Em 2050, o número de pessoas com problemas auditivos pode chegar a 900 milhões

Há cada vez mais casos de problemas auditivos. O fonoaudiólogo Alain Afflelou alerta sobre eles.
Em 2050, o número de pessoas com problemas auditivos pode chegar a 900 milhões
Diego Pereira

Revisado e aprovado por o médico Diego Pereira.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 14 dezembro, 2022

Madri, 3 de março de 2020.- De acordo com o último Relatório da OMS sobre Surdez e Perda Auditiva, estima-se que até 2050 o número de pessoas que sofrem de algum tipo de problema auditivo pode chegar a 900 milhões de pessoas se não forem tomadas medidas preventivas.

ALAIN AFFLELOU audiólogo adere ao Dia Mundial da Audição destacando a importância de informar a população sobre as causas e sintomas da perda auditiva e as medidas de prevenção da surdez em uma população onde esses sintomas são detectados em pessoas cada vez mais jovens.

É muito comum que, na maioria das vezes, a saúde auditiva seja relegada a segundo plano. Por isso, desde ALAIN AFFLELOU Audiologia queremos transmitir a importância e necessidade de exames regulares, não só na população com mais de 65 anos, mas também em crianças, jovens e adultos. De fato, 60% dos casos de perda auditiva podem ser evitados se você fizer check-ups e procurar um centro especializado.

Na Espanha, por exemplo, o número atual de pessoas com perda auditiva é de 1.064.000, sendo que 72% das pessoas com mais de 65 anos sofrem desse tipo de condição. No entanto, cada vez mais jovens entre 12 e 35 anos sofrem de perda auditiva, principalmente devido à exposição constante ao ruído.

Poluição sonora, o maior problema dos millennials

Nos países mais desenvolvidos, a perda auditiva está se generalizando devido aos níveis sonoros de risco que os mais jovens suportam tanto no dia a dia quanto no lazer. O uso continuado de fones de ouvido (conectados a um celular ou tablet) ou exposição em discotecas e bares de música com som alto – 100dB é o nível médio de uma discoteca quando cientificamente o nível recomendado é 85dB por 8 horas e 100dB não mais que 15 minutos – são os principais potenciadores de futuros problemas auditivos a curto prazo.

No entanto, nem todas as causas têm origem na exposição acústica. No caso dos pequenos, infecções de ouvido, doenças infecciosas como rubéola, meningite, sarampo ou problemas na gravidez ou no parto são as principais causas que levam à perda auditiva ou surdez em bebês e crianças.

Outra das causas mais notadas em jovens e adultos é o tabaco, os fumantes têm até 60% mais chances de ter problemas auditivos do que os não fumantes.

Conectividade e adaptabilidade, a solução oferecida por ALAIN AFFLELOU 

A deficiência auditiva e as próteses auditivas fazem parte de uma realidade nem sempre aceita socialmente. De fato, muitas pessoas não reconhecem que têm problemas auditivos por terem uma imagem distorcida dos aparelhos auditivos, acreditando que eles ficarão visíveis e que irão interferir no seu dia a dia.

Graças à conectividade e à tecnologia de ponta utilizada por ALAIN AFFLELOU, os aparelhos auditivos podem ser um acessório invisível para qualquer pessoa, já que são minimamente visíveis e desfrutam de excelente conectividade sem fio, o que significa que não é necessário usar nenhum tipo de cabo.

Além disso, ALAIN AFFLELOU oferece diferentes tipos de aparelhos auditivos, dependendo do grau de perda auditiva da pessoa e do estilo de vida que leva com soluções de carregamento fáceis e tecnologia bluetooth. Abrangendo e adaptando as necessidades auditivas de cada pessoa.

Jesús Hervás, Responsável de Audiologia da ALAIN AFFLELOU, afirma que “ o setor da audiologia sempre esteve associado aos idosos, mas atualmente são cada vez mais os jovens e as crianças que também precisam de ajuda. Nosso objetivo é informar e ajudar a prevenir futuros problemas irreversíveis. Ser capaz de ser proativo e não reativo aos problemas auditivos. Vamos tentar, através da nossa rede de audiologia, ajudar todos os interessados em cuidar da sua saúde auditiva ”.

Sobre ALAIN AFFLELOU

Há quinze anos ALAIN AFFLELOU chegou à Espanha e há seis anos que optou pela diversificação com a linha ALAIN AFFLELOU Audiologia. Desde que decidiu ampliar os seus serviços ao setor da audiologia, não parou de crescer e ganhar notoriedade e visibilidade em diferentes zonas de Espanha. O desafio da empresa é chegar a todo o mundo, criando um clima de confiança, proximidade e fidelidade para demonstrar que “porque todos têm o direito de ouvir bem”.

A empresa francesa já conta com 40 centros audiológicos ALAIN AFFLELOU e tem várias soluções e produtos auditivos e de conectividade para garantir que cada pessoa afetada por problemas auditivos possa levar uma vida o mais normal possível: aparelhos auditivos de última geração, telefones celulares adaptados às necessidades auditivas de cada pessoa, despertadores especiais ou protetores auditivos para todos os tipos de perfis e profissionais.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.