4 pontos de pressão para aliviar diversas dores
Os pontos de pressão são centros de nosso corpo que promovem o relaxamento e nos ajudam a aliviar algumas dores.
A acupressão é uma técnica antiga que possui raízes na China e que utiliza a pressão dos dedos, ou até a inserção de agulhas, para desbloquear determinadas energias que podem causar dor ou sofrimento, ou estimular algumas áreas do nosso corpo.
Você sempre pode colocar em prática esses simples conselhos baseados nos pontos de pressão para descobrir se eles trazem um pouco de alívio à sua vida. São fáceis de fazer e asseguramos que, pelo menos, proporcionarão uma tranquilidade muito relaxante.
1. Pontos de pressão para aliviar dores menstruais
As cólicas menstruais e as dores associadas a esses dias do mês são uma tortura que muitas mulheres sentem. Podemos, sem dúvida, recorrer aos analgésicos indicados pelo ginecologista, assim como a massagens relaxantes e uma boa hidratação.
Se você quiser, outra opção é estimular os pontos de pressão associados às dores menstruais. Embora haja quem questione a segurança dessa prática nesta etapa, há estudos que descartam qualquer tipo de risco, desde que sua aplicação seja correta.
Segundo a medicina tradicional, estas são as áreas que devem ser estimuladas:
- Com o indicador da mão, pressione os dedões dos pés. Estes nervos se associam com a glândula da tireoide. Tente exercer uma pressão ascendente e descendente.
- A seguir, passe dos dedões até a parte central do pé, assim como você pode ver na imagem superior. Exerça pontos de pressão no centro em direção para o exterior, estimulando essas áreas que se conectam com os órgãos relacionados às dores menstruais.
- Por último, você obterá um grande alívio se massagear a parte interna das pernas, cerca de dez centímetros acima dos tornozelos, durante pelo menos 10 minutos.
Conheça: 5 pontos de acupressão para aplicar no rosto e seus incríveis benefícios
2. Pontos de pressão para aliviar a dor de cabeça
A técnica dos pontos de pressão pode ser muito útil para aliviar as dores de cabeça decorrentes da tensão e do estresse do dia a dia, embora publicações científicas afirmem que mais estudos ainda são necessários para compará-la com outros tratamentos.
Convidamos você a colocá-la em prática seguindo estas dicas da medicina tradicional:
- Comece encontrando o ponto adequado, na área que irá aliviar a dor de cabeça: está localizado na linha do seu dedo mindinho, no início do pulso.
- Uma vez localizado, exerça uma pressão de no máximo 30 segundos. Depois, faça a mesma coisa na outra mão.
- Se outra pessoa for fazer a pressão para você, oriente-a para que atue como podemos ver na imagem superior.
3. Pontos de pressão para aliviar náuseas
Náuseas, enjoos… Há dias em que não nos sentimos muito bem, seja por uma queda de pressão, por termos comido mal ou por fatores atmosféricos como altas temperaturas. Seja qual for o motivo, se em algum momento você notar uma certa indisposição, tente experimentar esta prática simples, que inclusive tem o respaldo de estudos científicos:
- O ponto de pressão que iremos trabalhar recebe o nome de “pericárdio”. Ele está relacionado a órgãos importantes como o estômago ou a cabeça. Então, nos permitirá aliviar desde dores de cabeça até a dolorosa síndrome do túnel do carpo.
- Vamos localizar a área: para aliviar as náuseas e a dor, devemos posicionar os dedos entre os tendões grandes no interior do pulso.
- Utilize o dedo indicador e o médio para exercer pressão durante dois minutos.
4. Pontos de pressão para aliviar a fadiga
Este é um dos pontos de pressão mais fáceis de localizar. É o terceiro olho, o ponto situado exatamente entre os dois olhos e sobre o osso nasal. De acordo com alguns estudos, a acupuntura e a pressão nessa área podem ajudar a aliviar alguns sintomas da síndrome da fadiga crônica.
- Utilize o dedo do meio para exercer uma pressão de 20 segundos. Aperte e, em seguida, descanse durante 10 segundos e repita o procedimento.
- Você pode introduzir essa prática simples ao longo do seu dia para conseguir aliviar a fadiga ocular ou física, além de combater a insônia.
- Não hesite em realizar essa técnica se você costuma passar muito tempo na frente do computador.
Para concluir, em nosso dia a dia, na hora de combater a dor, costumamos recorrer ao descanso, à hidratação e, claro, a alguns medicamentos analgésicos. Se em algum momento você decidir experimentar outras técnicas como complemento, não deixe de fazer uso da acupressão.
É uma técnica simples que, segundo a medicina tradicional e cada vez mais estudos científicos, nos ajuda a estimular a circulação sanguínea, relaxar os músculos e equilibrar as energias do corpo. Você se anima?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Fritz, S. (2001). Fundamentos del masaje terapéutico. Editorial Paidotribo.
-
Martínez Sánchez, L. M., Martínez Domínguez, G. I., Gallego González, D., Vallejo Agudelo, E. O., Lopera Valle, J. S., Vargas Grisales, N., & Molina Valencia, J. (2014). Uso de terapias alternativas, desafío actual en el manejo del dolor. Revista de la Sociedad Española del Dolor, 21(6), 338-344.
-
Pinzón, P. V. (2007). El Masaje como Técnica de Intervención en el Manejo del Dolor.
- Lin Y, Zhang H. 2016. [Considerations about Acupuncture Treatment during Menstruation]. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27323450
- Klaus Linde; Gianni Allais; Benno Brinkhaus; Yutong Fei; Michael Mehring; Byung‐Cheul Shin; Andrew Vickers; Adrian R White. 2016. Acupuncture for the prevention of tension‐type headache. https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD007587.pub2/abstract
- Streitberger K1, Ezzo J, Schneider A. 2006. Acupuncture for nausea and vomiting: an update of clinical and experimental studies. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16950659
- Does acupuncture help with chronic fatigue syndrome? Web MD. https://www.webmd.com/chronic-fatigue-syndrome/qa/does-acupuncture-help-with-chronic-fatigue-syndrome
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.