Gengibre, alho e mel: o melhor remédio para o colesterol alto
Escrito e verificado por o médico Carlos Fabián Avila
Dizem que a mistura de gengibre, alho e mel é um bom remédio para o colesterol alto. Por esse motivo, muitas pessoas foram incentivadas a prepará-lo e incluí-lo em sua dieta.
A seguir, discutiremos com mais detalhes tudo o que você precisa saber sobre os ingredientes desse remédio e seu potencial para melhorar sua saúde, de acordo com evidências científicas.
O que você deve fazer se tiver colesterol alto?
Se você foi diagnosticado com colesterol alto, é importante que melhorar seu estilo de vida o mais rápido possível. A combinação perfeita é alimentação saudável e exercícios. Ao mesmo tempo, você deve parar de fumar e minimizar (ou eliminar) o consumo de bebidas alcoólicas.
Algumas sugestões que podem inspirar você na hora de melhorar seus hábitos alimentares são o prato de Harvard e a dieta mediterrânea. No entanto, o mais importante é seguir as recomendações do seu médico.
Os especialistas da Fundação Espanhola do Coração fazem algumas recomendações:
- Substituir os laticínios integrais pelos desnatados, manteiga pelo azeite, e as carnes gordas por carnes magras com pouca gordura.
- Reduzir a gordura saturada. Recomenda-se que seja inferior a 10% da dieta.
- Aumentar o consumo de peixes oleosos.
- Comer menos de 7% de gordura poli-insaturada.
- Limitar a gordura monoinsaturada a 15-20% da dieta.
- Consumir menos de 300 mg de colesterol, 50-55% de carboidratos e 15% de proteínas.
- Ingerir 20-30 g de fibra e calorias suficientes para manter um peso adequado.
Remédio de gengibre, alho e mel para regular o colesterol
Segundo algumas crenças, a combinação de gengibre, alho e mel pode ajudar a regular o colesterol, uma vez que os três ingredientes são atribuídos a propriedades antioxidantes.
De acordo com os especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição (FEN):
- O mel é um alimento que fornece açúcares, aminoácidos, os taninos, a glicose e os alcaloides. Tem sido um alimento muito valorizado por suas múltiplas aplicações terapêuticas.
- O alho fornece proteínas, iodo, fósforo, potássio, vitamina B6 e compostos de enxofre. Por muito tempo, várias propriedades foram atribuídas a ele, porém, estudos mostraram que existiam muitos mitos em torno desse alimento.
- O gengibre fornece proteínas, vitaminas (B1, B2, B3, B5, B6, B9, C), magnésio, potássio, cálcio, ferro, manganês, zinco, fósforo e sódio. Embora tenha propriedades benéficas à saúde, é necessário estar ciente de suas contraindicações.
Portanto, todos esses são ingredientes saudáveis que podem contribuir para complementar a dieta voltada à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Mas cuidado! Lembre-se de que não há evidências de que esse remédio para o colesterol alto seja, por si só, 100% eficaz. Portanto, é recomendável incluí-lo em um estilo de vida saudável, desde que o médico autorize.
Ingredientes
- 4 dentes de alho
- 1 xícara de mel (100 g)
- 8 xícaras de água (2 litros)
- 3 centímetros de raiz de gengibre
- ½ xícara de suco de limão (125 ml)
Preparo
- Descasque muito bem os alhos e coloque-os em um processador de alimentos junto com os pedaços de raiz de gengibre.
- Processe por alguns minutos até obter uma mistura homogênea.
- Tire o suco do limão até atingir a meia xícara e adicione a mistura junto com os 2 litros de água.
- Por fim, adicione a xícara de mel e bata.
- Coe o remédio, se necessário, e coloque em um frasco de vidro.
- Deixe repousar por, pelo menos, 5 dias em um lugar fresco e à sombra. Você também pode levar deixar na geladeira se preferir.
Modo de consumo
- Tomar uma xícara do remédio para o colesterol alto em jejum.
- Você também pode diluir a colher de sopa em um copo com água morna e consumir no café da manhã.
- Evite consumir mais de 1 colher de sopa por dia, pois o mel é um alimento com grande quantidade de calorias.
- O gengibre é contraindicado em alguns casos, por isso é imprescindível se informar bem antes de começar a consumi-lo.
Cuidado com o que você come!
Ainda que o fígado seja produtor de colesterol, aquele que provém dos alimentos é o que mais afeta o organismo. Assim que, preste atenção ao que você come! Lembre-se de que manter uma dieta balanceada de acordo com suas necessidades não só ajudará a ter uma boa saúde, mas também a manter um peso normal.
Lembre-se de se consultar pelo menos uma vez por ano com o médico para checar seus níveis de colesterol, triglicerídeos e açúcar no sangue. Se você fizer parte do grupo de riscos, que sofre de doenças cardiovasculares, deve consultar o médico com mais frequência.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Thomson, M., Al-Qattan, K. K., Al-Sawan, S. M., Alnaqeeb, M. A., Khan, I., & Ali, M. (2002). The use of ginger (Zingiber officinale Rosc.) as a potential anti-inflammatory and antithrombotic agent. Prostaglandins Leukotrienes and Essential Fatty Acids. https://doi.org/10.1054/plef.2002.0441
-
Choudhary, A., & Verma, R. J. (2005). Ameliorative effects of black tea extract on aflatoxin-induced lipid peroxidation in the liver of mice. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.fct.2004.08.016
-
Bogdanov, S., Jurendic, T., Sieber, R., & Gallmann, P. (2008). Honey for nutrition and health: A review. Journal of the American College of Nutrition. https://doi.org/10.1080/07315724.2008.10719745
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.