6 bebidas para combater a dor nos rins

7 de novembro de 2019
Para tratar a dor nos rins, é essencial seguir as instruções do médico e, paralelamente, manter uma boa hidratação diária. Dessa forma, favoreceremos a diurese, essencial para eliminar o excesso de líquidos.

Os rins são os principais responsáveis pelo controle de várias funções de limpeza dentro do corpo, desde o equilíbrio eletrolítico até a pressão sanguínea. Quando a dor nos rins aparece, pode ser devido a diversas razões, uma delas é uma infecção nas vias urinárias.

Outras possíveis causas são:

  • Lesões
  • Cálculos renais
  • Infecção do trato urinário
  • Coágulos nas veias renais
  • Crescimento irregular da próstata
  • Limitações no fluxo de urina

Independentemente do caso, você perceberá que essa dor é muito desconfortável e pode chegar a ser limitante. Por isso, procure o médico o mais rápido possível para uma avaliação e um diagnóstico.

Lembre-se de que a dor, quando persiste e se intensifica, pode ser um sintoma de que há um problema de fundo que precisa ser tratado.

Somente um médico pode determinar o melhor tratamento para cada caso, dependendo da causa. Portanto, não existe um remédio único que possa ser usado em todos os casos igualmente.

Bebidas ideais para combater a dor nos rins

Segundo a sabedoria popular, para aliviar a dor nos rins, também é possível recorrer aos seguintes remédios.

1. Água natural

Mulher bebendo água para combater a dor nos rins

Beber bastante líquido por dia é essencial para o corpo desempenhar suas funções corretamente. No entanto, muitas pessoas consomem menos do que deveríamos.

Quando temos uma condição renal, é ainda mais importante beber água suficiente, não apenas para manter o corpo hidratado, mas para poder expulsar os resíduos (através da urina) que podem estar causando problemas.

  • Dica: para saber se estamos bem hidratados, devemos observar como está a nossa urina. Se for de cor clara e não tiver cheiro ruim, estamos bem hidratados.
  • Caso seja difícil beber água, podemos optar por consumir bebidas naturais, como sucos de frutas ou smoothies de vegetais. Mas, em qualquer caso, devemos sempre dar preferência à água.
  • É aconselhável evitar bebidas com cafeína e estimulantes, pois podem intensificar o desconforto.

2. Algumas infusões herbais

Chá de urtiga para combater a dor nos rins

Depois de consultar o seu médico e souber o que causa sua dor nos rins, você pode perguntar ao profissional quais infusões poderia beber. Você pode optar por muitas opções, mas nem todas são benéficas para todos os casos. Portanto, é necessário consultar o seu médico antes de experimentar.

Leia também: Obtenha mais cálcio de forma saudável através de sementes

3. Suco de aipo

O aipo é um alimento rico em água, como o pepino. Portanto, você pode usá-lo para preparar um smoothie. Ao beber, você não apenas se hidrata, mas também estimula a micção, algo que pode ser útil quando se trata de combater a retenção de líquidos.

4. Suco de romã

Suco de romã para combater a dor nos rins

Embora na esfera popular tenha sido afirmado várias vezes que bebidas ricas em antioxidantes podem ser recomendadas para tratar problemas de saúde e infecções renais, não está provado que o consumo de suco de mirtilo ou romã traga esses benefícios. No entanto, é recomendado como complemento a uma dieta equilibrada e como alternativa para se manter hidratado.

5. Suco de melancia

A melancia é uma das frutas com mais água em sua composição. Além disso, tem certa quantidade de potássio e vitamina A, segundo dados da Fundação Espanhola de Nutrição.

6. Suco de abacaxi

O abacaxi é outro alimento rico em água que pode ajudar a estimular a micção, combater a retenção de líquidos e, portanto, a dor nos rins.

Como no suco de melancia e a romã, o suco de abacaxi pode ajudar a manter uma boa hidratação diária e estimular a micção. Obviamente, todos devem ser consumidos como parte de um estilo de vida saudável e nunca como remédio ou “cura” para qualquer doença.

Nota

Caso você tenha dores renais regulares, consulte seu médico para uma avaliação. Nesse meio tempo até a consulta, evite recorrer à automedicação e aos remédios naturais, pois podem ser contraproducentes. Espere o médico analisar e dizer o que é melhor para tratar o seu caso.

  • Bajwa, Z. H., Gupta, S., Warfield, C. A., & Steinman, T. I. (2001). Pain management in polycystic kidney disease. Kidney International. https://doi.org/10.1046/j.1523-1755.2001.00985.x
  • Moraru, D., Bleoanca, I., & Segal, R. (2007). Probiotic vegetable juices. The Annals of the University Dunarea …
  • Perkins, Penelope & Collins, Julie & Clevidence, Beverly & Wu, Guoyao. (2007). Watermelons and Health. Acta Horticulturae. 731. 10.17660/ActaHortic.2007.731.17.
  • Yapo, B. M. (2009). Lemon juice improves the extractability and quality characteristics of pectin from yellow passion fruit by-product as compared with commercial citric acid extractant. Bioresource Technology. https://doi.org/10.1016/j.biortech.2009.01.039