Jovem mostra como está a caverna que constrói há oito anos, após brigar com os pais: “Tem até Wi-Fi”
Após ter uma briga com seus pais, o espanhol Andres Cantos decidiu que precisava ter um espaço só para si que ficasse fora de sua casa. Ele tinha apenas 14 anos na época, e começou a cavar um buraco no chão do quintal da residência com o auxílio de uma picareta. Agora, após muito trabalho, ele apresenta o resultado de todo o esforço.
“Sempre gostei de construir pequenas cabanas. Eu moro no campo e muitas vezes quando encontrava madeira abandonada, eu construía uma bela casa”, contou o Andres.
A caverna ainda possui quatro tomadas elétricas, um fogão a carvão e uma cama.
Assim, por exemplo, o que um dia foi um buraco no chão se tornou um espaço bem organizado: tem uma sala, um quarto e até rede Wi-Fi.
A briga de Andres começou porque não permitiram que ele desse um passeio pela região de Murcia, na Espanha, onde a família mora. Não apenas o passeio foi o estopim da discussão, mas também o fato de não permitirem que ele usasse um casaco.
Com a picareta do avô dele, Andres começou a cavar… e nunca mais parou! Em meados de 2021, ele mostrou como estava a caverna e a história dele ficou mundialmente famosa.
Oito anos depois, com o trabalho de 14 horas semanais, Andres construiu um túnel de três metros de profundidade, com mais de um cômodo, iluminação, sistema de aquecimento, música e Wi-Fi!
Apesar do longo trabalho, Andres ainda não pretende parar, como revelou em uma entrevista recente ao tabloide britânico Mirror.
“Nos últimos dois anos, estendi a sala principal baixando o nível do solo em mais meio metro”, afirmou o “construtor”, hoje com 22 anos.
Andres agora é ator e estuda na Escola Superior de Artes Dramáticas local.
Ainda assim, ele encontra tempo para continuar o projeto em casa, principalmente nos fins de semana. Além disso ele planeja acrescentar um novo cômodo, cerca de meio metro abaixo do nível atual.
“Durante a pandemia, dei grandes passos na caverna, mas agora tenho menos tempo para gastar com isso. Dedico apenas quatro horas por semana para escavar a caverna”, disse Andres ao tabloide.
Segundo Andres, a caverna fica a cerca de 5 m abaixo do solo e ocupa cerca de 5 metros quadrados de área.
“Toda a minha família e amigos estão acostumados com a caverna, alguns até gostam de ajudar cavando um pouco de terra”, contou o jovem.
Andres diz ainda que o design dos cômodos e o formato da estrutura geral tem mais relação com os obstáculos geológicos do quintal do que com o planejamento.
Há alguns anos a estrutura foi inclusive vistoriada por autoridades, que não encontraram irregularidades no projeto e até aconselharam possíveis formatos de portas para evitar o colapso da caverna.
“Como sou a primeira pessoa na Espanha a fazer algo assim, quando a Guarda Civil chegou não havia um relatório específico. Não era um porão, nem um depósito, era apenas uma cabana subterrânea bem construída”, relatou.
Mas, até o momento, está tudo certo com a construção.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.