Conheça os hábitos de pessoas centenárias para viver mais e melhor
Viver mais com qualidade e saúde é possível. Observando a forma de viver dos povos mais velhos do mundo, foram reunidos hábitos interessantes de pessoas centenárias que mostraremos a seguir.
A seleção foi feita a partir das análises de especialistas, observando o modo de viver dos povos com maior expectativa de vida e casos de pessoas que ultrapassaram os 100 anos.
Entre os países mais longevos estão Mônaco, Japão, Hong Kong e Macau. Há, ainda, registros de pessoas centenárias em regiões da Grécia, Itália, Espanha e dos Estados Unidos. A equipe do pesquisador Dan Buettener observou o modo de vida dessas pessoas.
Hábitos interessantes de pessoas centenárias
Café pela manhã
Tomar aquela xícara de café pode ajudar a ter uma vida mais longa. Os pesquisadores observaram que muitos longevos tomam de duas a três xícaras de café por dia.
Estudo da American Heart Association mostra que o consumo de café está ligado a um menor risco de mortalidade total.
Além da cafeína, o café contém minerais: magnésio (útil para ossos e função muscular saudáveis), potássio (que desempenha um papel na pressão arterial) e vitamina B3 (necessária para liberar energia dos alimentos e para um sistema nervoso saudável).
Café da manhã saudável
Nosso corpo precisa repor seus níveis de açúcar para enfrentar o dia a dia. Por esse motivo, um bom café da manhã é uma das bases de uma boa alimentação e de uma dieta equilibrada, pois repõe os níveis de glicose, a principal fonte de energia do nosso corpo.
Frutas e verduras têm vitaminas, minerais, antioxidantes e muitas outras propriedades que ajudam a controlar o peso, prevenir e tratar muitas doenças, desintoxicar o corpo e manter uma pele saudável e jovem, dentre outros benefícios.
Loma Linda, por exemplo, de 105 anos, da California, nos Estados Unidos, disse que o segredo dela é uma tigela de mingau cozido, que saboreia lentamente.
O consumo regular de aveia ajuda a reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue. Além disso, graças aos seus fitoquímicos, ela nos protege contra o câncer. Fornece energia, vitamina B6, vitamina E e B5, bem como minerais como ferro, selênio, manganês e cobre, além de aminoácidos essenciais.
Porções corretas
Uma parte fundamental de seguir uma dieta saudável que lhe proporcione bem-estar é incluir quantidades e porções adequadas às suas necessidades.
Especialistas recomendam o consumo de porções pequenas de comida ao longo dia. Há quem sugira comer de cinco a seis pequenas porções por dia.
Evitar comer em excesso é a chave para gozar de uma boa saúde e, claro, um bom peso.
Banho de sol
A exposição diária ao sol traz diversos benefícios para a saúde, pois estimula a produção de vitamina D, que é essencial para diversas atividades do corpo.
O recomendado é receber sol nas regiões do peito e dos braços. Ao se expor, é indicado aplicar protetor solar, tanto no rosto como no resto do corpo.
Diminuir o estresse
Nem todos os tipos de estresse são ruins. No entanto, o estresse que dura um longo período (crônico) pode causar problemas de saúde.
Pesquisas apontam que o estresse afeta a saúde mental, emocional e física.
O recomendável é combater o estresse e procurar manter uma atitude sempre positiva.
O estresse também pode causar o enfraquecimento do sistema imunológico, o que pode aumentar as chances de adoecer.
Vida social ativa
Estudos mostram que quem convive com amigos e parentes tem menos risco de sofrer de doenças cardíacas.
A solidão é um fator que pode causar depressão, ansiedade, estresse, colesterol alto, dentre outros problemas.
As pessoas mais velhas com vidas sociais mais ativas mostram uma melhor integridade microestrutural da matéria cinzenta cerebral. Isto é fundamental para prevenir o desenvolvimento da deficiência cognitiva.
Praticar exercícios
Praticar atividade física regularmente é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela sua saúde.
A prática de exercícios físicos contribui para o bom funcionamento do organismo e, portanto, do corpo. Como um todo, pode aumentar até quatro anos na expectativa de vida.
As evidências mais recentes mostram que o exercício não apenas fortalece o coração, mas pode, na verdade, retardar o processo de envelhecimento em nível celular e acrescentar anos à sua vida.
Não fumar
O tabagismo é um dos piores hábitos que uma pessoa pode manter, não apenas pelo fato de que reduz a expectativa de vida, como também porque prejudica a qualidade de vida de quem o mantém.
Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que você já esteja com alguma doença causada pelo cigarro. Quanto mais cedo você parar de fumar, menor o risco de adoecer.
Esse hábito é um dos maiores causadores de mortes no mundo porque contribui para o desenvolvimento de câncer de pulmão e outras doenças respiratórias.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.