O que é maquiagem mineral? Confira seus ingredientes e benefícios

A maquiagem mineral tem composição leve, livre de conservantes, perfumes e outros ingredientes irritantes. Daí a sua popularidade.
O que é maquiagem mineral? Confira seus ingredientes e benefícios
Leonardo Biolatto

Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto.

Última atualização: 23 abril, 2024

Falar de maquiagem mineral é referir-se aos produtos cosméticos elaborados com minerais naturais da terra, como óxido de zinco, óxido de ferro, dióxido de titânio e mica. São fórmulas mais leves que as convencionais, livres de conservantes, perfumes e outros irritantes.

Elas revolucionaram o mercado da beleza, pois são promovidas como uma alternativa orgânica e segura para embelezamento e cuidados com a pele. Embora sua aplicação seja uma prática antiga, faz apenas alguns anos que se posicionou como uma opção ideal para peles sensíveis e secas. Vamos ver suas vantagens.

A origem da maquiagem mineral

A maquiagem mineral foi comercializada pela primeira vez em 1976, iniciada pela química cosmética Diane Ranger, que fundou a marca Bare Escentuals. Naquela época, Ranger percebeu a necessidade de criar produtos mais naturais, livres de emulsificantes, corantes, talco, álcool, perfumes e conservantes.

No entanto, os minerais moídos têm sido utilizados desde a antiguidade no que se refere à decoração e adorno. O exemplo mais claro são os olhos delineados com kohl de Cleópatra, embora se acredite que seu uso seja muito mais antigo.

Passadas quatro décadas desde o seu lançamento, esse tipo de cosméticos conquistou um lugar muito especial no mercado. São distribuídos em diversas apresentações e marcas, destacando-se como uma das opções preferidas tanto de usuários quanto de dermatologistas.



É melhor que a convencional?

Para muitas pessoas, a maquiagem mineral oferece vantagens em relação aos cosméticos tradicionais. No entanto, se é melhor ou não é uma questão de preferência. Embora as fórmulas de produtos minerais sejam mais leves, orgânicas e suaves para a pele, elas apresentam desvantagens na pigmentação e na cobertura.

Recomenda-se escolhê-la em caso de sensibilidade, dermatite de contato ou alergias. Na pele saudável, qualquer uma das opções pode funcionar bem, desde que a qualidade seja priorizada.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.