade, nunca é cedo demais saber em que direção olhar, quer seja para si mesmo ou para ajudar um membro da família.
Informação é poder, não só para controlar melhor a própria vida, mas para usá-la em favor dos outros.
Sintomas mais importantes de câncer de colo uterino
1. Verrugas
O Papiloma Vírus Humano (HPV) manifesta-se pela presença das verrugas, especialmente na área vaginal.
Este é um desencadeador importante para o câncer no útero, mas não significa, necessariamente, que você irá desenvolver este tipo de câncer. A probabilidade é muito maior quando se apresenta os demais sintomas.
Sabendo disso, quando detectar quaisquer novas verrugas, procure um médico para avaliar seu estado de saúde.
2. Secreção estranha
Uma das primeiras ações da doença é a destruição das paredes do útero. Isto faz com que os resíduos sejam excretados através da vagina.
O fluxo de cada mulher é diferente, em aparência e odor. Também muda dependendo do tempo do ciclo de ovulação em que se encontra. Mas cada uma conhece o seu.
Então, se notar alguma alteração, procure um especialista. Considere que esta circunstância é um alerta de que algo não funciona corretamente.
Leia também: 6 hormônios importantes para o ciclo da ovulação
3. Dor e sangramento anormais
Como já visto, as paredes do útero se desmancham pelo efeito desta doença. Se acontecer de forma muito agressiva, é comum sentir dor aguda na região.
Também ocorre sangramento como resultado da laceração do órgão. Além disso, há casos em que ocorre na bexiga e no reto.
Como resultado, o sangue pode aparecer na urina e em outras excretas.
4. Anemia
Produto dos sintomas do câncer de colo uterino já mencionados, a anemia é uma das complicações mais comuns.
Ela é acompanhada de fadiga e taquicardia que surgem mesmo quando não se faz qualquer esforço fora do comum.
Se, por exemplo, você sentir o coração acelerar ao subir alguns degraus que normalmente se escala sem dificuldades, é um sinal de que deve fazer um exame para verificar os níveis de ferro.
Leia também: 7 formas de combater a anemia ferropênica sem tomar ferro
5. Problemas de micção
Quando o útero incha, ele comprime os órgãos que estão estão mais próximos, especialmente os rins e a bexiga. Estes são elementos essenciais para eliminar urina, e suas funções são dificultadas.
Assim, além da dor, há dificuldade para urinar porque não se consegue esvaziar a bexiga por completo. Quando isso acontece, é sinal de que você deverá ir ao médico.
O sistema excretor é muito importante para a saúde. Se os resíduos não forem excretados e permanecerem dentro do corpo, estes alcançarão a corrente sanguínea e se espalharão por todo o organismo.
6. Perda de peso
Ao perceber a perda de peso sem que haja alteração nos hábitos alimentares ou no estilo de vida, é bom buscar os motivos.
Sabe-se do desejo de estar sempre magra, mas a perda de peso está sempre relacionada com algum outro fator, ela nunca é espontânea.
No caso do câncer de colo uterino, geralmente ocorre diminuição do apetite, uma questão preocupante.
Estes são os principais sintomas desta doença temida. Não fique adiando os exames médicos por medo do que possa descobrir.
Muitos destes sintomas são indicadores de outras doenças que também necessitam de tratamento. Portanto, não tenha medo!
Em qualquer caso, o tempo é um aliado quando se trata de saúde. Quanto mais cedo soubermos onde estamos, mais cedo lutaremos contra o que nos ataca.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
ZIMMER, A.S. ROSA, D. D. (2007). Câncer de Colo Uterino. https://doi.org/10.1109/CCNC.2009.4784741
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.