5 remédios de ervas para combater a rinite alérgica

Se você estiver fazendo tratamento médico para a rinite alérgica, é importante consultar um especialista antes de usar qualquer um desses remédios naturais.
5 remédios de ervas para combater a rinite alérgica

Última atualização: 24 Maio, 2021

A rinite alérgica, ou febre do feno, afeta grande parte da população e produz sintomas muito característicos e incômodos. Se você está entre as pessoas afetadas, a seguir poderá descobrir como combater a rinite alérgica com remédios caseiros e naturais.

É importante ressaltar que as alergias devem ser diagnosticadas e tratadas por um médico. Os fitoterápicos que você vai encontrar aqui podem acompanhar a medicação prescrita pelo especialista, mas em nenhum caso, isentam você de seguir as recomendações do profissional ou substituem o tratamento médico. Portanto, consulte seu médico antes de usar esses remédios.

O que é a rinite alérgica?

Ervas para tratar a rinite alérgica nas crianças

Sociedade Espanhola de Alergologia e Imunologia Clínica explica que é uma doença inflamatória crônica que ocorre na mucosa nasal e é causada por uma reação alérgica.

Este tipo de alergia pode ser causado por uma série de produtos ou fenômenos naturais que produzem sintomas muito irritantes. Os elementos mais comuns são os seguintes:

  • Fumaça.
  • Poeira doméstica e sujeira.
  • Pelo de animais.
  • Cosméticos e produtos de beleza.
  • Preparações químicas.
  • Purificadores de ar.
  • Poluição.

“As alergias respiratórias afetam de 10 a 30 por cento dos adultos e 40 por cento das crianças.”

Sintomas

Diante da exposição a qualquer uma das substâncias citadas acima, a hipersensibilidade ocorre nas membranas que revestem as vias nasais e, assim, surgem os sintomas mais típicos da doença:

  • Tosse.
  • Dores de cabeça.
  • Dificuldade para respirar.
  • Coceira no nariz ou na garganta.
  • Olhos vidrados e irritados.
  • Nariz escorrendo e congestão.

A rinite alérgica não é contagiosa, séria ou perigosa. Entretanto, seus sintomas e incômodos pioram nossa qualidade de vida, nos deixa exaustos, vulneráveis ​​e sem vontade de realizar qualquer atividade.

Quer saber mais sobre produtos naturais? Então leia: Ervas medicinais para a dor de estômago

Melhores ervas para tratar a rinite alérgica

Se você tem tendência a sofrer de alergias em certas épocas do ano, pode estar interessado em experimentar um remédio natural que possa ajudá-lo. É importante esclarecer que os remédios naturais não resolvem a alergia: apenas melhoram os sintomas.

Em primeiro lugar, para amenizar os sintomas é necessário saber qual é a principal causa do seu aparecimento. Por este motivo, recomenda-se a consulta médica. Assim, você obterá um diagnóstico e tratamento oportunos, além de poder consultar sobre a contribuição que qualquer um desses remédios pode lhe oferecer.

Folha de aloe vera

Folha de aloe vera

A aloe vera é uma das plantas mais utilizadas pela medicina natural para estimular, equilibrar e melhorar as defesas. Os produtos cosméticos incluem o seu gel em boa parte dos seus tratamentos devido às suas propriedades hidratantes e cicatrizantes.

Embora muitas pessoas afirmem que a ingestão do gel as ajuda a tossir e, portanto, a aliviar os sintomas extremamente incômodos, como o muco e a tosse, não há dados científicos que apoiem ​​essa afirmação.

Ramo de alcaçuz

O alcaçuz é um arbusto utilizado desde a antiguidade para melhorar a atividade anti-inflamatória do organismo. Na verdade, sua infusão é recomendada para o alívio de dores de garganta, resfriados e asma devido à função antimicrobiana citada em estudo de 2015.

Você poderia sugar o palito de alcaçuz, fazer infusões, consumir seu extrato ou comprimidos. Dessa forma, ele deve combater a tosse ajudando a tossir e remover o muco. Pessoas com pressão alta devem evitar este tratamento.

Urtiga: outra excelente erva para tratar a rinite alérgica

A urtiga é uma planta à qual são atribuídas várias propriedades medicinais, como a ação diurética e anti-inflamatória. Um estudo publicado no Iran Journal of Pharmaceutical Research observou que a urtiga, coadministrada com tratamentos padrão, ajudou a combater a rinite alérgica a reduzir a gravidade clínica dos sintomas.

Chá verde

É um dos chás mais consumidos no mundo e, de fato, é conhecido como o “chá para emagrecer”. Suas propriedades antioxidantes o tornam uma boa opção para manter uma boa saúde, já que esses componentes lutam contra os radicais livres e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de várias doenças crônicas.

Falando especificamente em alergias, os cientistas japoneses identificaram um composto no chá verde que bloquearia um receptor celular envolvido na resposta alérgica. Portanto, beber uma xícara de chá verde pode ajudar a aliviar os sintomas.

Outras plantas e ervas benéficas

Outras plantas e ervas benéficas

Claro, existem outros remédios fitoterápicos amplamente utilizados que podem ser usados ​​para combater a rinite alérgica. A verdade é que não existem muitos dados científicos a esse respeito. Entre eles estão:

  • Anis.
  • Hortelã.
  • Ruivo.
  • Camomila.
  • Equinácea.
  • Matricária.

O consumo desses ingredientes costuma ser recomendado na forma de infusão, tintura ou pastilhas, e acredita-se que ajudem a aliviar a congestão nasal e proporcionem uma sensação de alívio.

Recomendações para aliviar a rinite alérgica

Se você tende a sofrer episódios de alergia irritantes, talvez deva fazer algumas modificações no seu estilo de vida para que seu corpo esteja mais preparado e os sintomas não sejam tão fortes. Verifique com seu médico sobre isso. Entre as principais recomendações estão:

  • Aumente a ingestão de vitaminas e mineraisNesse caso, priorize a vitamina C, o cálcio e o magnésio.
  • Consuma uma maior quantidade de sucos de frutas, pois eles são ricos em flavonoides.
  • Use o açafrão para dar sabor aos pratos, pois ele tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
  • Beba vinagre de maçã com mel para promover a descongestão nasal.
  • Coma alho e cebola, devido ao seu potencial anti-histamínico que ajudaria a prevenir a inflamação, além disso, eles seriam antibióticos naturais.

Todos estes produtos podem ser obtidos em lojas de produtos naturais ou farmácias fitoterápicas. Encontre a loja mais próxima e peça orientação sobre todos esses remédios fitoterápicos para melhorar e evitar os irritantes sintomas da rinite alérgica.

Pode interessar a você...
Mingau de linhaça para tratar alergias na pele
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Mingau de linhaça para tratar alergias na pele

Neste artigo, propomos um mingau de linhaça ou linho para tratar alergias na pele. Não deixe de experimentar todos os benefícios da linhaça!