O mindfulness é eficaz para crianças e adolescentes?
Revisado e aprovado por o psicólogo Bernardo Peña
O mindfulness tem sido muito bem acolhido atualmente. Trata-se de uma prática que já ajudou muitas pessoas a liberar parte de seu estresse e ansiedade para viver uma vida muito mais plena e satisfatória.
No entanto, o que acontece com as crianças e os adolescentes? Será que o mindfulness pode se tornar uma alternativa para eles?
Os pequenos e jovens também são submetidos a grande estresse e, talvez, ensinar-lhes essa prática saudável desde cedo possa poupar-lhes muitos problemas depois. Assim, terminarão praticando-a quase de forma automática.
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Mindfulness para crianças
As crianças são como esponjas. Por isso, ensinar a elas essa prática desde tão cedo pode trazer alguns benefícios realmente impressionantes.
No entanto, para que seja eficaz para elas, é preciso ensiná-las com alguns exercícios muito divertidos e que, sem dúvida, transmitirão o que realmente queremos que compreendam e integrem em sua personalidade.
Um dos primeiros exercícios pode ser ensiná-las a realizar a respiração da abelha.
- Essa prática consiste em se sentar com a coluna ereta e prestar atenção na respiração.
- A partir daí, feche os ouvidos com os polegares, enquanto as mãos se apoiam na cabeça.
- Em seguida, feche os olhos, inspire profundamente e, ao expirar, imite o som das abelhas “zzzzzz”.
Outro exercício pode ser o famoso conto da árvore de preocupações, que as ensina a deixar ir os problemas e não continuar ruminando-os na mente, permitindo que sejam liberados.
Se desde pequenas ensinamos as crianças a não carregar uma mala cheia de angústias, de pensamentos que não levam a lugar nenhum, isso vai beneficiá-las no futuro.
Existem muitos outros exercícios de mindfulness que podem ser feitos. Alguns já se sabe em que consistem porque seu nome já indica: “A postura de mente atenta”, “O jogo do silêncio”, “Observar como detetives”, “Atenção, que som é esse?”.
Todos serão muito eficazes se forem realizados regularmente, tanto em casa quanto nas escolas, como um hábito.
Mindfulness para adolescentes
A adolescência é uma etapa difícil. No entanto, se integrarmos o mindfulness, podemos conseguir grandes resultados.
Essa prática na adolescência já não é tão infantil. Ou seja, ainda que possamos utilizar variações dos exercícios para crianças que já vimos, agora estamos numa fase em que entendemos perfeitamente o que estão querendo nos transmitir.
Portanto, se o mindfulness for integrado corretamente, se ensinarmos aos adolescentes que se trata de um hábito, como comer, dormir ou escovar os dentes, os resultados poderão ser vistos a longo prazo.
Graças a essa prática, os adolescentes ganharão mais paciência, saberão gerir melhor suas emoções e observar seus pensamentos sem julgá-los.
Além disso, também saberão deixar para trás sua bagagem composta de preocupações, angústias, estresse por causa das provas, se a pessoa de quem gostam gosta delas também, etc.
Se o mindfulness for bem realizado, é possível melhorar inclusive o rendimento escolar, com um consequente crescimento e amadurecimento pessoal.
O apoio dos pais
Os pais têm uma influência muito grande em seus filhos. Portanto, iniciá-los nessa prática é uma excelente escolha.
Além disso, eles mesmos também poderão se beneficiar dela ao introduzi-la na vida familiar. Assim, todos sairão ganhando.
Será também uma oportunidade de passar tempo de qualidade com os filhos e de aprender algo novo que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma perda de tempo.
Não vamos desmerecer o mindfulness. Pois pode nos ajudar a evitar muitos conflitos desnecessários, muitos preconceitos equivocados e nos permitirá amadurecer e crescer enquanto pessoas.
Quando praticada regularmente, essa prática será muito eficaz. Mas, para isso, a perseverança e a paciência serão muito necessárias.
Não esperemos para ver os resultados e comecemos agora mesmo. No entanto, lembre-se de que depois de uma única sessão, nosso filho não melhorará seu rendimento escolar nem controlará seus acessos de raiva. Isso só será possível com o tempo.
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