Curiosidades sobre o café que você provavelmente não conhecia

· 30 de outubro de 2017
Apesar da má fama que teve durante anos, diferentes pesquisas comprovaram que o café pode ser muito benéfico tanto para nossa saúde física quanto psicológica.

Conheça algumas curiosidades sobre o café, uma das bebidas mais reconhecidas do mundo não apenas por seu delicioso sabor, mas também por suas características benéficas.

Um café da manhã sem café provavelmente não é o mesmo para muitas pessoas.

Um pouco de história

Seu aroma e sabor não são os únicos mistérios do café, já que sua origem ainda continua sendo incerta; no entanto, os historiadores que se dedicam a essa deliciosa bebida acreditam que ela surgiu em meados do século 13.

Nessa época, os ancestrais do povo oromo, na Etiópia, descobriram os efeitos energizantes presentes nos grãos do cafeeiro.

Mas sua origem data de 1671. Nesse ano, um criador de cabras afirmava que seu rebanho havia experimentado as propriedades da planta.

Anos mais tarde, os grãos se propagaram para outros países e na Arábia, pela primeira vez, foram tostados e moídos.

No século 15, foi utilizada pela primeira vez a palavra “café”, que vem do termo árabe ‘qahhwat al-bun or’, que, traduzido, quer dizer “vinho do grão”.

Por fim, ele se chegou a continentes como Europa, América do Norte e América do Sul. Alcançou muita relevância e, atualmente, é uma das bebidas mais consumidas do mundo.

A popularidade do café

Curiosidades sobre o café

Além do sabor e do aroma, o café apresenta inúmeros argumentos válidos para se tornar popular e irresistível para os seres humanos.

Um dos principais são seus componentes antioxidantes, entre os quais se destaca a cafeína.

Alguns dos benefícios que oferece ao organismo incluem:

  • Previne doenças
  • Melhora concentração
  • Favorece a agilidade mental

Benefícios do café

Com base no anterior, vamos falar sobre uma série de benefícios oferecidos por uma das bebidas mais populares e deliciosas do planeta.

Favorece a saúde da mente

Mulher praticando ioga na praia

A mente precisa de cuidados para se manter em ótimo estado. O café pode ser de grande ajuda graças a seu teor de flúor, magnésio e potássio.

Esses três minerais são imprescindíveis para o bom funcionamento cerebral.

Trata a depressão

Muitas pessoas afirmam se sentir melhor quando bebem uma xícara de café, e não é à toa.

  • Graças a suas propriedades estimulantes, o café favorece a liberação de dopamina e de endorfinas.
  • Elas se encarregam de oferecer uma sensação de felicidade a todo o organismo; assim, facilitam o tratamento contra a depressão.

Retarda o envelhecimento

Mulher com pele do rosto jovem e envelhecida

Uma das principais propriedades do café é sua ação antioxidante. Ela atua nas células de todo o corpo, especialmente nas da pele.

  • Sua ação evita o envelhecimento precoce da pele, mantendo o corpo mais jovem por mais tempo.
  • Além disso, alguns órgãos internos também são favorecidos por essa propriedade.

Evita o aparecimento do câncer

O câncer surge por causa da divisão de células malignas no organismo, que crescem sem controle aparente.

No caso de certos tipos da doença, como o câncer colorretal, foi demonstrado que o paciente pode ser beneficiado pelo consumo de café.

A secreção de ácidos biliares é um dos principais fatores incidentes no aparecimento do câncer nessas regiões do corpo, e o café ajuda a bloquear tais componentes.

Mitos e curiosidades sobre o café

Mulher com uma xícara de café no meio de livros

Ao longo da história, após a descoberta do café, ele foi submetido a várias análises e estudos, sobretudo nas últimas décadas. Esses resultados foram variados, e, com o passar do tempo, mudaram.

Na raiz deles, por um tempo, a maravilhosa bebida apresentou uma fama de que seria nociva para o organismo em geral, e que até poderia causar a morte.

No entanto, o mesmo avanço dos estudos permitiu esclarecer muitas lacunas conceituais sobre a mesma.

Atualmente a OMS afirma que tomar por volta de três xícaras de café aumenta a qualidade de vida, além de diminuir a probabilidade de morte.

Os primeiros dados a favor dessa bebida vieram à luz numa pesquisa realizada durante 16 anos em 10 países do continente europeu.

O objetivo é continuar trazendo novos conhecimentos e descobrir novas curiosidades sobre o café e seus derivados.