Dieta adequada para pessoas com refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico é uma doença que afeta muitas pessoas enquanto elas comem. O esôfago não é um simples músculo, pois ele tem um músculo em volta que sempre está fechado e que, ao abrir, permite a entrada dos alimentos no estômago. Serve para evitar que o ácido estomacal “suba”, isto é, ocorra o refluxo. Veja neste artigo qual é a dieta adequada para pessoas com refluxo.
O que saber sobre o refluxo?
Eventualmente, quando o músculo que recobre o outro músculo se debilita, surgem os sintomas porque o ácido começa a se prender nas paredes do esôfago.
Os sinais para quem sofre com o refluxo são: acidez, gosto amargo ou ácido na boca, dor torácica. Este transtorno é denominado de “DRGE” (Doença por Refluxo Gastroesofágico). Existem vários fatores pelos quais o refluxo pode surgir, mas, sobretudo, os alimentos são a causa deste tipo de manifestação.
As dietas que são indicadas para evitar o surgimento do refluxo gastroesofágico são simples de acompanhar. Dessa forma, os pacientes podem comer quase todos os grupos de alimentos, com algumas exceções. É preciso que seja consumida mais vitamina C (sobretudo com suplementos no caso de pessoas que não toleram o consumo de tomate, laranjas ou pimentas).
Recomendações para tratar o refluxo
O músculo do esôfago pode se debilitar por algumas razões. Por isso, algumas recomendações para tratar o refluxo que podem ser úteis no combate aos sintomas são:
- Evite o uso de tabaco, porque a nicotina debilita e relaxa o músculo do esôfago.
- Evite mascar chiclete ou doces que sejam muito duros porque aumentam a quantidade de ar que se traga, o que causa a aparição do refluxo.
- Não se deite depois de comer pela noite e, na medida do possível, evite alimentos muito pesados no jantar. São aconselhadas três horas de espera.
- Evite roupas muito apertadas ou fazer muitos esforços depois de comer.
- Coma pequenas porções, mas com mais frequência.
- Se você sofre com sobrepeso, procure emagrecer ou, ao menos, reduzir alguns quilos, pois a obesidade aumenta as possibilidades de ter refluxo.
- Eleve a cabeceira da cama uns 15 cm, por meio de travesseiros, por exemplo.
- Tente não comer muita batata frita, lácteos (leite, principalmente), chocolates, gorduras, pimenta, cremes e fast-food.
- Os sucos cítricos, o café, o chá e as bebidas gasosas irritam o esôfago, por isso recomendamos evitá-los.
- Não coma muitos alimentos picantes ou ácidos.
- Faça exercícios leves uma ou duas horas depois de comer.
- Modere na quantidade de álcool consumida, sendo assim, não exceda mais de 2 copos por dia no caso das mulheres e 3 no dos homens. Na medida do possível, tente não consumi-lo.
- Procure dormir do lado esquerdo, pois é onde está o estômago. Evite o lado direito, boca para cima ou para baixo.
Você sabia que tomar café previne a demência e outras doenças?
Grupos de alimentos permitidos nos casos de refluxo gastroesofágico
As pessoas que têm refluxo devem consumir e/ou evitar os seguintes grupos de alimentos:
- Lácteos e derivados: os recomendados são o leite desnatado e iogurte light; da mesma forma, os que devem ser evitados são o leite com chocolate e o leite integral.
- Vegetais: quase todos são permitidos, exceto o tomate.
- Frutas: aconselha-se consumir maçã, melão, morango, banana, pêssego e pera. No entanto, tente evitar os cítricos (uva, abacaxi, laranja, toranja, limão, etc.).
- Pães e grãos: são recomendados todos os pães feitos com leites baixos em gorduras e são proibidos os que são preparados com leite integral.
- Carnes: aconselham-se as carnes com pouco gordura, peixes, peru, frango. Evite a carne de porco, a pele do frango, as carnes frias ou gordurosas.
- Gorduras e óleos: não são recomendados nenhum alimento com estas características, mas, sobretudo, os de origem animal.
- Sobremesas e doces: são permitidos os feitos com menos de três gramas de gordura. Devem ser evitados os chocolates e as sobremesas preparadas com gorduras ou óleos em grande quantidade.
- Bebidas: aconselha-se tudo o que é descafeinado. O chá (que não seja de hortelã), os sucos (exceto os cítricos) e a água. Deve-se evitar álcool, café, chá de hortelã e bebidas minerais.
- Sopas: são recomendadas apenas as sopas pobres em gorduras e devem ser evitadas as sopas de frango, as cremosas ou as que contenham leite.
Suplementos naturais para tratar o refluxo
Na seguinte lista você vai encontrar os melhores remédios naturais para tratar o refluxo:
- Vinagre de maçã: adicione duas colheres de café ou 10ml de vinagre em uma xícara de água, misture bem e beba três vezes ao dia.
- Suco de cenoura e couve: procure tomar um copo por dia.
- Plantas digestivas: pode ser o alecrim, a folha de louro, a sálvia ou o tomilho; podem ser utilizadas como condimento ou especiarias das refeições diárias.
- Mamão: o ideal é consumir esta futa todos os dias pela manhã, uma vez que ajuda a digerir as proteínas.
- Bicarbonato de sódio: uma colher de sopa (ou 5ml) dissolvido em um copo de água alivia os sintomas.
- Gengibre: corte algumas rodelas de gengibre e ferva com bastante água por alguns minutos. Beba como se fosse um chá, adicione mel para adoçar.
- Amêndoas: devem ser cruas para ajudar a balancear o pH estomacal e, além disso, incorporar cálcio, evitando o consumo de leite.
- Babosa: beba 60 ml da seiva da babosa com água todos os dias.
- Água morna com limão: consuma em jejum, 15 minutos antes do café da manhã para balancear os níveis de acidez do sistema digestivo.
- Chá de camomila: controla os sintomas do refluxo. O chá pode ser não só de camomila, como também de trigonella.
Imagens cortesia de I am, Emilian Robert Vicol, IRRI Photos, Mike Haller, Koon, Miheco, Siona Karen.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.