Por que algumas crianças pedem água antes de dormir?

Além da manipulação ou falta de afeto, algumas crianças pedem água antes de ir dormir porque querem se assegurar de que você está ali, pronto para protegê-los e que podem contar contigo como pai ou mãe. 

Por que algumas crianças pedem água antes de dormir? Ao ler esta pergunta certamente terá se lembrado de alguma cena parecida com seus pequenos.

Você os agasalha, dá um beijo de boa noite, apaga as luzes e fecha a porta; mas, depois de alguns minutos, um deles te pede um pouco de água. Este comportamento é comum em algumas famílias. 

Nos meios existem diferentes opiniões sobre as razões que motivam as crianças a pedir água antes de dormir. Entre eles figuram o capricho, manipulação, necessidade de tempo e afeto.

Também se pensa que pode ser o pedido de presença paternal, ou às vezes simplesmente sede. A seguir examinaremos brevemente tais argumentos.

Capricho e manipulação

Alguns pais falam que as crianças pedem água antes de dormir porque é uma maneira de ver o tanto de controle que têm sobre os pais.

Criança de mau humor

É verdade que algumas crianças fazem caprichos pela maneira como os pais educam e satisfazem as necessidades e desejos de seus filhos. No entanto, para uma criança, querer manipular seus pais através de um copo de água é um ato muito complexo e difícil de planejar.

Por tal razão, as crianças não são capazes de pedir água antes de dormir levando em mente esta busca por manipulação ou simples capricho.

Saiba por que Os beijos e abraços são o melhor remédio para seus filhos

Querem passar mais tempo com você

No caso de outros pais, eles acreditam que as crianças pedem água antes de dormir porque não passam tempo suficiente com seus pequenos. Em particular se o casal trabalha e se sentem um pouco culpados por descuidar de seus filhos.

No entanto, este comportamento nas crianças também acontece em famílias cujos pais destinam tempo em quantidade e qualidade para seus filhos. 

Por outro lado, vamos pensar no tempo que os pequenos demoram em beber água. Se por acaso este ato leva menos de um minuto; é muito breve para que as crianças interajam com seus pais.

Isso indica que, a razão pela qual algumas crianças pedem água antes de dormir não é passar mais tempos com seus pais, e vai sim mais além.

Realmente têm sede

Beber água e estar hidratado é fundamental para o bom desenvolvimento das crianças. Em algumas ocasiões talvez as crianças não tenham bebido água suficiente e tenham sede durante a noite. Na verdade, não é ruim que a criança peça água.

No entanto, é necessário que os pais observem a ingestão diária de líquido de seus filhos. Se o pedido se repete em várias ocasiões, ou se notar que seu filho bebe água em abundância, pode ser um sintoma de diabetes infantil. Em tal caso, deve consultar um especialista para evitar qualquer problema de saúde ou complicação.

Por que algumas crianças pedem água antes de dormir: para saber que você está ali

As crianças pedem água antes de dormir para obter carinho dos pais

Como vimos anteriormente, alguma das razões que os pais pensam para que seus filhos peçam água antes de dormir não são muito lógicas.

Pois pensamos como adultos, não como crianças. Os pequenos têm uma maneira distinta de compreender o que lhes rodeia e o mundo, inclusive a relação com seus pais.

Antes de mais nada, devemos nos lembrar que as crianças dependem totalmente de seus pais. Neles encontram o refúgio e proteção que precisam para se sentirem seguros. Na verdade, um aspecto vital para o desenvolvimento das crianças é se sentirem protegidos.

Por esta razão, as crianças às vezes precisam comprovar que contam com seus pais de maneira incondicional. Eles querem “se assegurar” de que você está ali com eles, se algo chegar a acontecer durante a noite. E uma maneira de fazê-lo é pedir água antes de dormir.

Confira essas 5 palavras chave para educarmos nossos filhos

O que você pode fazer a respeito

Não se desespere

Lembre-se, o objetivo de seu filho é confirmar que está ali para ele. Como adultos, talvez pensemos que, por serem nossos filhos, eles confiarão em nós automaticamente, mas não é assim.

A paternidade não é tão simples como programar um robô para que os filhos não duvidem de nós. Como pais, temos que fazê-los sentir seguros e consolá-los sempre que seja saudável fazê-lo.

Assim que guarde este conselho em mente e verá que te ajudará a guardar a calma quando sentir que está perdendo a paciência. O amor deve ser a base de sua criação e eles precisam.

Passe tempo com seus filhos

Passar pelo menos uma hora por dia com seus filhos, ajudará as crianças a perceberem seu carinho e interesse. Além disso, durante a noite você pode fazer certas atividades com eles, como ler uma história.

Você também pode fazer exercícios de respiração com seus filhos para que possam relaxar e descansar apropriadamente. Isso contribuirá para deixarem de sentir o impulso de chamar os pais por um copo de água.

Ajude-os a administrar as emoções

As crianças pedem água antes de dormir para ficar com seus pais à noite

A educação emocional que os pais trazem para os filhos pode ser de grande ajuda. Que você os ensine a administrar as emoções e também lhes demonstre amor, isso os preparará para uma etapa adulta mais satisfatória e estável.

Também preste atenção aos seus filhos satisfazendo seu desejo de beber água antes de dormir, é importante ensiná-lo a fazer coisas sozinhos de maneira progressiva; o que inclui que eles mesmos irem à cozinha beber água, até mesmo antes de ir para a cama.

Conclusões

Resumindo, a razão por quê algumas crianças pedem água antes de dormir obedece a uma carência afetiva e emocional. Para satisfazer esta necessidade, os pequenos requerem o consolo que os pais trazem para se sentirem seguros.

Lembre-se, seus filhos não fazem isso para incomodas, manipular ou simplesmente fazer uma birra. Somente querem se sentirem confortados e protegidos.

Contudo, se você observa algum comportamento fora do comum, pode consultar com um especialista para aplicar as medidas necessárias.

Já passou por isso alguma vez? Gostaríamos de saber como resolveu o problema. 

Recomendados para você