A melhor maneira de desinfetar o banheiro
O banheiro é uma das áreas mais usadas da casa, e também um dos cômodos mais sujos. Para evitar problemas, há várias recomendações para desinfetar o banheiro da melhor maneira.
Os principais agentes de infecção no banheiro são as bactérias e o mofo. A umidade é a primeira causa das anteriores. Portanto, os banheiros devem ser mantidos ventilados e secos.
Outra ocorrência comum de contaminação é o resíduo de urina ou matéria fecal no banheiro. Então, você deve se acostumar a sempre dar uma descarga completa.
Os restos de sabão ou xampu são atraentes para os fungos. O mesmo acontece com o desperdício de pasta de dente. Além disso, elas causam manchas persistentes na pia.
O banheiro deve ser desinfetado completamente ao menos uma vez por semana, embora as medidas corretivas de limpeza devam ser aplicadas diariamente. Isso ajudará a reduzir os riscos de infecção.
Por onde começar a desinfetar o banheiro
Para começar a desinfetar o banheiro, a primeira coisa é o uso de luvas. Isso evita o contato direto com bactérias. Também protege as mãos dos produtos de limpeza que podem ser abrasivos.
Outro aspecto a se ter em mente é usar produtos específicos para cada área ou objetivo. Removedores de manchas, desinfetantes e alvejantes são os mais básicos para a limpeza.
É necessário varrer toda a área, pois isso ajudará a evitar que o pó se molhe. Dessa forma, não vai se acumular no chão nem prejudicá-lo ainda mais.
Deve-se ter cuidado para não usar os mesmos instrumentos para todas as partes. É preferível ter uma escova ou um pano para cada banheiro.
O banheiro e a banheira ou o chuveiro são as peças que acumulam a maioria dos germes. Você tem que ter muito cuidado com o chão e as paredes. Lembre-se de que o ralo acumula sabão, xampu e cabelo.
Todos os tipos de resíduos devem ser removidos antes de começar a limpar o chuveiro ou a banheira. Uma esponja úmida com alvejante ou removedor de manchas ajudará a remover o mofo das paredes.
O banheiro deve ser limpo com água sanitária para obter melhores resultados. É importante colocar bastante atenção na borda, onde a sujeira se acumula. O assento pode ser limpo com um pano com desinfetante ou alvejante.
No caso da pia, a primeira coisa a se fazer é remover os resíduos de pasta de dente ou cabelo. Também pode haver areia da água. Com uma esponja repleta de água sanitária, a pia inteira deve ser desinfetada. Em seguida, limpe com muita água.
Não se esqueça dos pisos e paredes do banheiro em geral. Um pano com água quente, sabão e alvejante é eficaz para estes casos. É importante remover todos os resíduos da limpeza depois de aplicar os produtos.
Erros ao desinfetar o banheiro
- Pouca ou nenhuma ventilação. Algumas pessoas tendem a desinfetar o banheiro com janelas e portas fechadas. As janelas abertas ou o extrator impedem a formação de mofo devido à umidade.
- Esquecer das cortinas. Devido ao seu contato com a água, as cortinas ou o box acumulam o mofo. Você pode limpá-los com alvejante diluído em água.
- Não substituir as toalhas. Devido à umidade, as toalhas acumulam bactérias. Idealmente, troque-as uma vez por semana. O mesmo se aplica para o chuveiro e tapete do lavabo.
- Não limpar os acessórios. O vidro onde as escovas de dentes são colocadas acumula muito mofo. Este fungo pode se aderir às cerdas das escovas. É aconselhável limpar todos os acessórios do banheiro com água e sabão.
- Esquecer o espelho. O vinagre com água é eficaz para limpar o espelho. Você também pode aplicar um limpador de espelho comum.
Truques simples para desinfetar o banheiro
- A mistura de vinagre e água é eficaz para remover o limo acumulado no chuveiro. Caso haja ferrugem, pode ser preparada uma solução de água quente com limão e sal.
- Para remover manchas no ralo, você pode aplicar bicarbonato com água. É importante usar água muito quente para obter melhores resultados.
- No caso de manchas persistentes, o álcool é muito eficaz. Uma dose de álcool deve ser misturada para cada 6 de água quente. Aplique na área manchada e deixe-a agir por alguns minutos. Depois, limpe com água.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Guerra, D. (2005). Uso de antisépticos y desinfectantes. Revista Del Hospital Materno Infantil Ramón Sardá.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.