Dormir de lado no último trimestre da gravidez pode reduzir o risco de morte fetal

Ao dormir de costas, o peso do bebê adicionado ao do útero da mãe pode pressionar os vasos sanguíneos e dificultar o fluxo tanto de sangue quanto de oxigênio para o feto.

Você já ouviu que dormir de lado no último trimestre da gravidez pode ajudar a reduzir o risco de morte fetal? É sobre isso que queremos falar neste artigo.

A gravidez geralmente não é um estágio em que as mulheres conseguem ter uma boa noite de sono.

A crescente barriga e a contínua necessidade de urinar se tornam um impedimento para atingir as horas de sono sem interrupções.

No entanto, muitas tentam adotar a posição mais confortável possível, de modo que, ao menos, este não seja um grande problema.

O ponto é que, aparentemente, durante o último trimestre da gravidez não é conveniente dormir de barriga pra cima, pois isso pode implicar sérios riscos para o feto.

Dormir de costas durante esta fase da gravidez pode dobrar o risco de morte fetal, de acordo com uma pesquisa na Inglaterra publicada no Journal of Obstetrics and Gynecology .

Os pesquisadores descobriram que as mães que dormem de lado têm menos risco de sofrer esse desfecho fatal.

O estudo sobre a posição durante o sono e o risco de morte fetal

Mulher grávida dormindo

Coletando os dados de 1000 mulheres em seu último trimestre de gravidez, os autores do estudo MiNess chegaram à conclusão de que a posição lateral na hora de dormir é mais segura para o bebê.

Em detalhes, os especialistas sugerem que dormir de lado a partir da semana 27 da gravidez reduz os nascimentos de bebês mortos em 3,7%.

Além disso, dormir de costas aumenta até 2,3 vezes o risco de morte fetal tardia, após a 28ª semana de gestação, em comparação com as mães que dormem de lado.

Esta pesquisa tornou-se a mais extensa neste campo nas últimas décadas e confirma os resultados de outros estudos menores realizados anteriormente na Nova Zelândia e Austrália, de acordo com dados da BBC.

Este mesmo meio compila que, no Reino Unido, onde o estudo foi realizadouma em cada 225 gestações termina em morte fetal.

Por que o risco de morte fetal aumenta ao dormir de costas?

Mulher grávida deitada na cama

Até agora, não há uma razão conclusiva para explicar a relação entre dormir de costas e o aumento do risco de morte para o feto.

No entanto, uma das hipóteses sugere que, quando uma mulher está de costas, o peso do bebê combinado com o do útero pressiona os vasos sanguíneos, o que pode restringir a circulação e o oxigênio para o bebê.

Embora o motivo não tenha sido confirmado e exija um estudo mais aprofundado, como medida preventiva os pesquisadores recomendam o controle da posição durante o sono durante o último trimestre da gravidez.

Não importa se você dormir no lado direito ou esquerdo. Na verdade, truques como colocar um travesseiro nas costas podem ser usados ​​para evitar girar e ficar de costas durante o sono.

Devo me preocupar se eu acordar de costas? O meu bebê está em perigo?

Mulher grávida sentada na cama

Os especialistas esclareceram que as mulheres grávidas não devem se preocupar se acordarem de costas; a coisa mais importante nestes casos é a posição em que adormecem, pois é nela que ficam por mais tempo.

Alexander Heazell, diretor clínico do Centro de Pesquisas Noturnas do Tommy’s Stillbirth Research Centre no St Mary’s Hospital (Manchester) também foi o diretor da pesquisa focada no Reino Unido.

Este especialista também recomenda que as mulheres nesta fase da gravidez tentem dormir de lado sempre que forem para cama, mesmo durante as cochilos do dia.

A este respeito, afirma:

O que eu não quero é que as mulheres acordem de costas e pensem: “meu Deus, fiz algo horrível para o meu bebê”. A pergunta que fizemos foi muito específica sobre a posição em que as pessoas dormiam. E isso é importante, já que você gasta mais tempo nessa posição do que em qualquer outra. E além disso, você não pode fazer nada sobre a posição em que acorda, mas pode fazer com respeito à posição em que vai dormir.

A publicação do estudo e as recomendações do pesquisador coincidem com o lançamento da campanha Sleep On Side, conduzida pela instituição de caridade Tommy’s.

  • Seu principal objetivo é educar as mulheres grávidas sobre os possíveis riscos de adormecer de costas nos últimos meses de gravidez.
  • A organização coletou algumas dicas e truques para as mulheres que têm dificuldade em adormecer de lado.
Recomendados para você