Remédios caseiros para fortalecer seu cabelo

28 de fevereiro de 2018
Fortalecer o cabelo não é nada mais do que dar um pouco de atenção aos fios para que eles possam ter uma aparência saudável.

O cabelo pode ser enfraquecido não só pelas deficiências nutricionais do organismo, mas também por agentes externos como a poluição, o clima, entre outros. Nestes casos, é importante fortalecer os cabelos.

Na verdade, existem muitos produtos e instrumentos que prometem maravilhas no mercado da beleza capilar. Chapinhas, secadores, babyliss, sprays, cremes, espumas, máscaras, entre outros. A verdade é que você deve escolher as opções que melhor se adequam ao seu tipo de cabelo e fazer o melhor uso possível delas.

Atualmente, de uma forma ou de outra, a aparência física é importante. Portanto, tendemos a sujeitar o cabelo a uma rotina que muitas vezes pode maltratá-lo.

Lembre-se de que o impacto do calor e dos produtos químicos deixa vestígios no couro cabeludo. O abuso dos mesmos causa ressecamento, fragilidade e, finalmente, a quebra dos fios.

A boa notícia é que, para começar a recuperação do cabelo, não há necessidade de usar ingredientes exóticos ou caros. A seguir, veremos algumas fórmulas caseiras que ajudarão a fortalecer os cabelos em pouco tempo.

Um pouco de café moído para fortalecer os cabelos

Café moído para tratamento capilar

A cafeína não é apenas o principal ingrediente energético de nossas manhãs. Na verdade, essa substância possui propriedades que impedem a queda, estimulam o crescimento e esfoliam o couro cabeludo de maneira saudável.

A receita é simples: coloque 3 colheres de sopa de café moído em um copo de água e misture. Quando estiver no banho, depois de uma primeira lavagem com o xampu, seque um pouco o cabelo e, enquanto ainda estiver um pouco molhado, aplique o café.

A mistura deve estar em temperatura ambiente e ser deixada na cabeça por 20 minutos. Depois, o xampu deve ser usado novamente. Este tratamento é recomendado para pessoas com cabelos escuros e que não usam corantes claros, porque o café pode tingir um pouco os fios.

Óleo de onagra

O óleo de onagra vem de uma flor com o mesmo nome. Sua riqueza é baseada na grande quantidade de ácidos graxos naturais que emanam de suas sementes. Estamos falando sobre a substituição do excesso de ômega 6, que gera inflamação e perda de fios, pelo ômega 3.

Este óleo pode ser usado antes de lavar o cabelo. Mas, para um tratamento contra a queda, você pode misturá-lo uma colher de óleo de jojoba, 40 gotas de extrato de semente de cenoura, 10 gotas de óleo de lavanda, camomila e alecrim. Nós só precisaremos de uma colherada do composto de onagra.

Tudo isso deve ser aquecido na cozinha e, finalmente, armazenado em um recipiente de vidro. Mais tarde, podemos aplicá-lo com um contagotas no couro cabeludo a cada 3 dias. Também podemos melhorar nossa nutrição incluindo o óleo de onagra em nossa dieta.

Máscara de gordura natural

Azeite e azeitonas

Esta receita é muito mais fácil de preparar, já que quase todos os ingredientes estão na nossa cozinha. Só precisamos de uma colher de sopa de maionese e azeite, mel e conhaque. Devemos adicionar a gema de um ovo a estes ingredientes.

Depois de lavar o cabelo e usar o condicionador, devemos aplicar esta mistura nutritiva e massagear com os dedos. Depois, é preciso cobrir a cabeça com uma touca de banho de plástico e, por cima da touca, colocamos uma toalha molhada e quente.

A ideia é deixar a máscara atuar por 30 minutos e depois lavar. O que acontece com os cabelos quebradiços é que eles não estão hidratados e nutridos adequadamente. Portanto, o principal passo para fortalecer os cabelos é nutri-los.

Óleo de rícino

Existem produtos que possuem um efeito reparador sem precedentes. Este é o caso do óleo de rícino, ou óleo de mamona, que pode ser obtido a baixo custo em qualquer farmácia ou loja de alimentos saudáveis.

Este produto é rico em gorduras naturais e vitaminas que promovem o bom estado do couro cabeludo, evitando a queda e estimulando o crescimento. Tudo o que temos a fazer é aplicá-lo no cabelo cerca de 15 minutos antes de lavá-lo. Deixe agir por alguns minutos e enxágue.

No caso dos cabelos oleosos, recomenda-se aplicar o óleo apenas nas pontas para recuperar o brilho. Devemos lembrar que esta é uma gordura bastante densa e pegajosa, por isso pode ser necessário usar muita água quente e xampu para removê-la. Será difícil, mas a eficácia deste produto é incrível.

Azeite e canela para fortalecer os cabelos

Azeite e canela para fortalecer seu cabelo

Só precisamos de uma colher de chá de azeite e uma colher de sopa de canela em pó. Misture os dois elementos até que você obtenha uma pasta e coloque-a em um recipiente de vidro previamente esterilizado.

Seja com o cabelo seco ou úmido, devemos espalhar a mistura em nosso cabelo e deixá-la agir por um período de 30 minutos. Depois, é necessário lavar com xampu até a solução ser completamente removida.

Há pessoas que gostam de adicionar mel devido ao seu poder anti-inflamatório. A canela oferece antioxidantes que revitalizam e protegem as células do couro cabeludo. Com este produto, conseguiremos que o processo de crescimento capilar seja estimulado.

  • Morales, Albert Ronald. Frutoterapia y belleza. Vol. 203. Edaf, 2004.
  • Neyra, Lidia Cruz. “Alimentos funcionales.” Biotempo 7 (2007): 46-54.
  • Ormaza Moran, Belgica Katiuska. Metodología didáctica en tratamiento de cabello en madres de familia de la escuela de Educación Básica 17 de mayo del cantón Quevedo provincia de los Ríos, 2017. BS thesis. Babahoyo: UTB, 2017, 2017.