Como pregar um prego sem danificar a parede

Não importa quanta experiência você tenha ao fazer modificações e reparos em casa, a possibilidade de danificar uma parede ao tentar pregar um prego sempre existe. Não se preocupe mais com isso, você só precisa seguir estas dicas.

Há certos momentos na vida que toda pessoa deve enfrentar, mais cedo ou mais tarde. Um deles é colocar um prego ou qualquer coisa similar na parede. Em muitas ocasiões, fazemos isso já resignados de que uma parte da parede não vai sobreviver, mas neste artigo trazemos boas notícias. Nós mostraremos a você a como pregar um prego sem danificar a parede.

Seja para fotos, prateleiras, quadros ou apoios de TV, em algum momento, com certeza, será necessário pregar algo na parede. Embora seja uma tarefa bastante fácil, muitas vezes causa a sensação de que parte da parede sempre quebra quando tentamos.

É claro que toda a decoração é ofuscada quando uma rachadura ou uma marca é causada no lugar onde foi colocada.

Prego na parede

Isso porque movemos o prego levemente quando o atingimos. Também pode acontecer de precisar repetir o processo por ter feito errado ou por não tê-lo atingido de primeira. No entanto, existem maneiras de evitar que isso aconteça. Vamos explicar o que fazer a seguir.

Leia também: Ideias para uma decoração rústica

Como pregar um prego sem danificar a parede

1. Pregue um prego com itens caseiros

Como dissemos, você pode evitar causar danos à parede quando estiver usando recursos muito básicos. Estes são alguns deles:

  • Papelão: você deve furar o papelão com o prego e colocar ambos contra a parede. Depois disso, comece a martelar.
  • Com um grampo de cabelo: da mesma forma, o prego deve ser inserido através do grampo para se manter firme. Então, escolha o lugar e martele.
  • Alicate: a terceira opção é semelhante às anteriores. Você deve pegar o prego com o alicate para segurá-lo firmemente e, em seguida, prendê-lo com golpes firmes com o martelo.

2. Use sabão para pregar um prego

Esta é uma alternativa que muitos não conhecem. Se você esfregar o prego com sabão, pode impedir que ele quebre a parede ao entrar nela. Antes de fazer isso, você deve limpar a parede com um pano úmido para remover toda a sujeira.

3. Usando papel para representar o quadro antes de pregar

Muitas vezes, rachaduras ou marcas na parede surgem da necessidade de fazer várias tentativas de pregar o prego. Em geral, isso se deve ao fato de não termos ficado satisfeitos com a localização do quadro ou da prateleira.

Para evitar esses problemas, você pode usar papel de embrulho. Nele, desenhe a forma do quadro com um lápis. Em seguida, segure-o sobre a parede e teste as diferentes opções de posicionamento até escolher a melhor.

Feito isso, faça uma marca no local onde você irá inserir o prego e cole o papel com fita adesiva na parede. Finalmente, martele e remova o papel.

Outra maneira de fazer isso é usando uma placa de madeira que não seja muito larga, mas que seja capaz de suportar os retratos que você deseja pendurar.

Coloque os pregos na placa e deixe a ponta se destacar para que você possa pendurar os retratos nela. Dessa forma, você só precisa furar a parede em um único ponto para colocar vários quadros em sua sala ou quarto.

Como pregar um prego na parede

4. Pregue um prego com uma cortiça

A cortiça é um material com milhares de utilizações. Um deles, precisamente, é fixar um prego sem danificar a parede. Este truque é especialmente recomendado para paredes grossas e resistentes.

Pregar nessas paredes é muito fácil: em primeiro lugar, você precisa passar o prego pela cortiça. Então, martele lentamente e com golpes firmes na cabeça do prego que deve se projetar. Quando você não conseguir mais vê-lo, continue batendo mais um pouco.

Quando atingir a profundidade desejada, remova a cortiça. Você provavelmente não conseguirá removê-la facilmente. Use um cortador para cortar partes dela até que ela se desfaça. Assim, você terá o prego pronto para suportar o peso desejado.

Recomendações finais

Colocar um prego ou parafuso na parede não é ciência, mas é sempre melhor seguir algumas dicas básicas. Aqui deixaremos algumas que são úteis:

  • O golpe deve ser firme, mas não muito forte.
  • Exerça a força com o antebraço, não com o pulso.
  • Segure o martelo pela alça, não pela cabeça.
  • Segure o prego com os dedos para dar os primeiros golpes. Quando estiver firme, você pode soltá-lo.

Você deve ter notado que fincar um prego sem danificar a parede é perfeitamente viável. Você só precisa tomar algumas precauções e, acima de tudo, ser muito detalhista ao fazê-lo. Desta forma, você pode usar todos os tipos de decoração em suas paredes sem causar grandes danos.

Recomendados para você