O que o formato de seus pés diz sobre você

Apesar de parecer algo sem importância, os diferentes formatos e comprimentos dos dedos, tanto dos pés quanto das mãos podem revelar informações sobre nossa personalidade
O que o formato de seus pés diz sobre você
Leidy Mora Molina

Revisado e aprovado por a enfermeira Leidy Mora Molina.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 16 janeiro, 2023

Ainda que não pareça, é certo que o formato dos pés podem dizer muito sobre você. Mais do que você pensa.

Preste atenção no que seus pés estão lhe dizendo, pois será muito curioso e, talvez, também esclarecedor.

São muitos os que afirmam que através da reflexologia é possível determinar a personalidade de um indivíduo.

Imre Somogyi, presidente da associação Reading Toes, indica que através da reflexologia é possível identificar as características de cada pessoa.

Formato dos pés: pé grego

Para saber se você possui um pé grego é preciso observar se o segundo dedo, também chamado de indicador, é maior do que o polegar.

O restante dos dedos são progressivamente menores.

  • Trata-se de um tipo de pé próprio de pessoas criativas, atletas e muito ativas.
  • Além disso, pessoas com esse tipo de pé sempre demonstram ser entusiastas. São motivadoras das pessoas que as rodeiam.

Sim, essas pessoas também são muito impulsivas, característica que pode levá-las a um estresse excessivo e a cometer erros.

Formato dos pés: pé quadrado

O mais característico desse tipo de pé é que o polegar, o indicador, e o dedo médio possuem o mesmo tamanho.

  • As pessoas que possuem esse tipo de pé frequentemente apresentam uma personalidade muito analítica. Sempre pensam muito antes de tomar cada decisão, analisando os pontos positivos e os negativos do assunto.
  • Não são nem um pouco impulsivas e não se deixam influenciar nas questões mais simples. Suas decisões possuem bases muito sólidas.

Frequentemente são práticas, confiáveis e seguras, razão pela qual você sempre será dependente de um amigo com pé com essas mesmas características.

Formato dos pés: pé egípcio

Esse tipo de pé se caracteriza por possuir todos os dedos progressivamente menores, desde o polegar até o dedo mínimo.

  • É próprio de pessoas que, acima de tudo, apreciam sua vida íntima e privada; tentem a ter aspectos ocultos e a se afastar da realidade.
  • Além disso, muitas vezes são muito sonhadoras, rebeldes e impulsivas diante do cotidiano da vida, e seu humor muda com frequência.

Formato dos pés arredondado

Se você possui um pé com formato arredondado deve saber que esse tipo indica que a pessoa é muitas vezes educada, dócil e tem medo de expressar sua própria opinião.

Por outro lado, se os pés forem mais quadrados você estará diante de uma pessoa que sabe se defender quando necessário.

Formato dos pés: pés alongados

Os pés alongados, com dedos finos e calcanhares estreitos correspondem a pessoas atenciosas, que apreciam as coisas únicas.

Essas pessoas, segundo a reflexologia, sempre podem ser propensas a uma série de doenças como os gases, a ansiedade ou o estresse.

Formato dos pés: pés largos

Por outro lado, os pés largos com dedos curtos são de pessoas muito mais apegadas aos bens materiais.

Nesse caso, a reflexologia dos pés assegura que essas pessoas podem tender a sofrer de problemas cardiovasculares ou má circulação.

As mãos também são fundamentais

No que se refere às extremidades, os pés não são os únicos capazes de mostrar a personalidade da pessoa, visto que também pode depender também da forma das mãos.

Por exemplo, segundo uma pesquisa realizada em 2011, o comprimento do dedo anelar dependerá da quantidade de hormônios sexuais – estrogênio e testosterona – aos quais os indivíduos foram submetidos durante o processo de gestação.

Além disso, também se estabelece que a maioria dos homens possui o dedo anelar mais longo do que o indicador. No caso das mulheres, frequentemente ocorre o contrário.

Parece estar claro que é possível saber como é uma pessoa apenas olhando seus pés ou suas mãos.

No entanto, é um olhar que deve ser feito com cuidado.

Assim seremos capazes de ver realmente o que os pés ou as mãos das pessoas que estão diante de nós estão querendo dizer.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Blanco, A. L. (2017). Nuevo manual de Reflexología: El método más completo y actual sobre las técnicas, la práctica y la teoría de la ciencia reflexológica. Robin Book.
  • Cely, E. R. L., Castiblanco, N. J. P., Manrique-Abril, F. G., & Díaz, M. A. V. (2012). Testosterona prenatal: digito D2:D4 y conducta. 1998-2010. Rev. salud hist. sanid.Revista salud, historia y sanidad7(1). https://agenf.org/ojs/index.php/SHS/article/view/156
  • Fred Gustavo Manrique-Abril, Mario Andrés Valderrama Díaz, E. R. L. C. N. J. P. C. (2013). Testosterona prenatal: digito D2:D4 y conducta. 1998-2010. REVISTA SALUD, HISTORIA Y SANIDAD7(1). Recuperado a partir de https://agenf.org/ojs/index.php/shs/article/view/156
  • Hansmann, B. (1997). Con Los Pies en el Suelo: Forma de Cuerpo y Visión Del Mundo. Icaria.
  • Pérez Pico, A. M., Castaño Justo, B., & Mayordomo Acevedo, R. (2016). Relación entre la fórmula digital y las deformidades del antepié en una población joven. European Journal of Podiatry / Revista Europea de Podología2(1), 1–11. https://doi.org/10.17979/ejpod.2016.2.1.1363

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.