Mãe celebra Natal e Ano Novo no local onde seu filho faleceu há 22 anos

Esta mãe celebra o Natal e o Ano Novo de uma maneira especial para manter a memória de seu filho viva. Descubra a história!
Mãe celebra Natal e Ano Novo no local onde seu filho faleceu há 22 anos

Última atualização: 23 agosto, 2022

Natal e Ano Novo são dias especiais que se caracterizam por celebrar em família. Por essa razão, enquanto alguns compartilham o jantar com seus parentes, outros passam algum tempo lembrando de seus entes queridos que já não estão aqui.

Assim, com este ritual eles encontram uma maneira de se sentirem próximos de seus entes queridos novamente por um momento. É o que acontece com Cecilia Centurión, uma mãe paraguaia de 79 anos que todos os anos homenageia seu filho.

A sua celebração consiste em fazer um brinde em memória de seu filho em um determinado local da cidade. Isso, porque infelizmente há 22 anos ele perdeu a vida naquele local quando estava em seu carro e bateu em uma árvore.

Além disso, ela também se dedica a decorar a árvore com a qual seu filho se acidentou. Pois bem, foi assim que ela encontrou a forma para demonstrar seu amor e transmitir que para ela, sua vida sempre será iluminada, assim como o Natal.

árvore decorada

Esse acontecimento viralizou nas redes sociais depois que a jornalista Tai Ocampo publicou uma foto da mulher brindando na rua na companhia de outra mulher. Ela achou interessante a maneira como elas celebravam.

A revelação da verdade da mãe

Assim como a jornalista, outros meios de comunicação ficaram impressionados com a situação. Dessa forma, eles se dispuseram a entrar em contato com a senhora para perguntar os motivos pelos quais ela fez isso.

Assim, ela disse à sociedade através dos microfones que estava fazendo isso para exaltar a memória de seu filho. Pois bem, em 1999 ele havia perdido a vida naquela esquina de Assunção.

Da mesma forma, revelou que era uma forma de manter viva a ilusão que seu filho experimentava naquelas datas. A verdade é que, ela disse, ele ficava muito feliz nessas datas.

Por isso, a mãe afirma que com esse ritual sente que está celebrando um momento com ele. Ela vai até lá com um vinho para brindar e uma vela para pedir que sua alma esteja sempre calma.

filho faleceu

Além disso, ela comentou que desde o ano da morte ela tem ido para lá todos os Natais e Ano Novo sem falta. Ela também deixou claro que continuará fazendo isso até o final de seus dias porque quer que o vínculo com seu filho dure para sempre.

Reflexão final

O amor de uma mãe é infinito e inquebrável, por isso não enfraquece mesmo que seu filho não esteja mais vivo. Ao contrário, continuam encontrando os recursos para que o afeto aumente dia a dia.

Da mesma forma, a morte de um filho é o momento mais difícil que uma mãe pode vivenciar. Isso, porque eles são toda a sua vida e esse vínculo nunca será comparado a nenhum outro.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Martínez González C. Desarrollo del vínculo afectivo. Introducción. En: AEPap ed. Curso de Actualización Pediatría 2008. Madrid: Exlibris Ediciones; 2008. p. 299-301.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.