Saiba mais sobre o "objeto de transição" usado por Zyan - é para não se sentir sozinho
A atriz Giovanna Ewbank publicou um vídeo cheio de fofura de seu filho mais novo, Zyan, de apenas um ano. A criança aparecia deitada e interagindo com a mãe, e Giovana chamou a atenção para o bichinho de pelúcia que ele estava segurando, dizendo que Zyan só consegue dormir e se acalmar com ele. Esse tipo de brinquedo com o qual a criança tem um apego emocional é denominado como objeto de transição que, de acordo com a ciência, é fundamental no desenvolvimento infantil.
O bichinho é um bode de pelúcia, o brinquedo preferido da criança.
“Esse bodinho dele, gente… Sério. Eu preciso, inclusive, comprar outro, porque se perder, ferrou. Se perder esse bodinho o bebê não dorme, o bebê não acalma…”, ela fala, enquanto grava o filho abraçado à pelúcia.
O que é um objeto de transição?
O apego de alguns bebês por algum objeto específico, que pode ser uma coberta, um bichinho de pelúcia, um pano, etc, é algo bastante comum. Esses itens têm um papel fundamental no desenvolvimento emocional da criança e as ajuda a dormirem sozinhas, oferecendo conforto.
Segundo pontos de vista amplamente difundidos na pediatria, as crianças entendem que com esse objeto não estão sozinhas. Elas experimentam esse apego a um objeto como uma forma de apoio para enfrentar todas as mudanças pelas quais está passando.
A presença desse apoio deixa a criança mais tranquila e segura, o que auxilia na adaptação às transições, que são várias durante a primeira infância.
Por essa questão de apego tão profundo, é normal que os bebês reclamem quando esse objeto é substituído ou até limpo. No entanto, é fundamental que tais objetos sejam higienizados com frequência, a fim de prevenir doenças.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.