7 famosos que revelaram problemas graves de saúde
Muitos famosos dão verdadeiros exemplos de coragem ao falar abertamente sobre condições de saúde que enfrentaram em suas vidas, conheça alguns exemplos:
1- Drica Moraes
Drica Moraes recebeu o difícil diagnóstico de leucemia que, já em estágio avançado, trazia consigo o temor de poucas chances de sobrevivência. Ela lembrou um pouco da trajetória de seu tratamento contra a leucemia, há mais de 10 anos, em um post no Instagram:
“Há mais de 10 anos, vivi o que chamo de ‘saga da cura’. Um período turbulento, desafiador, mas que incrivelmente me deu ainda mais forças para viver. Fico arrepiada só de lembrar, mas muito agradecida, porque hoje posso dizer: me curei da leucemia. Apoio, com toda certeza, quem hoje precisa iniciar ou até mesmo continuar o seu tratamento”.
“A luta não pode esperar. O tratamento tem que ser contínuo”.
2- Whindersson Nunes
Ao ser diagnosticado com depressão em 2019, ele seguiu sendo honesto sobre seu estado mental, compartilhando com os fãs suas dores e dificuldades, e fazendo pausas na carreira para se cuidar.
“Depressão é uma coisa que você não consegue explicar, as pessoas não conseguem entender e fica por isso mesmo. Cada um tira suas conclusões. Você prefere ficar em casa porque, quando você sai, todo mundo fica dando uma opinião. Daí o pessoal ia à minha casa, mas, meu Deus do céu, parecia que eu estava pela hora da morte”, comentou.
“Eu sinto uma angústia todos os dias, todos os dias, algumas risadas, algumas brincadeiras e depois lá estou eu de novo com esse sentimento ruim”, disse.
3- Lady Gaga
A fibromialgia atinge 5% da população mundial. Ocasiona dores fortes em todo o corpo e por longos períodos, causando grande sensibilidade em articulações, músculos e tendões.
Há anos, a cantora norte-americana luta contra essa doença. Apesar das dificuldades, Gaga sempre lidou com a situação de forma aberta. De fato, ela falou abertamente sobre a doença no documentário Gaga: Five Foot Two, da Netflix. “Sofro com essa dor há cinco anos, mas quando sinto a adrenalina da minha música e dos meus fãs eu consigo prosseguir”, revelou.
4- Ana Maria Braga
Ana Maria Braga já teve câncer de pele, no reto e também no pulmão. Para a apresentadora do Mais Você, o que a ajudou nesses períodos foi continuar trabalhando.
“De vez em quando, eu chorava embaixo do chuveiro, pois doía muito. E aprendi a frase: ‘Por que não eu? ‘. Tem tanta gente que sofre, não é? Eu também”.
“Acho que fui uma das primeiras comunicadoras que colocou um problema tão sensível quanto esse (do câncer) de verdade – e me ajudou muito. Acredito em energia e estar ali, trabalhando, me dava mais força para enfrentar outro dia“, disse.
Ana Maria é um grande exemplo para muitos, ela inspirou ao falar abertamente sobre estas experiências difíceis:
“Você passa a olhar a vida de um jeito muito mais condescendente. Vai passar mesmo! Estou aqui, estou podendo viver hoje, olha que lindo que é viver hoje! Eu não fico pensando: ‘Já tenho setenta três anos, quanto mais eu vou ter? ’. Terei o quanto tiver, enquanto estiver aqui, vou aproveitar o máximo”, declarou.
5- Selena Gomez
Em 2015, a cantora Selena Gomez anunciou ter lúpus eritematoso sistêmico (LES), doença também conhecida apenas como lúpus.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, as causas do lúpus não são conhecidas, mas sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais contribuem para seu desenvolvimento. No lúpus, um desequilíbrio na produção de anticorpos faz com que essas células ataquem proteínas do próprio organismo, causando inflamação em diversos órgãos, como pele, mucosas, pulmões, articulações e rins.
Durante a luta contra o lúpus, Selena falou diversas vezes sobre saúde mental e autoestima, citando problemas que enfrentou durante todos estes anos junto da difícil doença. Hoje, ela é um exemplo de positividade e coragem.
6- Claudia Rodrigues
Claudia recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla em 2000, a atriz só falou publicamente sobre a doença em 2006.
A esclerose múltipla não tem cura ainda. Porém, os pesquisadores não param. Em 2016, dez anos após o diagnóstico, a atriz Claudia Rodrigues chegou a realizar um transplante de células-tronco. “Hoje me sinto ótima, menos cansada. Acordo cedo todos os dias e caminho quatro quilômetros no calçadão”.
Além do transplante de células-tronco, existe uma série de tratamentos voltados para a qualidade de vida do paciente. Os principais tratamentos são com imunomoduladores, medicações injetáveis que, com treinamento e orientação adequados, até o paciente pode se aplicar.
Em 2022, Claudia prestou solidariedade à também atriz Guta Stresser, que também foi diagnosticada com EM. “Guta, eu quero te dizer que essa doença é uma m****, é uma doença degenerativa que vai acabando com a gente e é muito complicado. Só que, assim, tem que confiar em Deus, tem que ter muita fé mesmo e lutar muito”, disse Claudia.
7- Fabio Assunção
Fabio Assunção, 49 anos, abriu o coração ao falar sobre o drama com drogas e álcool. Por muito tempo, o ator teve diversos conflitos com sua saúde emocional e física, mas agora já segue em outra fase de equilíbrio e tranquilidade.
“A dependência química é incurável, mas tratável. Dá para mudar de ideia, e ela volta. Hoje, me sinto forte e protegido, isso nem é mais um assunto na minha vida, está acomodado dentro de mim”, disse.
“As famílias precisam discutir esse tema. O que mais agrava o dependente químico é o silêncio e o estigma. Também devemos refletir sobre como a sociedade contribui, por meio de ganhos financeiros, na manutenção da dependência química. O usuário é colocado num palco, mas, nos bastidores, existe a sua construção”, analisou.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.