6 remédios caseiros para limpar as paredes arteriais

A melhor medida para ter boa saúde cardiovascular é manter bons hábitos de vida e evitar os vícios.

Última atualização: 07 Fevereiro, 2021

Segundo a sabedoria popular, existem alguns remédios caseiros para limpar as paredes arteriais que podem ser incluídos em um estilo de vida saudável para melhorar a saúde e prevenir o desenvolvimento de várias doenças relacionadas às artérias.

Embora não haja evidências científicas de que eles funcionem exatamente para “limpar as paredes arteriais”, há evidências de que seus ingredientes podem trazer alguns benefícios à saúde. Vamos ver mais abaixo.

Por que cuidar das artérias?

Quando nos alimentamos mal, sobretudo com gorduras poli-insaturadas, e levamos uma vida sedentária, as artérias podem ficar obstruídas com placas de colesterol e coágulos sanguíneos. Isso pode dificultar o fluxo de sangue para o coração.

As consequências dessa deterioração são progressivas e lentas e, se não for tratada a tempo, podem ser fatais. Algumas doenças que podem advir dessa condição são:

A boa notícia é que, ao se alimentar de forma saudável e manter bons hábitos de vida, é possível ter artérias “limpas” e saudáveis. Nesse sentido, a sabedoria popular indica que existem alimentos que ajudam a limpar as paredes arteriais, como se fosse um sistema de tubulações.

Dessa forma, seu consumo regular influencia o bom fluxo sanguíneo do corpo, permitindo assim que o oxigênio, os antioxidantes e os nutrientes desempenhem as suas funções.

6 remédios caseiros para limpar as paredes arteriais

Como já comentamos, os seguintes remédios caseiros não são uma solução para nenhuma doença, mas sim um complemento para um estilo de vida saudável.

1. Comer alho

Os vegetais contêm fitoquímicos associados à saúde e ao bem-estar. O alho, por exemplo, contém compostos de enxofre como a alicina.

O alho é um alimento que possui múltiplas propriedades medicinais. Entre outras coisas, seu consumo diário diminui o colesterol ruim (LDL) nas artérias e aumenta os níveis de colesterol bom (HDL).

Para limpar as paredes arteriais, recomenda-se consumir um dente de alho em jejum, como se fosse um comprimido. Também pode ser combinado com outros alimentos medicinais para aumentar suas propriedades.

Ingredientes

  • 1 alho
  • Suco de 1 limão
  • 1 copo de água (250 ml)

Preparo

  1. Primeiro, adicione o alho e o suco de limão a uma xícara de água fervente e deixe esfriar.
  2. Guarde na geladeira por três dias, coe e leve à geladeira novamente.
  3. Tome uma colher de sopa antes de cada refeição, por quarenta dias, uma vez por ano.

Leia também: Como cuidar da saúde arterial: 6 hábitos saudáveis

2. Receitas com maçã

A maçã tem uma fibra que ajuda a reduzir o colesterol, além de flavonoides, por isso é um alimento muito saudável. Embora geralmente seja recomendado consumir a fruta naturalmente, com sua casca, para limpar as paredes arteriais também pode ser utilizada da seguinte forma:

  • Bata no liquidificador duas maçãs – com tudo e casca – e três cenouras até obter uma mistura homogênea.
  • Em seguida, guarde na geladeira e tome um copo em jejum por sete dias.

Para preparar o seu suco natural, você pode usar maçãs verdes, vermelhas ou amarelas, dependendo da sua preferência.

3. Suco de romã

A romã também é uma das frutas com maiores propriedades antioxidantes e polifenóis. Isso a transforma no alimento ideal para limpar as paredes arteriais e reduzir o colesterol.

Para aproveitar suas propriedades e melhorar a circulação, segundo algumas crenças, é aconselhável consumir a fruta no estado natural ou em sucos por uma semana e de preferência em jejum.

Descubra: Embolia pulmonar: sintomas e tratamento

4. Cúrcuma para desobstruir as artérias

A cúrcuma é um condimento muito apreciado por seu sabor e suas propriedades curativas. Isso estimula a produção de bile, que ajuda a absorver e metabolizar as gorduras.

Dizem também que, devido ao seu teor de curcumina, ajuda a reduzir o colesterol no sangue, evitando a possibilidade de embolias e arteriosclerose. A melhor forma de consumi-la é em seu estado natural, como condimento para peixes, vegetais, carnes e qualquer tipo de alimento. Da mesma forma, você pode seguir a seguinte receita.

Ingredientes

  • 1 xícara de leite vegetal (250 ml)
  • ½ colher de sopa de cúrcuma (7,5 g)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Preparo e consumo

  1. Misture uma xícara de leite vegetal com uma colher de chá de cúrcuma e outra de mel.
  2. Em seguida, misture bem os ingredientes e consuma uma ou duas vezes ao dia, após comer.

5. Comer peixe duas vezes por semana

Inclua peixes azuis em sua dieta, pois eles contêm grandes quantidades de óleo ômega 3. Consumi-los ajuda a reduzir o colesterol e a cuidar do coração.

Recomendamos especialmente sardinhas, anchovas, salmão, cavala e arenque. Se você acompanhar com brócolis ou acelga, estará adicionando um extra à sua saúde.

6. O gengibre é um superalimento para o seu coração

O gengibre é uma raiz amplamente utilizada pela medicina asiática, também utilizada como condimento.

Seu sabor característico realça o sabor dos pratos, podendo ser utilizado como condimento para aproveitar suas propriedades curativas. Se você quiser aumentar seus efeitos, prepare-o como chá.

Ingredientes

  • 1 copo de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de gengibre (15 g)
  • 2 colheres de chá de mel (15 g)

Preparo e consumo

  1. Primeiro, aqueça a água junto com a raiz de gengibre. Em seguida, deixe em infusão por alguns minutos e adicione uma colher de chá de mel.
  2. Tome antes de dormir por uma semana.

O que mais você deve fazer?

Por fim, se você quiser ter um coração saudável e artérias limpas e completamente livres de colesterol, evite o cigarro, mantenha um estilo de vida saudável e acima de tudo: alimente-se de forma saudável e pratique alguma atividade física pelo menos meia hora todos os dias.

Pode interessar a você...
Mejor con SaludLeerlo en Mejor con Salud
Os 12 melhores alimentos para desentupir as artérias

É verdade que "somos o que comemos", pois os problemas de saúde se devem à alimentação. Confira os alimentos para desentupir as artérias.



  • Aviram M, Rosenblat M. Pomegranate for Your Cardiovascular Health. Rambam Maimonides Med J. 2013;
  • Siegel G, Malmsten M, Pietzsch J, Schmidt A, Buddecke E, Michel F, et al. The effect of garlic on arteriosclerotic nanoplaque formation and size. Phytomedicine. 2004;
  • Zhao CN, Meng X, Li Y, Li S, Liu Q, Tang GY, et al. Fruits for prevention and treatment of cardiovascular diseases. Nutrients. 2017.
  • Wu HC, Horng CT, Tsai SC, Lee YL, Hsu SC, Tsai YJ, et al. Relaxant and vasoprotective effects of ginger extracts on porcine coronary arteries. Int J Mol Med. 2018;
  • Wongcharoen W, Phrommintikul A. The protective role of curcumin in cardiovascular diseases. International Journal of Cardiology. 2009.