Logo image

11 razões para escolher um sabonete Castela para a sua pele

7 minutos
O sabão de Castela tem sido utilizado para fins domésticos e cosméticos. Hoje contamos por que ele pode ajudá-lo a cuidar da sua pele.
11 razões para escolher um sabonete Castela para a sua pele
Última atualização: 17 setembro, 2025

Feito à base de óleos vegetais – tradicionalmente azeite – o sabonete de Castela é um produto natural e biodegradável que você pode incorporar à sua rotina de cuidados com a pele. Embora grande parte de seus usos sejam domésticos, a natureza hipoalergênica possibilita diversas aplicações cosméticas.

Desde lavar o rosto até fazer a barba e usar um spa para os pés, há muitas maneiras de aproveitar isso no dia a dia. Você quer saber mais? A seguir contaremos sobre sua origem, seus benefícios e como utilizá-lo.

O que é sabonete de Castela?

O sabonete de Castela é um produto originário da região espanhola de Castela. É obtido através de um processo artesanal em que se misturam azeite virgem extra, água e soda, resultando num sabonete branco macio e cremoso, que produz menos espuma devido à sua composição.

Segundo dados históricos, no reino de Castela a brancura deste produto era interpretada como pureza, razão pela qual ganhou popularidade entre a realeza espanhola. Com o tempo, espalhou-se pela Europa e tornou-se uma das opções preferidas para limpeza doméstica e cuidados pessoais.

Embora a receita original seja feita com azeite, também é possível utilizar outras gorduras vegetais, como óleo de coco, de palma ou de semente de cânhamo. Mesmo assim, o resultado é um sabonete 100% natural e biodegradável.

Atualmente, está disponível na forma líquida e em bastão. Esta última opção utiliza hidróxido de potássio, em vez de hidróxido de sódio (refrigerante). Além disso, existem versões com aromas de óleos essenciais (lavanda, hortelã, laranja, entre outros).

Por que escolher um sabonete Castela para a sua pele? Aqui estão 11 razões

A maioria dos benefícios do sabonete Castela para a pele são apoiados apenas por evidências anedóticas. Em qualquer caso, é verdade que a sua composição com ingredientes naturais respeita mais o equilíbrio da pele, em comparação com um sabonete convencional.

Por que você deveria usá-lo? Vamos ver.

1. Não contém substâncias irritantes

A maioria dos sabonetes convencionais contém ingredientes sintéticos que causam efeitos nocivos à pele. Para ser mais exato, seu conteúdo de surfactantes – agentes umectantes, agentes espumantes, condicionadores e emulsificantes – afeta o pH natural da pele e causa diversos problemas.

Segundo publicação da DermNet, essas substâncias deterioram as proteínas e lipídios da derme, que se manifesta por ressecamento, irritação e coceira. Na verdade, o seu uso frequente aumenta o risco de danos na barreira cutânea.

O sabão de Castela não contém esses aditivos químicos. A sua fórmula com azeite respeita a flora natural da pele e reduz o risco de ressecamento e reações alérgicas.

2. Não contém fragrância

Outra grande vantagem do sabonete Castela em relação aos sabonetes sintéticos é que ele não contém adição de fragrâncias. Assim como os surfactantes, estes podem causar efeitos nocivos à pele e à saúde; desde dermatite de contato até distúrbios endócrinos.

Por não conter produtos químicos irritantes, o sabonete Castela foi classificado como hipoalergênico. Por isso é considerada uma boa opção para peles sensíveis.

3. É um sabonete para todo o corpo

Se você tem esse produto em casa não precisa comprar um sabonete para cada parte do corpo. Devido à sua composição limpa qualquer área da pele sem causar irritação ou ressecamento. Pelo contrário, evita a perda de óleos naturais da derme e proporciona hidratação extra.

Portanto, não hesite em usá-lo tanto no banho quanto para lavar o rosto ou as mãos. Você não apenas removerá a sujeira, mas também as bactérias.

Quer potencializar seu efeito? Experimente o seguinte:

  • Para o rosto: misture 50 mililitros de sabonete líquido de Castela com 150 mililitros de água. Em seguida, adicione 5 gotas de óleo de tea tree. Este último ingrediente fornece propriedades antibacterianas e adstringentes, ideais para peles oleosas e com tendência acneica.
  • Para as mãos: Encha o dispensador de sabonete com partes iguais de água fervida e sabonete líquido de Castela. Além disso, adicione 5 gotas de óleo essencial de sândalo ou camomila.

4. É usado para limpar pequenas feridas

Embora não seja um tratamento de primeira escolha, o sabão de Castela é um recurso útil para a limpeza de pequenas feridas. Se você não tiver outra solução desinfetante em mãos, considere-a uma opção. Por enquanto, não há evidências de sua eficácia.

  • Despeje duas colheres de chá de sabão (20 gramas) em duas xícaras de água filtrada (500 mililitros). Em seguida, enxágue a área afetada com o produto.
No passado, um estudo em animais publicado no Journal of Orthopaedic Trauma determinou que o sabão de Castela era eficaz na redução de complicações associadas a feridas em comparação com solução salina, cloreto de benzalcónio, bacitracina e uma combinação de todos.

5. É útil para remover maquiagem

Com a facilidade que remove a sujeira e o excesso de oleosidade acumulados na pele, o sabonete Castela elimina resíduos de maquiagem. Se você não tem um demaquilante convencional em mãos ou prefere uma fórmula mais natural, experimente este ingrediente.

Coloque algumas gotas de sabonete líquido de Castela em água e aplique no rosto com a ajuda de um algodão. Para produtos mais difíceis de limpar, como rímel e maquiagem para os olhos, combine sabonete com hamamélis e óleo de coco. Sua pele ficará limpa e hidratada!

6. Facilita o barbear

Devido às suas qualidades hidratantes, o sabonete Castela é um bom substituto do creme de barbear. A sua aplicação prévia ajuda a máquina a deslizar facilmente. Para melhores resultados, combine-o com óleo transportador de amêndoa ou coco.

  • No rosto use cerca de 10 gotas. Certifique-se de que a área esteja bem hidratada.
  • Para as pernas é preciso mais, cerca de 15 mililitros para cada uma.
  • Aplicar 3 a 5 gotas nas axilas.

Em qualquer caso, esfregue bem o produto entre as mãos até formar espuma. Em seguida, coloque-o na área desejada e ligue a máquina antes que seque.

7. É ideal para o spa dos pés

Quer queira mimar os seus pés ou esteja a prepará-los para uma pedicura, pode adicionar uma colher de sopa de sabonete de Castela (15 mililitros) a uma pequena banheira com água morna.

Em seguida, mergulhe os pés por 15 a 20 minutos. Se preferir, adicione 5 gotas de óleo essencial de tea tree ou lavanda para maior efeito antibacteriano.

8. Ajuda a prevenir o mau odor corporal

Não é tão poderoso quanto um desodorante convencional, mas pode ser útil para neutralizar os maus odores corporais. Segundo a literatura popular, uma mistura de meia colher de chá de sabonete Castela com uma colher de chá de sal pode reduzir o odor nas axilas. Você tem coragem de experimentar?

9. Ajuda a cuidar do couro cabeludo

Livre de sulfatos e parabenos, esse sabonete natural pode substituir os xampus para os cabelos. Especialmente se os produtos capilares tradicionais tendem a irritar o couro cabeludo. Respeita o pH da pele e promove cabelos mais macios e condicionados.

Você pode aplicá-lo sozinho ou combinado com outros ingredientes. Uma receita simples consiste em misturar 100 mililitros de sabão líquido de Castela com 80 mililitros de leite de coco e 3 gramas de óleo de coco. O resultado é um produto para cerca de 7 aplicações. Guarde na geladeira.

Se você tem cabelos tingidos, evite usar esse sabonete, pois ele pode tirar a cor.

10. É de baixo custo

Uma das razões para escolhê-lo é o seu baixo custo. Comparado a outros sabonetes comerciais de limpeza e beleza, é mais acessível. Na verdade, uma garrafa ou uma barra duram mais que as convencionais.

Só porque é de baixo custo não significa que seja de má qualidade. Como já mencionamos, apresenta vantagens devido à sua composição natural.

11. É ecologicamente correto

Se quiser mais um motivo para preferir este sabonete a outros, lembre-se que ele também é ecologicamente correto. Os produtos químicos presentes nos sabonetes sintéticos, como a cocamidopropil betaína, estão associados a danos à diversidade marinha e a outros ecossistemas.

O sabão de Castela é biodegradável. Isso significa que se decompõe em pouco tempo e não deixa resíduos tóxicos no meio ambiente.

Sabão de Castela: um produto versátil para a sua pele

Na hora de escolher um sabonete para cuidar da pele, os neutros e os com fórmulas naturais oferecem mais vantagens que os convencionais. O sabonete de Castela, cuja fórmula original é feita principalmente à base de azeite, é suave, hidratante e isento de quaisquer agentes químicos irritantes.

Estas características tornam-no ideal para todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis. Por não espumar muito, não deixa resíduos na superfície da pele nem a resseca. Além disso, pode ser usado para remover maquiagem, fazer a barba, cuidar dos pés e até dos cabelos.

Tudo isso, sem levar em conta que também possui múltiplas aplicações em casa. É muito utilizado para limpeza doméstica, lavagem de roupas, banho de animais de estimação, entre outros. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante e aproveitá-las no seu dia a dia.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Beach, E. (2013). Laundry detergents & pollution. Sciencing; Leaf Group. https://sciencing.com/laundry-detergents-pollution-4847.html
  • Conroy, B. P., Anglen, J. O., Simpson, W. A., Christensen, G., Phaup, G., Yeager, R., & Gainor, B. J. (1999). Comparison of castile soap, benzalkonium chloride, and bacitracin as irrigation solutions for complex contaminated orthopaedic wounds. Journal of orthopaedic trauma, 13(5), 332–337. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10406699/
  • Girgis, A.Y. (2003). Production of high quality castile soap from high rancid olive oil. Grasas Y Aceites, 54, 226-233.  https://grasasyaceites.revistas.csic.es/index.php/grasasyaceites/article/view/235
  • Oakley, A. (s.f.). Soaps and cleansers. Dermnetnz.org. https://dermnetnz.org/topics/soaps-and-cleansers
  • Paudel, Samrat & Shrestha, Rekina & Poudel, Pramod & Adhikari, Rameshwar. (2022). The Influence of Soap and Alcohol-based Cleanser on Human Skin. 2. 56-65. https://www.researchgate.net/publication/360667945_The_Influence_of_Soap_and_Alcohol-based_Cleanser_on_Human_Skin
  • van Amerongen, C. C. A., Ofenloch, R. F., Cazzaniga, S., Elsner, P., Gonçalo, M., Naldi, L., Svensson, Å., Bruze, M., & Schuttelaar, M. L. A. (2021). Skin exposure to scented products used in daily life and fragrance contact allergy in the European general population – The EDEN Fragrance Study. Contact dermatitis, 84(6), 385–394. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8247875/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.