4 conselhos incríveis para cuidar do seu colchão. Coloque-os em prática!

17 de dezembro de 2016
Devemos levar em conta que o colchão é para dormir, e que qualquer posição que não seja deitada pode deformá-lo. Por isso, é conveniente trocar o lado do colchão toda semana.

Como você cuida do seu colchão? À vezes não valorizamos a importância desse elemento tão básico em nossa vida, uma superfície na qual passamos, em média, entre 7 a 9 horas por dia.

Sua firmeza, sua higiene e seu bom estado não apenas são fundamentais para um melhor descanso, mas também garantirão a boa saúde de nossas costas e até evitarão que venhamos a sofrer de diferentes processos alérgicos.

Não podemos esquecer, por exemplo, que os colchões são um ambiente “fabuloso” para a proliferação dos ácaros. Por isso, é necessário seguir uma série de instruções para que sua presença seja mínima e para garantir mais saúde.

Hoje, em nosso espaço, queremos explicar a você como fazer isso. Porque, às vezes, pequenas mudanças trazem grandes benefícios que podem mudar nossa vida.

1. Uma boa ventilação

quarto-iluminado

Certamente, em alguma ocasião, você ouviu ou leu que “fazer a cama durante a manhã não faz bem à saúde“. É preciso esclarecer essa frase, para que não caia no simples sensacionalismo.

  • Os ácaros gostam de ambientes mornos e úmidos. Se fizermos a cama imediatamente, não faremos mais do que reforçar esse ambiente tão propício para que os ácaros continuem a se proliferar.
  • É bom esperar entre 1 a 2 horas antes de fazer a cama.
  • O ideal é retirar os lençóis e a colcha e abrir as janelas do quarto, para que o colchão possa ser ventilado.
  • É importante que entre ar fresco no cômodo. Assim, higienizaremos o colchão até conseguir que os ácaros morram.

No entanto, lembre-se: os ácaros terão morrido, mas o exoesqueleto desses seres microscópicos podem continuar no colchão (e causar as mesmas reações alérgicas).

Portanto, é necessário colocar em prática outra estratégia.

Descubra os benefícios de pôs um dente de alho sob o travesseiro

2. Bicarbonato para desinfetar o colchão

limpar-colchão

Agora já sabemos que, a cada dia, é recomendável ventilar a cama durante umas duas horas antes de arrumá-la, ou seja, antes de voltar a colocar os lençóis e a colcha sobre ela.

A segunda chave para manter uma higiene adequada em nosso colchão é fazer uma limpeza uma vez ao mês. Para conseguir isso, confira esta proposta simples:

Do que vou precisar

  • Seu aspirador
  • ½ xícara de bicarbonato de sódio (100 g)
  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca

Como fazer:

É muito simples, e o resultado é sensacional. O que faremos será retirar todos os lençóis e colocar o colchão inclinado junto à janela.

  • Misturamos na xícara o bicarbonato com o óleo de melaleuca. Em seguida, borrifaremos essa mistura sobre o colchão.
  • Se notarmos que necessitamos de mais, acrescentaremos uma nova xícara com as mesmas quantidades desse óleo essencial, que nos garantirá uma desinfecção adequada.

Deixe ventilar durante duas horas, permitindo que esses dois ingredientes tão saudáveis atuem. Lembre-se de fazer isso dos dois lados do colchão. A mistura dará ao colchão um aroma muito agradável.

3. Mude o lado do colchão periodicamente

Com certeza você já sabia disso, mas nunca é demais lembrar de algo essencial para que nosso colchão não sofra deformações.

  • A cada semana, você deve mudar o lado do colchão.
  • Lembre-se também de girar a área da cabeça e a parte dos pés.

Devemos ter em conta também que a cama não é sofá. Às vezes passamos muitas horas com o computador ou um livro, deitados na cama.

Esse hábito que todos temos acaba deformando também nosso colchão.

Descubra também Como a posição que você dorme afeta o seu corpo

4. A proteção de uma boa capa

capa-colchao

Todos os colchões vêm já com sua própria capa protetora. No entanto, para garantir não apenas um melhor descanso, mas também para cuidar melhor do tecido, é muito aconselhável acrescentar mais uma.

  • Ela servirá de barreira entre o colchão e outros agentes externos, como, por exemplo, nosso suor.
  • Além disso, poderemos lavar esta capa na máquina de lavar, como qualquer outra peça de roupa.
  • Uma boa capa deve ser transpirável, impermeável e fácil de lavar. As de algodão, por exemplo, são muito adequadas.

Para concluir, sabemos que você já conhecia a maioria desses simples conselhos. Na verdade, trata-se apenas de sermos conscientes de que manter o bom estado de nosso colchão é imprescindível para nos levantarmos com mais energia.

Suas costas agradecerão por esses hábitos, e, no caso de sofrer com alergias, eles também serão de grande ajuda.

Vamos colocá-las em prática?

Recomendados para você