Beber pouca água acarreta em quais problemas?

· 1 de setembro de 2014
Uma hidratação deficiente pode desencadear várias condições, desde dores de cabeça até câncer na bexiga ou diminuição do rendimento físico e intelectual.

Beber pouca água pode ser um sério problema, visto que nosso objetivo em termos de saúde deve ser manter uma hidratação correta. Esta é fundamental para o bom funcionamento de todo o nosso organismo.

Como já mencionamos muitas vezes, é necessário beber, ao menos, dois litros de água por dia. Então, se beber pouca água for seu hábito, saiba que estará se expondo a problemas graves de saúde.

Aliás, todos sabem que beber pouca água traz sérios riscos para o organismo.

O mais grave deles é desenvolver uma grande quantidade de problemas de saúde.

Principalmente no caso de pessoas que fazem muita atividade física.

As doenças mais frequentes desenvolvidas pela falta da hidratação correta são aquelas que têm relação com os rins. Além disso, ao beber pouca água também se pode sofrer com problemas intestinais e circulatórios.

Outros problemas que podemos apresentar pela falta de consumo de água são:

  • Dores fortes de cabeça (como as enxaquecas), visto que o cérebro e os olhos não estão recebendo a água necessária;
  • A falta de hidratação destes órgãos pode provocar uma severa inflamação nas partes internas e posteriores dos olhos, podendo causar a perda da visão.

Os sintomas de uma desidratação podem envolver cãibras, dor muito forte de cabeça, sensação de cansaço, fatiga, fortes dores musculares e mudanças frequentes de humor.

Pessoas que se exercitam muito, seja no trabalho ou na academia, devem se hidratar frequentemente e não esperar sentir sede. Isso porque a falta de água no organismo pode ser a principal causa de cefaleias, perda progressiva da mobilidade, câncer de cólon e bexiga, assim como perda de grande parte da capacidade de entendimento e rendimento físico e mental.

Beber pouca água interfere na digestão

A água é fundamental para que o intestino realize corretamente sua função, já que a falta de líquido torna a digestão muito mais lenta e por este motivo podem ocorrer acúmulos de dejetos ou fezes no intestino grosso, o que provoca a tão incômoda prisão de ventre. Se estes acúmulos permanecem muito tempo ali, causam inflamação e dores no cólon, nos casos mais graves podem apresentar infecções, o que recebe o nome de colite.

Leia também: 5 motivos pelos quais você deve beber água de acordo com a ciência

Benefícios do consumo de água na prevenção de doenças

Artrite

beber pouca água pode causar artrite

Como já sabemos, a artrite é causada pela alteração ou desgaste da cartilagem. Essa nada mais é do que o tecido que reveste as articulações. Também é responsável por fazer com que os movimentos sejam muito mais suaves e não causem atrito entre os ossos.

Até o momento se desconhece a causa da artrite. Além disso, não existe nenhum medicamento que a cure, já que são usados somente anti-inflamatórios e comprimidos para a dor.

Porém, é importante que, principalmente as pessoas que sofrem com esta doença em maior ou menor grau de agressividade, saibam que a causa de sua dor ser em grande parte pela falta de hidratação.

Isso porque as cartilagens contêm uma grande quantidade de água para poder manter as articulações bem lubrificadas e isto permite que os ossos não rocem entre si. Assim os movimentos são muito mais suaves, sem causar os danos típicos da artrite.

Lombalgia

O que se diz sobre a importância da hidratação correta para prevenir problemas de artrite, é o mesmo que se recomenda para evitar dores de coluna. Isso porque as articulações vertebrais requerem água para manter suas funções e evitar fricções entre os discos vertebrais.

Enxaqueca

beber pouca água pode dar enxaqueca

Na maioria dos casos a enxaqueca é causada pela falta de hidratação. Ela se deve especialmente à incapacidade do corpo de regular a temperatura e por esta razão os vasos se dilatam, causando fortes dores de cabeça.

Neste caso, deve-se tomar um bom copo de água fria, para baixar a temperatura corporal. Se nos hidratarmos de maneira constante certamente não apresentaremos nenhum ataque de enxaqueca (se a causa for hidratação, é claro).

Depressão e fatiga crônica

beber pouca água pode acarretar em depressão

Em geral, a depressão é causada pelo estresse. Esse regularmente é devido à infinidade de problemas tanto familiares quanto profissionais que administramos diariamente.

Unidas à depressão podemos nos deparar com a tristeza e angústia. Elas podem ser causados pela falta de água no organismo, especialmente no cérebro, já que ele requer energia para funcionar, a qual é gerada dentro do corpo.

Portanto, se não estamos suficientemente hidratados e com frequência o corpo não pode gerar a energia que o cérebro necessita, seu funcionamento será ineficiente.

Lembre-se…

Portanto, devemos enfatizar que a hidratação correta é a maneira mais simples e eficaz de manter a saúde de todos os órgãos do corpo e, portanto, ter uma vida mais plena e tranquila.

Estes são motivos mais que suficientes para não deixarmos a garrafa de água de lado. Precisamos estar cientes das recomendações anteriores se queremos manter a qualidade de vida excelente durante muitos anos e sem importar a idade.