
O envelhecimento da pele é algo que assusta especialmente as mulheres. Quem não gostaria de manter a pele macia e jovem para sempre? No entanto, embora possamos desacelerar um pouco, sabemos que é um processo inevitável. Mas sabemos por que…
Seja qual for a origem da dor na parte inferior das costas, a primeira coisa e mais recomendável, além de consultar um médico, é repousar e alternar a aplicação de frio e de calor na região afetada.
A dor lombar é um dos problemas mais comuns entre a população hoje em dia.
Uma postura inadequada, um noite mal dormida ou até mesmo um movimento brusco resulta, muitas vezes, nessa queimação indefinível localizada bem na área mais baixa de nossa coluna vertebral.
Cabe dizer, aliás, que esse problema músculo-esquelético afeta por igual tanto pessoas jovens quanto mais maduras, aquelas que levam uma vida mais sedentária e até quem dedica sua vida ao esporte.
Nem sempre somos conscientes do quanto é delicada essa estrutura perfeita que constitui a coluna.
Esse conjunto de vértebras, discos, nervos, ligamentos e articulações que, juntos, formam um pilar básico em nossos movimentos e em nossa capacidade de interagir com o ambiente.
Se em alguma ocasião você já sentiu essa dor lombar, sabe, sem dúvida, do que estamos falando.
Conheçamos então quais as origens mais comuns associadas a ela, e a maneira como podemos enfrentá-la para reduzir esse incômodo.
Imagine que você está sentado na cadeira do escritório e, em um certo momento, gira sobre si mesma, dobrando as costas e a parte média do torso.
Nossos discos intervertebrais são pequenos sacos cheios de líquido que se encontram entre as vértebras, como uma “almofada” para amortecer nossos movimentos.
Trabalhar sempre na mesma posição ou realizando tarefas de esforço considerável que impliquem o movimento das costas sempre custa caro.
Descubra também: Espondilose cervical, sintomas e tratamentos naturais
À medida que envelhecemos, os discos intervertebrais se tornam mais finos e as articulações ficam mais comprimidas.
Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que esse tipo de doença degenerativa não tem cura: não podem ser revertidas.
O que podemos conseguir é controlar a sintomatologia para diminuir a dor e ter, assim, uma melhor qualidade de vida.
Anote estes conselhos:
Para concluir, sabemos que a dor lombar necessita dos cuidados adequados e de um bom acompanhamento médico.
Por nossa parte, recomendamos que você experimente todo tipo de terapia, sem excluir o tratamento medicamentoso, assim como os exercícios físicos mais indicados para o seu caso.
Além disso, procure manter sempre uma postura correta e uma dieta saudável.
Toda dedicação à sua coluna vertebral se traduz em bem-estar a curto, médio e longo prazo.
Imagem principal cortesia de © WikiHow.com.