Como fazer uma automassagem para prisão de ventre

Em casos de constipação crônica, a medicação torna-se menos eficaz. Por esse motivo, a automassagem pode ser uma ótima opção. Explicamos como fazer isso.
Como fazer uma automassagem para prisão de ventre
Diego Pereira

Revisado e aprovado por o médico Diego Pereira.

Escrito por Carmen Martín

Última atualização: 16 julho, 2023

A automassagem para prisão de ventre é uma técnica muito antiga que hoje volta a ganhar força. Isso ocorre porque a constipação afeta quase 27% da população. Além disso, medidas farmacológicas, como laxantes ou enemas, podem ter efeitos adversos.

Este tipo de massagem visa estimular a mobilidade do intestino. Desta forma, as fezes são impulsionadas para o exterior.

No entanto, ao fazer uma automassagem para prisão de ventre, é importante saber como fazê-la. Nós explicamos para você abaixo.

Para que serve a automassagem para prisão de ventre?

Antes de explicar em que consiste a automassagem para constipação, é importante saber qual é a definição dessa situação como tal. A constipação pode ser ocasional ou crônica. A primeira é de curta duração e está associada a mudanças na dieta, estresse, um medicamento que tomamos, etc.

Pelo contrário, a constipação crónica ocorre quando a situação se prolonga no tempo, por mais de três meses. Existem alguns critérios, chamados de Critérios de Roma, que definem brevemente a constipação crônica da seguinte forma:

  • presença de fezes duras em 25% das defecações,
  • sensação de evacuação incompleta ou obstrução em 25% das tentativas de defecar,
  • precisar fazer força para expelir as fezes.

O que acontece é que, na constipação crônica, os laxantes ou enemas perdem sua eficácia. Além disso, eles podem causar efeitos colaterais.

Por isso é fundamental buscar medidas alternativas a esses tratamentos convencionais. Uma delas é a automassagem.

Como é realizada a automassagem para constipação?

A automassagem para constipação é uma técnica utilizada desde a antiguidade. Portanto, existem diferentes tipos e formas de fazê-la. Um estudo alemão descobriu que a mais eficaz era a clássica, seguida por uma técnica chamada Mayr Kur.

O que se busca com esse procedimento é facilitar o movimento peristáltico. Ou seja, uma série de contrações que ocorrem no trato digestivo para empurrar o conteúdo para fora. Nós explicamos os passos que você deve seguir.

Preparação para automassagem para prisão de ventre

Antes de começar, recomenda-se beber um copo de água. Além disso, o ideal é que tenham se passado duas horas desde a última refeição. Devemos ter uma pequena ideia de como os intestinos estão localizados dentro do abdômen, para focar a atenção no trânsito normal das fezes.

Encontre uma área confortável onde você possa deitar de costas com as pernas esticadas. Você pode usar uma cama ou um sofá.

Procure torná-lo um local tranquilo e agradável, para poder se concentrar no processo. A automassagem durará, no máximo, 25 minutos.

A massagem começa

Você deve se concentrar em sua respiração. Tente inspirar profundamente, fazendo com que o abdômen participe do processo. Não respire apenas com a caixa torácica. Em seguida, coloque as mãos no abdômen, fazendo suaves carícias na pele.

Mais tarde, a pressão das mãos no abdômen começa a aumentar. A ideia é que você desenhe um círculo com as mãos no sentido horário. Realize esse movimento devagar, quantas vezes precisar.

Outros tipos de automassagem

Em vez de desenhar círculos contínuos, você pode tentar aplicar pressão em diferentes pontos. Primeiro, coloque sua mão no canto superior direito e desenhe uma linha horizontal à esquerda. Em seguida, pressione a parte superior esquerda do abdômen e desça até a fossa ilíaca correspondente. Desta forma, você também estimulará as diferentes seções do cólon (intestino grosso).

Dicas extras para prevenir a constipação

A automassagem é uma técnica segura, que geralmente não apresenta efeitos adversos e pode ser realizada quantas vezes forem necessárias. No entanto, deve-se ter em mente que não deve ser praticada em mulheres grávidas ou quando há dor abdominal.

O ideal é sempre consultar um médico em uma situação como essa. Conhecer a causa da constipação ajuda a direcionar o tratamento. Além disso, a patologia depende em grande parte de outros fatores, como dieta ou exercício.

Para defecar corretamente, é preciso ter hábitos adequados. Comer sempre nos mesmos horários e ter uma rotina para ir ao banheiro pode te ajudar.

As refeições devem consistir em alimentos ricos em fibras. Da mesma forma, você deve tentar reduzir os alimentos ultraprocessados.

Beber bastante água durante o dia é outro aspecto fundamental. Recomenda-se tomar entre 1,5 e 2 litros por dia. Se for muito difícil para você, pode tentar com infusões.

Não devemos esquecer que o exercício é um dos fatores mais influentes. Quando caminhamos ou corremos, ativamos o trânsito intestinal. Além disso, manter os músculos abdominais fortes pode ajudá-lo a evacuar melhor.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.