É possível fechar os poros de forma natural?

4 de novembro de 2016
Uma boa esfoliação é fundamental para limpar a pele e eliminar células mortas. Deste modo, evitamos a obstrução dos poros pela sujeira e o desenvolvimento de cravos ou da acne.

Não, não é possível fechar os poros. Esse problema estético, muito comum entre a população, nos leva a comprar milhares e milhares de cremes que, quase sempre, são inúteis. Uma vez que o poro está obstruído, tudo o que podemos fazer é tentar impedir que a sujeira se acumule.

As peles com poros dilatados têm tendência maior a ter uma quantidade maior de impurezas, pois a sujeira pode se alojar facilmente nos poros. O resultado se torna muito antiestético.

Algumas das ações mais simples (e eficazes) que podemos tomar para combater essa sujeira são: beber bastante água, manter uma dieta equilibrada, usar filtro solar, usar os sabonetes apropriados para a higiene facial e esfoliar a pele periodicamente.

A seguir, mostraremos como deve ser uma rotina de beleza para te ajudar. Você ficará surpreso ao ver como é simples e por que vale a pena colocá-la em prática.

mascara-facial-contra-poros-abertos

Não pode fechar os poros, mas pode cuidar de sua pele

1. Banho de vapor

Um banho de vapor de 15 minutos será suficiente para umedecer a pele e, posteriormente realizar uma limpeza facial. Você só precisa colocar uma panela com água para ferver e, quando entrar em ebulição, desligar o fogo e aproximar o rosto a uma distância prudente, e cobrir a cabeça com uma toalha.

2. Esfoliação semanal

Isso evitará que as células mortas da pele, assim como a sujeira, obstrua os poros e causem acne ou formação de várias espinhas negras. Para realizá-la, coloque o esfoliante em um pano úmido de algodão e esfregue-o suavemente com movimentos circulares na pele.

3. Aplique uma máscara facial

Uma vez realizada a limpeza, você deverá hidratar e nutrir sua pele para que pareça fabulosa. Uma das máscaras mais recomendadas são as de argila, pois absorvem o excesso de oleosidade e suavizam a pele.

mascara-facial-contra-poros-abertos

4. Hidrate com aloe vera

Esta planta tem muitas propriedades benéficas para a saúde da pele. Ao retirar sua máscara facial, você pode colocar um pouco de gel de aloe vera para hidratar e proteger seu rosto de agentes externos.

Você pode ter uma planta de aloe vera em casa, cortar um pedaço e extrair o gel interno. Aplique no rosto e deixe secar antes de enxaguar.

A limpeza de cada manhã

Quando se levantar, lave o rosto com água bem fria e aplique um limpador facial caseiro previamente preparado. Este é feito misturando meia xícara de água, 1/4 de xícara de leite, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma clara de ovo.

Esta mistura irá limpar seus poros profundamente e eliminarão as bactérias superficiais que poderiam obstruir os poros. Esfregue com suavidade e enxágue com água morna.

Lavar-o-rosto

Remédios caseiros para tentar fechar os poros

1. Iogurte

Se você acredita que o iogurte é um bom limpador facial, embora não existam evidências científicas suficientes  para comprovar. No entanto, é verdade que os produtos lácteos contêm uma grande contribuição de vitamina C, essencial para a criação de colágeno.

Se você quiser experimentar, uma vez por semana aplique uma máscara de iogurte, durante 15 minutos e em seguida enxágue com água morna.

2. Cubos de gelo

Pegue alguns cubos de gelo do congelador. Envolva-os em uma gaze ou pano fino e passe-os diretamente no rosto, não mais de 30 segundos para não queimar a pele. Você obterá um efeito tensor imediato. Recomenda-se realizar após o banho e antes de se maquiar.

Recomenda-se também não manter o gelo muito tempo sobre a área da pele, ou podemos sofrer queimaduras por frio.

3. Bicarbonato de sódio

Faça uma pasta misturando bicarbonato e água morna em partes iguais. Com movimentos circulares, massageie o rosto por 30 segundos e enxague com água fria.Repita durante uma semana completa e na semana seguinte reduza para três vezes.

Existem muitos outros ingredientes naturais, como a aveia, o mel, o óleo da árvore do chá, entre outros, com os quais realizar tratamentos de beleza eficazes para o cuidado da pele. A chave está em saber aproveitá-los e aplicá-los, de preferência durante a noite.

No entanto, esses tratamentos naturais sempre serão complementares aos prescritos pelo dermatologista. De forma alguma é recomendável dispensar as instruções do médico ou um controle dermatológico periódico.