Remédios caseiros para limpar as paredes arteriais?

17 Janeiro, 2020
A melhor medida para ter boa saúde cardiovascular é manter bons hábitos de vida e evitar os vícios.
 

As obstruções arteriais são um problema de saúde que devemos prestar atenção. Nunca devemos ignorá-lo, muito menos subestimá-lo. Por outro lado, não é preciso somente seguir o tratamento prescrito pelo médico, como também melhorar certos hábitos e adotar outros que contribuam para a “limpeza” das paredes arteriais.

Ao não adotar ou não manter bons hábitos de vida, mesmo seguindo o tratamento médico, a obstrução pode levar a um problema maior, mais complicado de resolver. E, é claro, os incômodos podem ser maiores.

A má alimentação e a obstrução das artérias

Quando nos alimentamos mal, sobretudo com gorduras poli-insaturadas, e e levamos uma vida sedentária, as artérias podem ficar obstruídas com placas de colesterol e coágulos sanguíneos. Isso pode dificultar o fluxo de sangue para o coração.

As consequências dessa deterioração são progressivas e lentas e, se não for tratada a tempo, podem ser fatais. Algumas doenças que podem advir dessa condição são:

  • Infartos
  • Angina de peito
  • Acidente vascular cerebral

A boa notícia é que existem alimentos que nos ajudam a desobstruir as artérias, como se fosse um sistema de tubulações.

Dessa forma, o fluxo de sangue fluirá livremente por nosso corpo, permitindo assim que o oxigênio, os antioxidantes e os nutrientes possam realizar suas funções.

Embora existam medicamentos que prometem desobstruir as artérias, recomendamos tratamentos naturais, já que são mais baratos e fáceis de conseguir. Além disso, desintoxicarão seu corpo de forma segura, mudando drasticamente a sua vida.

 

Como limpar as paredes arteriais?

Segundo especialistas do Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI), a melhor medida é a prevenção. Por outro lado, eles esclarecem que o tratamento para a aterosclerose geralmente inclui uma mudança no estilo de vida, para que os hábitos sejam saudáveis para o coração.

Os objetivos do tratamento incluem, além do alívio dos sintomas:

  • Prevenir doenças relacionadas à aterosclerose
  • Reduzir os fatores de risco para atrasar ou interromper o acúmulo de placa bacteriana (tabagismo, consumo de álcool, dieta rica em gorduras etc.).

Deve-se notar que o tratamento pode incluir o consumo de medicamentos e intervenções médicas ou cirurgia (conforme o caso).

Dieta, um fator chave

Inclua na sua dieta peixes azuis, pois eles contêm grandes quantidades de óleo ômega 3. Seu consumo ajuda a diminuir o colesterol e a cuidar do seu coração.

Recomendamos especialmente sardinha, anchova, salmão, cavalinha e arenque. Se você acompanhá-los com brócolis ou acelga, estará acrescentando uma vantagem à sua saúde e melhorando seus padrões de vida.

Remédios naturais?

Não há evidências científicas de que alho, açafrão, gengibre, limão e outros alimentos influenciem diretamente o tratamento de doenças que afetam as artérias, como a aterosclerose. No entanto, observou-se que seu consumo regular, dentro de uma dieta balanceada, pode influenciar positivamente a saúde do organismo como um todo.

Em outras palavras: comer um dente de alho com o estômago vazio não nos ajudará na saúde cardiovascular nem ajudará a prevenir doenças como a aterosclerose se não mantivermos um estilo de vida saudável, baseado em hábitos consistentes.

 

Nota final

Por fim, se você quiser ter um coração saudável, evite o cigarro e pratique alguma atividade física durante meia hora, diariamente. Não se esqueça de minimizar o consumo de álcool, cigarro, entre outros, e inclua em sua dieta frutas, verduras e legumes.

  • Aviram M, Rosenblat M. Pomegranate for Your Cardiovascular Health. Rambam Maimonides Med J. 2013;
  • Siegel G, Malmsten M, Pietzsch J, Schmidt A, Buddecke E, Michel F, et al. The effect of garlic on arteriosclerotic nanoplaque formation and size. Phytomedicine. 2004;
  • Zhao CN, Meng X, Li Y, Li S, Liu Q, Tang GY, et al. Fruits for prevention and treatment of cardiovascular diseases. Nutrients. 2017.
  • Wu HC, Horng CT, Tsai SC, Lee YL, Hsu SC, Tsai YJ, et al. Relaxant and vasoprotective effects of ginger extracts on porcine coronary arteries. Int J Mol Med. 2018;
  • Wongcharoen W, Phrommintikul A. The protective role of curcumin in cardiovascular diseases. International Journal of Cardiology. 2009.