4 dicas para espantar os morcegos da sua casa
Nem é preciso dizer que os morcegos são criaturas tão peculiares que geram uma rejeição muito forte na maioria das pessoas. Mesmo se você estiver entre aqueles que amam todos os tipos de animais, certamente desejará mantê-los longe de sua casa. Queremos compartilhar com você algumas dicas para espantar os morcegos de casa e trazer segurança para sua família.
Como saber se há infestação de morcegos na casa?
A maneira mais óbvia de saber se sua casa está infestada de morcegos é vê-los voando sobre sua propriedade. No entanto, nem sempre são vistos pelos humanos, principalmente por causa de seus hábitos noturnos.
Existem outros sinais que são indicativos. Por exemplo, se você notar fezes nas paredes, tetos ou telhados. Outro indício da presença desses animais é ouvir os sons que eles emitem.
Da mesma forma, se você notar manchas pretas em buracos ou pequenas janelas, também pode suspeitar de sua presença. Depois de quase ter a confirmação, o ideal é fazer uma inspeção diurna para detectar telhas ausentes ou buracos nos telhados.
As melhores dicas para espantar os morcegos de casa
Apesar das conotações negativas que os morcegos geram, em termos gerais, eles não são agressivos com as pessoas. São animais que preferem lugares escuros e quentes, por isso tetos, sótãos e afins são os seus preferidos para se instalar.
Nesse contexto, a presença de morcegos em uma residência pode gerar mau cheiro, desgaste das estruturas e alergia nas pessoas devido ao acúmulo de fezes. Então, vamos revisar algumas maneiras de espantar os morcegos de casa, mas sem exterminá-los.
1. Repelentes líquidos
A ideia desses produtos não é matar morcegos, mas sim tornar o local onde eles vivem o mais desagradável possível. Eles são repelidos pelo cheiro e sabor desse tipo de líquido.
Você pode comprar spray e pulverizar em toda a área onde estão instalados. Você deve aplicá-lo à noite, assim que os morcegos saírem do ninho, e continuar a fazê-lo por um mês ou mais.
2. Repelentes ultrassônicos
São aparelhos que emitem sons de alta frequência, imperceptíveis ao ouvido humano, mas que causam desconforto aos morcegos. Isso porque eles interferem no sistema de ecolocalização que esses animais usam para se locomover no escuro.
Eles têm sensores de movimento. Portanto, eles são ativados automaticamente quando detectam que os animais voam dentro da área de cobertura.
3. Objetos brilhantes
Os morcegos se assustam com a presença de objetos brilhantes. Você pode colocar decorações de Natal brilhantes para desencorajar esses animais de entrar em sua casa.
Os espelhos também funcionam para esse fim. Se nada disso funcionar, então a proposta é que você ilumine o setor que escolheram para descansar da melhor maneira possível.
4. Cheiros fortes
Esses animais fogem de odores fortes e o mais eficaz é o eucalipto. Se você colocar óleo concentrado desta fragrância nas áreas de acesso, poderá repeli-los naturalmente. Da mesma forma, o naftaleno é outro repelente que lhe dará resultados muito bons, embora seja tóxico para pessoas e animais de estimação.
Veja:Animais sentem dor e tentam mostrar sinais aos humanos – Saiba interpretar
Como prevenir a presença de morcegos em sua casa?
É importante que você saiba como evitar que eles escolham seu imóvel para se instalar. Sabemos que eles preferem casas antigas e que precisam de um espaço para entrar. Ou seja, você deve tapar ou vedar todos os buracos nas paredes, janelas e telhados.
Outro ponto a ter em conta é que se instalam em locais solitários e escuros, aos quais as pessoas não acedem diariamente. Podem ser sótãos, porões e qualquer canto esquecido. Recomendamos que você ventile esses espaços de vez em quando.
Os dispositivos de exclusão são outro método de impedir que os morcegos voltem para sua casa. Depois de eliminá-los, você deve localizar esses artefatos nos buracos pelos quais eles entraram. Porque se sobrar algum, eles podem sair, mas não entrar de novo.
Por fim, quando você tiver certeza de que não ficou nenhum animal no espaço, é hora de limpar bem a área onde eles foram localizados. Procure usar elementos de proteção, como luvas compridas, botas de borracha e máscaras.
Acreditamos que para esta tarefa, o ideal seria contratar um serviço de limpeza especializado.
Procure ajuda profissional para espantar os morcegos de sua casa.
Os morcegos não são considerados uma praga, portanto não é legal exterminá-los. Além disso, colaboram com a manutenção de áreas arborizadas graças à polinização das sementes. Da mesma forma, controlam pragas na agricultura, pois se alimentam de insetos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Barquez, R. M., & Díaz, M. M. (2009). Los murciélagos de Argentina: clave de identificación.
- Coro, F., & Suárez, S. (1998). Repelentes electrónicos contra mosquitos: propaganda y realidad. Revista Cubana de Medicina Tropical, 50(2), 89-92.
- Cortés-Calva, P. (2013). Ecolocalización (una visión a los quirópteros). Therya, 4(1), 09-14.
- González, J. G. (1998). Dispersión de semillas por murciélagos: su importancia en la conservación y regeneración del bosque tropical. Acta Zoológica Mexicana (ns), (73), 57-74.
- Díaz, M. M., Aguirre, L. F., & Barquez, R. M. (2011). Clave de identificación de los murciélagos del cono sur de Sudamérica.
- Schneider, M. C., & Santos, C. (1995). Algunas consideraciones sobre la rabia humana transmitida por murciélago. Salud Pública de México, 37(4), 354-362.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.