Dicas para uma ceia de Natal saudável: inclua alimentos que fazem bem ao corpo

É possível aproveitar as festas de final de ano com pratos saudáveis e deliciosos.
Dicas para uma ceia de Natal saudável: inclua alimentos que fazem bem ao corpo

Última atualização: 20 dezembro, 2022

Como deixar a ceia de Natal ainda mais suculenta preservando a saúde com escolhas benéficas para o corpo, mas resguardando o sabor e as tradições? Daremos algumas dicas preciosas, para que você sobreviva a esta época de excessos sem grandes problemas ou desequilíbrios à mesa.

A ceia é o momento mais especial da noite, e são várias as delícias típicas dessa época pelas quais muita gente espera ansiosamente. Algumas pessoas esperam o ano inteiro para comer o pavê que a vovó faz só no Natal ou o peru recheado da tia. Isso é memória afetiva em relação à comida.

Mas, o mais importante é que a ceia de natal é um momento de confraternização. A comida nos une, isso é fato, mas é sempre bom ressaltar que os momentos que colecionamos ao lado de quem nos faz bem são potencializados durante a ceia.

ceia de Natal

Substituições inteligentes

Abuse da criatividade nas preparações. Substitua frituras por assados e alguns ingredientes por outros mais nutritivos. Vamos conhecer algumas opções?

1- Bacon por oleaginosas na farofa

A farofa é presença quase unânime nas ceias de Natal, mas é possível deixar sua preparação mais saudável e nutritiva. Uma boa ideia é garantir a crocância da farofa trocando o gorduroso bacon pelas gorduras saudáveis das oleaginosas.

Nozes, castanhas, amêndoas, avelãs e pistaches, as opções são diversas. Nutritivas, as sementes cuidam da saúde do coração, combatem os radicais livres e protegem os ossos e articulações.

2- Maionese por iogurte integral ou desnatado no salpicão

Reduza as gorduras e os temperos industrializados. Que tal deixar o salpicão menos calórico e gorduroso? Para deixar esse prato mais saudável, você pode apostar na substituição da maionese por iogurte integral ou desnatado. Fonte de cálcio, este alimento cuida dos nossos ossos, regula a flora intestinal e combate infecções.

3- Refrigerante por sucos naturais

São tantas opções de sucos naturais que é difícil escolher a melhor. A bebida feita com frutas vermelhas é fonte de antioxidante, reduz o colesterol ruim e ainda previne o envelhecimento precoce.

Já a versão cítrica (suco de laranja, limão ou abacaxi), é refrescante, mantém a pele mais bonita e hidratada, melhora a hidratação do organismo e atua no funcionamento da flora intestinal.

Vale também água de coco, água pura ou água saborizada.

4 – Sobremesas

Quanto aos doces, um truque é escolher o que você realmente gosta e ter poucas opções em casa. Além disso, com algumas trocas simples de ingredientes, você pode deixar o doce muito mais saudável. Por exemplo, em vez de fritar a tradicional rabanada, opte por fazer ela assada. O creme de leite do mousse de chocolate pode ser substituído por abacate, enquanto os pedaços de chocolate podem dar vez ao cacau com mel.

5- Aposte nas proteínas

ceia de natal

Geralmente, as carnes típicas do Natal são bastante calóricas. O peru, estrela da festa, deve ser consumido com moderação. Assim como as demais aves, o ideal é consumi-lo sem pele e com temperos caseiros.

Além disso, podemos optar por uma variedade de carnes magras. O frango orgânico, os peixes frescos, o lombo e o bacalhau também são ótimos para a ceia. Em todos os casos, a preparação é o segredo para ser saudável: opte por carnes assadas, grelhadas ou cozidas.

Com tantas opções de proteínas, é interessante consumir mais este tipo de alimento do que os carboidratos (arroz, farofa e batatas, por exemplo).

6. Saia caminhar

Por fim, como vai ser necessário compensar a ingestão extra de calorias com algum exercício físico, saia passear com a família, amigos ou vizinhos. Dê uma volta no jardim ou somente no quarteirão. O importante é aproveitar a companhia. O melhor do Natal não é o que nos “enche a barriga”, e sim o que nos preenche o coração.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.